Faça você mesmo uma antena para melhorar a recepção do seu celular

Por , em 8.02.2016

Se você mora ou precisa se deslocar para áreas onde a recepção de celular é ruim, este pode ser um bom projeto do tipo “faça-você-mesmo”: um amplificador de sinal.

O projeto é do hobista Lau Han Ching e consiste em um par de antenas de arame de ferro conectadas por um cabo coaxial. Mais simples que isso não tem.

Antes de começar o projeto, descubra onde o sinal é mais forte do lado de fora de casa, e meça a distância daquele local até o ponto onde ficará a antena interna – este será o comprimento do cabo coaxial.

Materiais

Você vai precisar de:>

  1. Arame de ferro de 2-4mm de diâmetro. O autor usou cabides de arame, e insistiu no uso de ímãs para conferir se era de ferro;
  2. Dois conectores duplos, de 20A. O mesmo que se usa para conectar chuveiro, por exemplo;
  3. Até 30 metros (veja observação acima) de cabo coaxial, sem cortes e juntas. Qualquer cabo coaxial de TV e de satélite serve;
  4. Cortador de arame;
  5. Alicate;
  6. Chave de fenda, tanto a normal quanto a Philips.

Montagem

Para criar a antena, use o arame de ferro para formar um quadrado, conforme o desenho. Use um conector duplo para prender as pontas. Segundo o autor, não é necessário remover a tinta de cobertura, se tiver. Você vai precisar de duas antenas idênticas, uma para o exterior e outra para o interior.

Para conectá-las, você deve desencapar entre 15 e 20 cm de comprimento de cada ponta do cabo coaxial. A distância varia por que você vai dobrar espiras no fio que fica no núcleo, e se quiser experimentar com o número delas, é melhor ter um fio mais comprido.

O cabo coaxial tem uma malha metálica logo abaixo da parte mais exterior. Separe esta malha, torça-a em um fio, e use para conectar as duas extremidades da antena (a parte em vermelho no desenho). Se ficar muito comprido, corte.

Antes de conectar o cabo coaxial, ligando as antenas, você vai deixar uma distância de 5 cm, e fazer umas espiras, conforme aparece na foto. Faça 7 na extremidade que vai ficar dentro de casa, e 5 na outra.

Instalação

Você deve colocar a unidade externa em um local onde o sinal seja mais forte. Em alguns casos basta pendurar a antena do lado de fora de alguma janela, em outros é preciso enterrar uma estaca no chão para firmá-la.

como-melhorar-o-sinal-de-celular-na-sua-casa-2

Coloque a antena apontando para a torre de transmissão de celular. Como apontar? Uma antena deitada no chão está apontando para cima e para baixo.

Em outras palavras, se você fizer o sinal de “positivo” com os dedos da mão imitando a antena, o polegar seria a direção para onde a antena aponta.

Mantenha a antena interna longe de roteadores WiFi e fontes de campos eletromagnéticos, como TVs antigas, geladeiras, ar-condicionado, e outras máquinas eletro-eletrônicas.

Ajuste fino

Se o sinal não ficar muito bom, experimente aumentar o número de espiras na unidade interna. Aumente uma de cada vez. As novas devem ser feitas no lado afastado da antena (ou seja, nada de encolher a distância entre as espirais e a antena), você pode ter que desencapar mais um pouco do cabo coaxial.

Esta é uma técnica de tentativa-e-erro, então você deve estar preparado para desfazê-las e tentar novamente. Lembre de deixar uma distância entre a conexão com a antena e a primeira espira.

Por fim, uma palavrinha sobre segurança: a antena não deve tocar em nenhum fio elétrico. E em dias de tempestade, é bom manter distância da mesma, a menos que haja um para-raios bem próximo. [Instructables]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 3,86 de 5)

1 comentário

  • Fabiano Da Silva Roque:

    Mas essa antena também vai funcionar com os sinais 3G e 4G ou somente para sinal de voz?

Deixe seu comentário!