Como ser um bom mentiroso

Por , em 27.10.2014

Antes de entrarmos no assunto desse artigo, é interessante notar que mentir é uma coisa ruim de se fazer. Sem contar que é muito trabalhoso. Em geral, você pode economizar muito tempo, estresse e dor de cabeça se apenas falar a verdade.

Dito isto, a honestidade nem sempre é a melhor política. Enquanto não queremos encorajá-lo a mentir, caso você se encontre em uma situação onde acredite que a mentira é a melhor opção, o guia abaixo pode te ajudar a se sair bem dela.

Como ser um bom mentiroso

– Saiba gerenciar suas mentiras

Toda mentira exige manutenção, mesmo as mais bobas. Por exemplo, dizer a sua avó que você adorou o fígado que ela fez só para poupar seus sentimentos pode significar uma vida inteira comendo algo que você não gosta.

O nível de dificuldade de manutenção varia com a mentira. Cada história falsa que você conta exige uma boa memória. Se você só conta mentirinhas de vez em quando, você provavelmente se lembra do que disse. No entanto, caso você já tenha contado várias mentiras, o que você falou a uma pessoa (ou várias pessoas) pode entrar em conflito com a realidade que você tem armazenada em sua memória, e fica fácil de ser pego no flagra.

A maneira mais tranquila de gerenciar mentiras é contando o mínimo possível delas. Uma dica valiosa para quando você decidir mentir é adicionar alguma verdade à mentira para se lembrar dela mais tarde. Além disso, a história fica mais crível.

Por exemplo, se você quebrou um vaso porque estava jogando uma bola de tênis para seu cachorro dentro de casa e não quer contar a verdade – ao invés disso prefere culpar o cão -, você pode dizer que estava brincando com ele, e quando a brincadeira terminou, o animal ainda estava animado, foi atrás da bola e derrubou o vaso no processo. O núcleo da mentira e da verdade é o mesmo: a bola de tênis levou à quebra do vaso. Enquanto você ainda está usando a verdade central em sua mentira, os pormenores podem ser facilmente substituídos.

– Evite contar muitos detalhes

Manter-se calmo e contar uma história simples é a sua melhor aposta. Não se lance em uma explicação detalhada sobre o que aconteceu com medo de ser pego. Tenha uma mentira detalhada planejada, mas use somente as peças que precisar.

A interação humana normal não envolve explicar todos os detalhes. Quando você fala sobre algo, na maioria das situações, só diz o que você precisa dizer e segue em frente. Mentiras devem adotar essa mesma estratégia do comportamento normal. Mentirosos são mais frequentemente descobertos porque apresentam comportamento anormal quando estão dizendo falsidades.

– Faça coisas que mentirosos não fazem

Mentir é fácil, ser honesto é um pouco mais difícil. As pessoas honestas são responsáveis. Elas admitem seus erros e mau comportamento. Elas pedem desculpas.

Voltando ao exemplo do vaso, expressar um pedido de desculpas ao proprietário do vaso pode tornar a sua mentira mais eficaz. Essencialmente, nessa situação, você está pedindo desculpas pelo cão. Mas o fato de que você está expressando culpa por algo que “não fez” pode gerar simpatia e ajudar o alvo da mentira a chegar à conclusão de que não foi mesmo sua culpa.

– Proximidade é chave

Mentir nos faz manter a distância de pessoas. Muitas vezes não percebemos a linguagem corporal e sinais que apresentamos, mas nossas tendências são de recuar quando estamos desconfortáveis – e mentir deixa a maioria das pessoas desconfortáveis.

Sendo assim, tente não manter muita distância. Isso também entra naquele tópico de “agir normalmente”. Se for o caso, não tenha medo de usar o toque físico. Se você estiver mentindo a um amigo íntimo ou um parceiro romântico, você geralmente tocaria a pessoa em suas interações gerais. Se fizer sentido, faça o que você faria normalmente. Não force um abraço desajeitado aleatório, mas não se esqueça de manter a proximidade em mente para usá-la de forma adequada. [LifeHacker]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Johnny Bravo Amarante:

    Natasha…Meu Amor (com todo respeito)
    Este é sem dúvida o melhor artigo de todos os que eu já li,aqui no HYPE.
    Simplesmente brilhante,a parte do fígado da vovó,então…Rolei de rir,parabéns,vocês são demais,sinto muito prazer em acessar este site maravilhoso,cheio de curiosidades incríveis e muito úteis.
    Johnny Bravo

Deixe seu comentário!