Cura para o alcoolismo: qual era o segredo do famoso tratamento de Leslie Keeley?

Por , em 19.05.2015

Já ouviu falar de Leslie Keeley? Esse famoso médico do século 19, que gerenciava o Instituto Keeley, ficou conhecido principalmente por vender algo chamado de “Keeley’s Gold Cure” (em português, “Cura de Ouro de Keeley”), um tratamento para curar o alcoolismo.

Os pacientes interessados se mudavam para uma instalação especial, recebiam um quarto agradável, encorajamento e quatro injeções de “bicloreto de ouro” por dia. Problema: não existe bicloreto de ouro. Segundo problema: a cura de Keeley parecia funcionar.

Aquelas injeções continham o quê, então?

Análises confusas

É natural que o resto da comunidade médica ficasse curiosa sobre um tratamento supostamente eficaz, mas cercado de tanto mistério.

Sendo assim, eles tentaram obter a cura de várias maneiras para poder estudá-la. Algumas amostras não foram difíceis de se conseguir. Keeley vendia frascos de uma “versão” da cura para ser tomada por via oral quando os pacientes iam para a casa.

cura alcoolismo keeley 2

Mas eram as injeções que fascinavam as pessoas. Pesquisadores chegaram a entrar no Instituto disfarçados de alcoólatras para tentar obter amostras. Muitos de fato colocaram suas mãos no material, mas cada análise produziu resultados diferentes.

Alguns cientistas encontraram traços de álcool. Outros encontraram vestígios de extrato de coca. Outros encontraram estricnina, casca de salgueiro, amônia e aloe. Alguns ainda encontraram vestígios de sais de ouro.

Somando tudo… nada

A única constante foi que ninguém pode explicar por que o remédio funcionava (ou deveria funcionar). Seria efeito placebo? Um químico chegou a afirmar que as injeções eram apenas sedativos para que os pacientes conseguissem suportar a abstinência.

Keeley nunca revelou o que compunha sua cura. Independentemente disso, seus centros de tratamento ficaram muito populares durante todo o final de 1800 e início de 1900. O último só fechou em 1965.

Alguns teóricos da conspiração acreditam que Keeley de fato encontrou uma terapia eficaz, que foi suprimida. A maioria dos médicos hoje, no entanto, simplesmente crê que Keeley tinha uma alta taxa de sucesso porque seus centros davam a cada pessoa atenção e incentivo individuais. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!