Assista: Uma câmera fotográfica digital capturando imagens [vídeo em slow motion]

Tenho certeza que pouquíssimos fotógrafos, mesmo os profissionais, já tiveram a oportunidade de ver como uma câmera fotográfica digital funciona na vida real ao invés de esquemas ilustrados. Esta é a maravilha da filmagem em slow motion. A única maneira de capturar todo este processo é este. Vários modelos de câmeras digitais podem fazer todo este processo que você viu em infinitesimais 1/8000 de segundo.

O que você viu

Em primeiro lugar você observa o espelho saindo do caminho e levantando. Em seguida o obturador, uma espécie de cortina persiana, abre de cima para baixo. Neste instante o sensor fica exposto pelo tempo programado pelo fotógrafo. Depois o obturador fecha também de cima para baixo, finalizando a exposição do sensor a luz. Para encerrar o espelho retorna para sua posição original.

O sensor funciona como o antigo filme. Nele ficam impressos os pixeis, ou pontos, que formam a imagem que em seguida são gravadas na memória da câmera. Caso o obturador não funcionasse desta maneira, isto é, caso voltasse a fechar de baixo para cima, a parte superior da foto seria exposta à luz por mais tempo e ficaria mais clara do que o restante. Ter uma segunda ‘persiana’ fechando na mesma velocidade em que a primeira abriu garante uma exposição uniforme do sensor à luz e naturalmente uma foto que represente melhor a realidade.

Nem todas as câmeras digitais funcionam exatamente assim. A câmera utilizada no vídeo foi uma do tipo DSLR. É uma câmera comumente usada por profissionais ou amadores metidos a besta como eu. A diferença maior do processo com relação as câmeras automáticas é que nestas não existe aquele primeiro espelho que sai do caminho em primeiro lugar, antes de expor o sensor a luz.

Vale a pena ver outros vídeos do Smarter Every Day e, para outros divertidíssimos vídeos em slow motion conheça os Slo Mo Guys.

Encaminhe este post para um fotógrafo, ele vai agradecer:

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Assista: Uma câmera fotográfica digital capturando imagens [vídeo em slow motion]”

  1. Também metido à besta sou eu. Tenho uma Canon EOS1000D e todos os equiapamentos periféricos. Mas devido a diversos cursos que participei e algumas palestras onde os instrutores foram e são bem qualificados e com bastante prática na área da fotografia digital, já tenho um certo conhecimento sobre a funcionalidade e os recursos que as DSLRs e as Shots oferecem.
    Muito boa a matéria. Gosto muito de fotografias, apesar de ainda eu ser uma pedra bruta que não aplica amplamente os padrões estabelecidos no meio dos que praticam essa arte. Uso os recursos, as técnicas e a ética fotográfica, mas gosto muito de criar sensações nas imagens.
    Os recurso das atuais máquinas são inúmeros se ajustados às técnicas.
    Recomendo, para quem gosta de fotografias, as seguintes leituras:
    – FOTOGRAFIA DIGITAL, ANG,Tom – Editora SENAC São Paulo 2007.
    – IMAGEM FOTOGRÁFICA, SHIMODA – Editora Alínea 2009 – Campinas S.P.
    – EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO: TEORIA E PRÁTICA, TRIGO Thales – São Paulo SP – Editora SENAC 1998.

Deixe uma resposta