Demência: como manter a memória afiada e evitar esse mal
Diversos estudos apontam que o melhor caminho para manter a mente saudável é mantê-la sempre em funcionamento, e algumas pesquisas mostram que pessoas que estudaram até o nível universitário têm vantagem cognitivas sobre aquelas com menores níveis de estudos. Agora um novo estudo realizado na Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos, mostra que não é necessário ter um diploma de ensino superior para manter a memória em dia.
» Celulares protegem contra doença de Alzheimer
Como evitar a demência
De acordo com o estudo, realizado com 3.343 homens e mulheres entre 32 e 84 anos, exercícios mentais como jogos de palavras e enigmas, além de leituras freqüentes, podem ajudar a retardar a demência. Quase 40% dos participantes tinham ao menos quatro anos de estudo no ensino superior. Os pesquisadores analisaram a performance dos participantes quanto à memória verbal e funções executivas – o processo cerebral envolvido em planejamentos e flexibilidade cognitiva.
Os participantes do estudo realizaram uma bateria de testes, e aqueles com ensino superior tiveram melhores resultados. Entretanto, algumas pessoas sem tanto estudo também tiveram bons resultados, explica Margie Lachman, que realizou a pesquisa. “A descoberta é importante porque sugerem que há maneiras de equiparar o funcionamento mental mesmo para as pessoas com menor nível educacional”, afirma a pesquisadora.
» Como saber se você tem Alzheimer
Lachman afirma que não é possível saber se as pessoas com a melhor memória se envolvem em mais atividades mentais, mas que as evidências sugerem que há controle pessoal sobre o funcionamento mental na idade adulta. De acordo com ela, o único modo de fazer isso é adotando um estilo de vida intelectualmente ativo. [Scientific Blogging]
Leia mais sobre esse assunto em:
15 comentários
eu do branco direto. tenho 55 anos tem algo q melhori
Eu tenho 23 anos, nunca tive uma memória boa, sempre me da branco, acho que o senhor esta melhor que eu na sua idade^^
E eu que tenho 20, minha memória é péssima, dou branco direto. e estou profundamente preocupada com a chegada da minha demência
Acho que o segredo está em exigir da mente, jogos eletrônicos o bom e velho Xadrez, leitura e a matemática.
Eu tomo missoshiru pra ter boa memória…E funcionou até hoje ^-^
Olá tenho 48 anos as vezes eu tento lembrar alguma coisa e dar o beanco, depois lembro isso é normal
Muito interessante está máteria. As pessoas que clicaram nos links sobre a doença de Alzheimer eu recomendo que leiam o livro “Para sempre Alice”, de Lisa Genova – Nova Fronteira. Este livro retrata como é conviver com está doença.
Obs.: Não quero fazer propaganda para Lisa Genova, apenas estou sugerindo um livro que retrata a doença de Alzheimer com maiores detalhes do que os links acima.
Minha vó está com 82 anos, ela lê uns 2 a 3 livros por semana e está sempre jogando xadrez. Ela está mentalmente melhor do que muitos de nós que estamos jovens.
Legal era se respondessem as perguntas formuladas acima.
Saudações a todos.
Tenho excelente memória para gravar fórmulas matemáticas, até as mais complexas, ainda lembro de muitas das que aprendi há 15 anos atrás ou mais, regras de gramática, nomes de cientistas e fatos de nossa história, no entanto não consigo gravar fisionomias e nomes de pessoas comuns. Minha esposa fala comigo algum assunto que pra ela é importante e dali a pouco nem me lembro mais do que se tratava. Isso é normal? Existe alguma forma de melhorar isso?
sou uma pessoa bem ativa,mas as vezes minha memória falha,só depois de uma boa soneca ela parece que se renova.
isto é normal,ou realmente preciso ficar atenta.
Já tão até inventando “viagra” para o cérebro. Tem uma pílula q dizem q da um upgrad na memória, o modafinil.
Hey, e o tal super soro da memória? Q não é nada mais, nada menos q o soro (parte líquida) da coalhada?
Andam veiculando por aí q esse soro possui proteínas, protídeos e sei lá mais oq q são exatramente aqueles consumidos pelo cérebro humano qdo ele fixa a memória.
Isso funciona mesmo???
Vale a pena tentar, aparentemente!
Apesar de meus cinquenta anos ainda estou totalmente ativo com minha memória. Alimentar bem, dormir bem faz muito bem….
Eu trabalho de forma bem ativa… mas sinto que devido ao stress minha memória tem ficado prejudicada… na realidade, só quando durmo bem… que ela volta a ficar beleza…