Pessoas mentem mais em mensagens de texto

Por , em 26.01.2012

Segundo um novo estudo, enviar mensagens de texto leva as pessoas a mentir com mais frequência do que em outras formas de comunicação.

A pesquisa comparou o nível de falsidade das pessoas no uso de uma variedade de mídias, de mensagens de texto a interações cara a cara.

170 alunos participaram do estudo. Eles realizaram transações simuladas de ações em uma das quatro formas: cara a cara, por áudio, por vídeo ou por mensagem de texto. Os pesquisadores prometeram prêmios em dinheiro para aumentar o envolvimento dos participantes na brincadeira.

Para os vendedores de ações, os “corretores”, a recompensa em dinheiro era além das vendas de ações, enquanto os “compradores” foram informados de que sua recompensa em dinheiro dependia do valor ainda a ser determinado das ações.

Os corretores tiveram o conhecimento de que as ações estavam fraudadas e tinham perdido metade de seu valor. Os compradores só foram informados deste fato após a operação de venda simulada.

A eles, foi perguntado se eles os corretores tinham os enganado para vender suas ações. Em seguida, os pesquisadores analisaram as formas de comunicação que levaram a mais enganos e mentiras.

Eles descobriram que os compradores que receberam informações via mensagens de texto eram 95% mais propensos a relatar que foram enganados do que se tivessem interagido através de vídeo, 31% mais propensos a relatar engano quando comparado com interações cara a cara, e 18% mais propensos a relatar engano se a interação foi através de áudio.

O fato de que as pessoas eram menos propensos a mentir através de vídeo do que pessoalmente foi surpreendente, mas faz sentido, dado ao famoso efeito de sentir que está sendo vigiada mais de perto em vídeo do que cara a cara.

A pesquisa tem implicações para os consumidores que querem evitar problemas como fraudes online, bem como para empresas que desejam promover a confiança e construir uma boa imagem.[ScienceDaily]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Ezio Jose:

    Esquecemos que palavras ditas são como folhas secas levadas pelo vento, enquando que a escrita é tal qual um tronco de oliveira. Mas, acredito que o ser humano mente mais em mensagens escritas porque não há contestáções imediatas ou interrupções do fato exposto.
    Na sociedade em que vivemos, dialogar verbalmente é um desastre. Somos interrompidos de formas abruptas constantemente e perdemos a linha de raciocínioo que queremos expor. Daí a vantagem das mensagens!

    • Flor de Lis:

      Realmente, Ezio… vc tem razão. É aquela velha máxima: as palavras voam, os manuscritos permanecem.

  • Flor de Lis:

    eita lasqueira…rsrsrs

  • alx:

    Concordo, principalmente em celular kkkkkkkkkkkkk

  • Terezinha Silveira:

    Se mentir fosse algo positivo. O diabo não teria sido expulso do céu. Ele é o anjo mentiroso.Cuidado com o que dizem por aí….temos um preço a pagar…Deus, hoje é nosso advgado, mas certamente no futuro…Ele será nosso Juiz.

    • Ezio Jose:

      Provavelmente. Sempre abre concurso para Juizes. Com certeza Ele não será reprovado.

  • Anônimo:

    Confesso, já menti e minto demais.

    • Terezinha Silveira:

      Procuro não mentir. A metira não vem de DEUS. O Diabo é o pai da mentira.

    • Vitor:

      Mas Deus criou o Diabo! Deus não destrói o Diabo porque gosta de se divertir olhando os humanos passando fome,guerras,etc…
      Ou vai me dizer que Deus não é mais poderoso que o Diabo?
      O homem inventou o Diabo para manter sua criação-Deus-na Igreja e assim controlar o povão!

Deixe seu comentário!