Crianças compreendem números de forma especial

Por , em 14.09.2010

Segundo um novo estudo, a maneira como as crianças visualizam números reflete o seu entendimento do que os símbolos significam.

Nas culturas ocidentais, quando as crianças aprenderem números, elas os colocam em números de linhas da esquerda para a direita. Mas o posicionamento é desigual: números menores são mais afastados do que números maiores, que são comprimidos até ao final da linha.

Porém, aos poucos, esse posicionamento se equilibra, correspondendo-se a compreensão da criança sobre o que significam os números.

Para descobrir como a visualização dos números em linha referia-se a compreensão das crianças, os pesquisadores deram a crianças uma pilha de linhas em branco com o número “0” escrito na extremidade esquerda, e “20” na extremidade direita.

Cada criança ouviu uma série de números de 1 a 19 e teve de marcar na linha o local onde pensavam que o número pertencia.

Os resultados mostraram que crianças que visualizam os números como uma linha espaçada são melhores em lembrar os dígitos do que as crianças que “comprimem” os números em suas cabeças.

Em seguida, outro experimento foi realizado. O pesquisador contou uma história que incluía alguns números. Após a história, ele invocou as memórias das crianças, pedindo-lhes para nomear personagens, e perguntando detalhes que exigiam que as crianças lembrassem de alguns números na história.

As crianças que pensavam na linha de números de forma mais linear se saíram melhor na hora de lembrar os números na história. Em todos os experimentos realizados, os pesquisadores descobriram que quanto mais equilibrada for a linha dos números de uma criança, melhor ela consegue lembrar números. O resultado foi o mesmo para pré-escolares, com números de 1 a 20, e para crianças do ensino fundamental, com números de um a mil.

Segundo os pesquisadores, o conhecimento de crianças pequenas às vezes impressiona, pois elas conseguem contar até dez, mas muitas vezes elas só aprendem por repetição, sendo que na verdade a contagem não tem muito a ver com a sua compreensão do que significam os números (por exemplo, como eles crescem de valor).

Ainda assim, a conclusão do estudo indica que a habilidade das pessoas para estimar os tamanhos dos números influencia a sua capacidade de recordar os números com exatidão. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Edilson Lima:

    POR FAVOR, VÃO ENSINAR ISTO PARA O PAULO FREIRE E O MEC DO BRASIL, AQUI ESTÁ RUIM O ENSINO. MÉTODOS DO SÉCULO IX. PARA TRÁS.

  • Filipa:

    Eu ainda faço isso, mas no meu caso os números estão ordenados na vertical.

Deixe seu comentário!