Mesmo que você pegue um caso leve de Covid-19 tem 78% de sofrer problemas cardíacos por um longo tempo

Por , em 3.08.2020ressonancia magnetica coracao

O entusiastas do retorno da economia para a normalidade defendem suas opiniões geralmente com base no fato da maioria dos pacientes exibirem sintomas leves ou sequer ter qualquer sintoma de coronavírus, comparando negligentemente o Covid-19 com uma “gripezinha“. No entanto um estudo com cem pacientes do Hospital Universitário de Frankfurt que se recuperaram do Covid-19 mostrou que 78 deles apresentam problemas no coração duradouros mesmo que a maioria tenha exibido sintomas leves da infecção.

Os voluntários

ressonância magnética do coração batendo
Imagem de uma ressonância magnética do coração não relacionada ao estudo

O novo estudo foi publicado recentemente na revista científica JAMA Cardiology, com pacientes que tiveram Covid-19 entre abril e junho de 2020, detalhando as conclusões alcançadas através de exames de ressonância magnética no coração de cem voluntários que se recuperaram do Covid-19. Do total, 28% precisou respirar oxigênio puro durante a infeção e 2% necessitou de respiradores artificiais.

O estudo foi controlado comparando os ex-pacientes de Covid-19 com voluntários saudáveis da mesma idade.

Os resultados

Apesar disso 78 pacientes exibiram anomalias cardiovasculares depois de recuperados da infecção com 60% exibindo “inflamação contínua do miocárdio”, afirma a pesquisa. Esses problemas parecem não ter relação com a severidade do Covid-19 ou problemas prévios de saúde.

Outro aspecto a se observar é que 67% dos pacientes haviam se recuperado em casa enquanto apenas 33 precisaram de hospitalização. Ainda assim mais de 3/4 ainda sofrem sintomas cardiovasculares.

Portanto, mesmo que a taxa de mortalidade da doença fosse considerada baixa, contrair coronavírus poderá ter consequências devastadoras de longo prazo para a saúde da grande maioria das pessoas que passam pela infecção.

Os pesquisadores afirmaram que os efeitos de longo prazo do Covid-19 precisam de mais investigações.

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

Deixe seu comentário!