Gênesis: trabalho de Sebastião Salgado é exibido em Londres

Por , em 6.11.2011

O trabalho de um incrível brasileiro está sendo apreciado no exterior: o fotógrafo Sebastião Salgado, associado a projetos de longo prazo de fotografia documental que resultam em imagens em preto e branco requintadas, está em exibição em Londres.

Durante os últimos sete anos, Salgado vem trabalhando em uma série intitulada Gênesis, uma coleção de ensaios fotográficos que olham para comunidades de vida selvagem, paisagem e humanos que vivem com o que ele descreve como seus valores ancestrais.

Uma seleção de fotos do projeto, que deve ser concluído até 2012, está agora em exposição na galeria recém-inaugurada na ala leste de Somerset House, em Holborn.

As imagens mostram nosso lindo país, em especial o estado do Amazonas. Além de florestas banhadas a luz celestial, outras fotografias mostram algumas das comunidades tribais locais, com as quais Salgado passou três meses, conforme se mudavam de acampamento para acampamento na floresta.

O fotógrafo os descreve como “vivendo de uma forma muito pura”, e as fotos de sua vida cotidiana e rituais antigos fornecem um vislumbre do passado que Salgado está tentando proteger.

As fotografias são uma tentativa de fazer as pessoas compreenderem o tanto o que poderia ser perdido, e o que ainda não foi destruído. Como ele mesmo diz, há muito o que salvar.

“As pessoas não destroem a floresta porque são ruins, mas porque não são informadas”, disse Salgado. “Trabalhar de perto com o povo da terra é muito importante. Para atingir o equilíbrio, devemos lutar para protegê-los”.

Salgado, juntamente com sua esposa Lélia, tem trabalhado para restaurar uma pequena parte da floresta tropical do Brasil através do Instituto Terra. Ele também é um embaixador da Unicef.

São poucas as pessoas capazes de combinar um olhar fotográfico ao lado de tanta paixão e dedicação sobre o tema. Então, se você está na área, vá ao Somerset House. Senão, aprecie seu Brasil e cuide da Amazônia como ela merece.[BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • drew:

    so para atrair a ganância dos estrangeiros para nossa terra…

    • Flor de Lis:

      isso já aconteceu, drew… infelizmente.

    • Ladislau Neto:

      E, infelizmente, da maneira errada.
      Fossem investimentos científicos/industriais para o Brasil, tava bom.

Deixe seu comentário!