Deus existe? – A sua opinião

Por , em 14.05.2008

É comum a ciência esbarrar na religião, e quando isso ocorre geralmente é para contradizer alguma crença. E um dos tópicos mais controversos, anunciados por todas as religiões, é Deus.

A pergunta principal que a quipe HipeScience deixa para você é:

  • Ele existe? E em caso positivo, qual a prova científica de sua existência?

Lembre-se de manter os comentários amigáveis e use bons argumentos para expor suas idéias, do contrário eles não poderão aparecer aqui.

Perguntas complementares:

  • Cada religião tem a sua própria personificação de Deus. Qual está certa? Porque?
  • É possível conceber Deus sem a crença, portanto, fora da esfera dogmática?

Sugira novas perguntas para serem publicadas neste espaço.

RESPONDER

563 comentários

  • Aniano Tamele:

    O meu pensamento foi primeiramente influenciado pela doutrina marxista segundo “tudo quanto existe fora e independenetemente da consciência do Homem é abarcado pelo conceito da matéria”. Esta pequena citação é desenvolvida no sentido de que a matéria é produto da natureza que evolui, não existindo Deus algum como Criador de todas as coisas. Anos mais tarde um Padre católico me chamou atenção ao dizer que a natureza está cheia de coisas que se ajustam com uma perfeição que não cabe no acaso, ou seja, tem que existir um Deus poderoso, omnipotente e omnipresente para se justificar tanta perfeição em todos os seres que existem na natureza.
    O bebate oferece muitas ideias mas penso que tanto os que defendem a exitência de Deus bem como os qie defendem a natureza como tendo surgido ao acaso, terão sempre a dificuldade de explicar como surgiu a Primeira Coisa do Universo através do vazio.
    A minha modesta opinião é de que ninguém, até hoje, está em condições de explicar como o surgiu o mundo e cosequentemente, a existência de Deus dependerá da convicção de cada um. Os que creem vem Nele o resultado das Suas acções.

  • Antonio Marques:

    Claro que Deus existe. Porém, de uma forma jamais prevista por qualquer religião. A experiência com o sagrado não depende da nossa prática religiosa, esta é, por sua vez, apenas uma tentativa de entendermos as condições da nossa existência.

  • Sandra:

    Acredito , porque ne não fosse Deus como estariamos neste mundo , pode se vericar que a terra ainda é um misterio a natureza se tranforma o tempo todo.. isso é uma das provas acho que não tem espaço para citar tantas outras,o processo de engravidar as celulas tudo perfeito creio que é Deus e somente ele pode fazer isso acontecer.

  • Deleon Jerez:

    Não pretendo fazer aqui qualquer afirmação de que Deus existe ou que não existe, inclusive porque acho que o homem ainda não tem competência para comprovar qualquer uma dessas afirmações. No entanto acredito que temos o direito de utilizar o nosso intelecto para analisar as hipóteses, afirmações ou opiniões que muitos pensadores, religiosos ou cientistas enunciam, e procurar tirar nossas próprias conclusões, seja concordando ou discordando.
    Vejamos, por exemplo, um ponto crucial. A maioria das crenças na existência de Deus afirma que todas as coisas foram criadas por um ato de Deus, num determinado momento. Eu pergunto: Porque essa preocupação de definir a ocorrência de um ato de criação, uma vez que as coisas poderiam ter existido sempre, sem com isso invalidar qualquer conceito de valor que se possa ter a respeito de Deus. A energia e a matéria que, por sinal, são a mesma coisa, devem ter existido sempre, hipótese que me parece muito mais lógica, porquanto o bom senso repudia a idéia de que alguma coisa possa ser criada do Nada. Imaginar um Ser indefinível que criou Tudo do Nada nos parece uma concepção, além de absurda, desnecessária, porquanto a crença em Deus poderia muito bem prescindir do ato de criação do Universo. A teoria do Big Bang é uma hipótese formulada pela ciência para explicar a expansão do Universo e que poderá amanhã ser reformulada, se surgirem argumentos para isso, não havendo portanto nenhum aspecto de certeza ou infalibilidade.
    Por outro lado a concepção dos religiosos advém de livros sagrados onde consta que, no princípio, Deus criou o céu e a terra. Se o que foi escrito por pensadores antigos for considerado como verdadeiro e infalível, então não se pode usar o nosso intelecto para fazer qualquer análise ou levantar qualquer dúvida e de nada valerá também as investigações e descobertas científicas.

  • joao batista tozzi:

    li varias opinioes em relaçao a existencia de deus, muitas delas sob influencia da religiao q estas pessoas frequentam, eu entendo, tambem ja fui religioso, mas temos q nos livrar dessas crenças pre concebidas e pensarmos grande: Deus existe, criou tudo q existe, atrave’s da forma q a ciencia explica, big bang, a partir dai’ deixou as coisas acontecerem naturalmente, big bang, galaxias, sistemas ao redor de estrelas, planeta, nos somos filhos da terra, nascemos da terra e pra ela voltaremos, so’ existimos hoje por q outros morreram no passado, vc percebe, e’ um ciclo, nascimento e morte, Deus existe, mas nao cuida de n’os como a maioria pensa, qem tem q cuidar de no’s somos no’s mesmos, a natureza segue seu curso natural, tsunamis, terremotos, maremotos etc, com isso morrem pessoas, q culpa deus tem? 11 de setembro, nossa culpa, guerras, nossa culpa, vcs entendem o q qero dizer: Deus existe, mas no’s e’ q temos q fazer um futuro de paz, pra umanidade nao se acabar——— a vida e’ algo q se espalha por toda parte, terra e outros planetas, galaxias, se nao ouve ainda um contato e’ por conta do grande espaço q nos separa, pra chegarmos na estrela mais proxima, levariamos 180 mil anos…… como disse a atriz no filme contato: um universo infinito com vida so’ na Terra, seria muito desperdicio de espaço…. vamos abrir a mente e pensar em um deus grande, q criou tudo, inclusive o livre arbitrio, abraço….. qen ler e qizer comentar pode responder no meu e mail; [email protected] obrigado

  • roberto:

    Sem ser dogmatico é dificil,mas dá.Acredito que deus nao exista e acho que crer em deus obscurece o pensamento , subjuga e macula o espirito.

  • Deleon Jerez:

    Referindo-me aos comentários do Sr. Thales Vasconcelos, acima, concordo plenamente com a afirmativa de que “nada pode surgir do nada”. Esta afirmativa nos leva à conclusão de que a matéria e a energia sempre existiram e não precisaram ser criadas. Eu suponho que o Sr. Thales não pretendeu chegar a esta conclusão por aceitar como verdadeiro o ensinamento da Bíblia. Entretanto, a concepção religiosa de que, no princípio, só existia uma Entidade desconhecida (Deus) que, num determinado momento, resolveu criar tudo, carece de senso lógico, porque tal concepção procura explicar uma coisa incompreensível com outra incompreensível, e consequentemente não explica nada.
    Não pretendo aqui negar a existência de Deus, mas contestar os conceitos e argumentos infundados que os religiosos usam e que, em última análise, são os responsáveis pelo posicionamento das pessoas consideradas, indevidamente, como ateus.

  • Thales Vasconcelos:

    Nada pode surgir do nada. Se o universo surgiu de uma grande explosão de matéria, de onde veio essa matéria ? Será um “acaso” apenas um “mísero planetinha azul” conter as condições ideais de vida dentro do sistema solar ?
    Cada ser humano é único: sua voz, impressões digitais e até a maneira de suar são completamente diferentes de todos os da sua espécie. Há alguém (ou algo) por trás disso tudo. Esse alguém ou algo, no nosso idioma, é chamado de DEUS.

  • Deleon Jerez:

    CONCEITO DE DEUS
    A beleza e a complexidade da Natureza nos leva a admitir a existência de alguma Energia Inteligente, comumente denominada de Deus, necessária para explicar, principalmente, a origem e evolução dos organismos vivos, cuja estrutura repousa em concepções extremamente engenhosas, consistindo cada indivíduo de inúmeros órgãos que realizam funções complexas de forma independente e ao mesmo tempo de forma coordenada e harmônica para atingir um objetivo comum.
    Não se pode esquecer que em épocas remotas, quando o homem não dispunha de quaisquer conhecimentos científicos, um grande número de fenômenos naturais, então inexplicáveis, eram atribuídos à uma manifestação intencional de Deus.
    Com a evolução da ciência, muitos dos referidos fenômenos foram explicados como produzidos por leis naturais imutáveis, sem qualquer interferência de uma vontade intencional. Pode ser que algum dia o homem venha a explicar todos os fenômenos conhecidos como resultantes do funcionamento das referidas leis naturais, dispensando a necessidade da ação de uma Entidade controladora e gestora dos acontecimentos.
    Mesmo que o homem venha a explicar todos os fenômenos misteriosos através de leis naturais, ainda assim restaria a última pergunta que seria:
    Quem criou as leis naturais imutáveis?
    Poderíamos apresentar duas respostas a saber:
    Primeira: Elas foram criadas por Deus;
    Segunda: Elas sempre existiram.
    Se perguntarmos a um religioso quem criou as leis naturais, naturalmente que ele dirá que foi Deus. Se lhe perguntarmos quem criou Deus, naturalmente que a resposta imediata será, “Ele sempre existiu”. Ou seja, de um lado não se pode explicar a origem das leis naturais e ao mesmo tempo recusa-se a admitir que elas sempre existiram. De outro lado não se pode explicar a origem de Deus, mas aceita-se a afirmativa de que Ele sempre existiu. Se ambas as causas são inexplicáveis e estão além da compreensão humana, porque uma pode ser admitida como eterna e a outra não. Admitindo-se que a matéria, a energia e as respectivas leis que regem sua manifestação sempre existiram, os fenômenos misteriosos poderiam ser explicados por estas causas primárias, prescindindo da necessidade de se conceber uma outra causa primária.
    Existindo um Deus que criou a matéria e as leis naturais, tudo se passa como se Ele, após a criação, não mais interferiu no seu funcionamento, permitindo que os acontecimentos fossem apenas função das leis e do acaso, conforme se observa através da manifestação da Natureza .
    Embora, por definição, não possamos conhecer Deus, alguns religiosos se arvoram em conhecedores de Seus atributos, atribuindo-Lhe determinadas características e qualidades emocionais. O que fica parecendo é que o homem religioso, apesar de não poder compreender Deus nem identificar quaisquer de suas características, procura concebê-lo e caracterizá-lo do modo que gostaria que Ele fosse, preenchendo suas expectativas e-mocionais.
    Não se trata aqui de negar a existência de Deus, mas de discordar da concepção que os religiosos têm de Deus, atribuindo-Lhe comportamento e ações que não condizem com a realidade.
    Se Deus se importa tanto com o ser humano, se está sempre a observá-lo, a protegê-lo, a atender às suas orações etc., conforme os religiosos afirmam, então porque Ele não se manifesta de maneira clara e inequívoca, permitindo que o homem receba provas contundentes de suas ações intencionais?
    Além disso, os preceitos e rituais estabelecidos pelas religiões tendem a obrigar os fieis a se comportarem como verdadeiros escravos, subordinados a um Senhor supostamente exigente e orgulhoso que se compraz com constantes e contínuas manifestações de humildade de seus subordinados.
    O Deus que o meu intelecto aceita não tem a maioria dos atributos que as religiões pregam. Ele não seria exigente nem vingativo com suas criaturas, mas apenas justo, e não se comprazeria com o excesso de bajulação através dos mais variados tipos de rituais e da construção de templos monumentais.

  • Gabriel Felix:

    Nao existe, ha varios motivos e eu nao vo perde meu tempo falando =P

  • Douglas Ricardo de Oliveira:

    Se Deus é a fonte de tudo, então existe porque acredito numa fonte primordial. Mas sua personificação é inconcebível por que não dá para conceber o que está além da percepção dos sentidos. Podemos apenas vislumbrar suas qualidades conforme compreendemos suas obras.

  • marcelo:

    deus pode existir se você pensar que antes de tudo não existia nada
    pode ser que existam vários tipos de deuseus também!
    igual por exemplo existem vários tipos de galáxias
    entidades e espíritos de todos os tipos acho que existem em outras dimensões
    mas prefiro ter fé e buscar uma força positiva universal, uma força cósmica positiva!!!!!!
    abraço

  • antonio marcos:

    falar da existencia de DEUS e como tenta ver o vento que balança as folhas da arvores, esta ali e nao podemos ver, e como tentar ver o ar que respiramos, mas com tudo isso nao podemos provar; mas sei que ELE existe. uma coisa posso falar para aqueles que nao acredita, que quando morrerem vao poder titar a suas duvidas da existencia de DEUS, mais ai poderar ser muito tarde para poder volyar atraz e acreditar na existencia de DEUS.

  • arthur:

    Bem, se Deus existe eu tenho algumas perguntas:

    -O que aconteceu com as pessoas que nasceram antes da vinda de Jesus?

    -Porque Jesus nasceu justamente em Jerusalém, fazendo com que a maioria do mundo por muito tempo nem soubesse de sua existência? Seria uma preferência para mandar só alguns para o “céu”?

    -Por que, como diz a bíblia com a história de multiplicar os pães,peixes,etc… Jesus tentou “provar” seu poder, e logo depois quer que tenhamos “fé” para acreditar sem ver?

    Se Deus existe eu não concordo com muitas coisas que ele fez, isso pelo menos no cristianismo pois não conheço muito bem outras religiões…

    Abs

  • isabel fernandes da silva:

    Não tenho a menor duvida que DEUS existe pois o que seria de nós simples mortais sem sua proteção ,tenho certeza que ele vive e reina entre nós ,nos guarda e nos amam muito eu particularmente me sinto muito amada e abençada por DEUS e gostaria que todos fossem tambem aliais tenho certeza que são ,independente de provar ou não ,obrigada por esse espaço eu adorei dar minha opinião.

  • Mario Pascoal:

    Deus existe tal qual se apresenta na biblia e no entendimento da limitada capacidade humana. Nao podemos provar a sua existencia atravez da ciencia humana. Sendo espirito, so pode ser encontrado no mundo espiritual, coisa que muitos nao atingem, porque vivem apenas no mundo material. Nao nos esquecamos que a vida tem duas facetas, a vida material e a vida espiritual.
    Varios fenomenos e relatos biblicos sobre o uso da forca espiritual para se alcancar determinados objectivos protagonizados por Jesus e muitos dos seus seguidores, explicam completamente a sua existencia. Deus e o poder supremo e nos somos mesmo a sua imagem.

  • alexanbdre roberto:

    sou evolucionista teista, quer dizer que acredito que a evolução ocorreu porque o ser infinito quis, uma prova disso são regularidades nos seres que só uma mente pode produzir e não o acaso como todos os mamiferos terem esatamente dois olhos e todos terem pernas em pares pois uma aranha com 1 perna amputada pode correr, não é verdade que todas as religioes acreditam em Deus. Os pagãos acreditam em figuras de pessoas animais ou astros que chamam de deuses mas não são adoram a criatura no lugar do criador são ateus! só algo infinito pode ser auto existente não o universo que os ateus dao papel de deus como os pagaos como comparar o Deus verdadeiro com os “deuses” das religiões humanas? como astronomia e astrologia, as duas acreditam em astros

  • Amadeu Campos:

    DEUS existe sempre para quem acreditar. Para quem não acreditar não existirá. Este assunto/dúvida será eterno. A comprová-lo está a própria pergunta aqui formulada.
    Se precisamos de Deus em algum momento mais apertado da nossa existência a Ele recorremos; fora isso talvez andemos um tanto afastados…tal como nos lembramos de São Jerónimo e de Santa Barbara, apenas quando troveja…
    Nada pode explicar o inexplicável. DEUS é uma questão de FÉ. Ou se tem ou não!

  • Filipe:

    Creio que exista. E creio muito em seu poder através de Jesus, que viera para nos ensinar como agir como irmãos e vivermos de uma forma que nos possibilite uma comunhão com o Criador Magnifico; DEUS.

    Os cientistas estão sempre se baseando em hipóteses “plausíveis”, mas o fato inexorável é que por mais que se pesquise, que se afirme(mesmo alegando certeza), toda teoria é apenas teoria. O Big Bang pode ter ocorrido, assim como também pode não ter ocorrido. A humanidade é muito limitada para responder perguntas dessa imensidão. Mal saímos do planeta(chegando apena à lua); se quer podemos afirmar coisas mais profundas sobre os outros corpos celestes ao nosso redor, ou até mesmo porque as placas tectônicas do nosso próprio planeta estão em movimento, como podemos descartar a existência de alguém(para alguns uma FORÇA aleatória) sem o provar devidamente? (creio que ficou paradoxal o que falei, mas enfim… Nunca confio muito nos cientistas… Nem sempre o que está evidente aos olhos, é a verdade.)

    A ciência explica muitas coisas… Não explica todas as coisas…

  • sandro freitas:

    NÂO DEUS NÃO EXISTE,, eu sou ateu graças a Deus,, ,,, eu sei q vim do macaco, e q o macaco deve ter vindo de outra criatura , e q essa outra criatura veio de outra mais simples, ate chegarmos ao caldo organico, q era um ser vivo ,
    nao precisa de Deus pra por exemplo sequenciar um inutil DNA , so pq tem q ter a sequencia certa pra cada base de 3 pra poder formar um aminoacido, e q precisamos de 20 aminoacidos , sequencialmente ligados corretamente, pra poder gerar o código genético? responsavel por quem vc e?? nana, pura coincidencia, eu por exemplo consigo pegar um relogio todo desmontado chacoalhar dentro de uma caixa de sapatos e o relogio sai montado de la, e detalhe funcionando,,,
    vc tem razao, nao existe Deus,, seus olhos estao na cabeca, acima do nariz, sua boca abaixo, a comida te serve, a terra gira perfeitamente, pelo sol, nem mais perto nem mais longe, pra nem secar a vida na terra, nem congela-la, vc tem oxigenio aki,, q alias, e onde vc precisa ne? fora da terra nao existe, ah,coincidencia,, isso sempre acontece, um monte de carne com sangue e agua, tirando energia de agua e comida, pra fazer o coracao, tbm de carne, bater, e nos manter vivos, e alimentar uma pequena massa acinzentada pra, oq e mais incrivel , “PENSAR” e analizar q mesmo com tudo isso q temos e somos, nao existe Deus.

  • MARCIO B:

    FOLHAONLINE
    15/05/2008 – 08h39
    Em carta inédita, Albert Einstein ataca Deus
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u402056.shtml?o=r

  • MARCIO B:

    Einsten não disse em acreditar em Deus, e sua ultima carta diz: Quem acredita em Deus são os francos.

  • Roger:

    Se Deus existe?
    Sim, pois Ele se revelou a mim…
    Se posso provar isso?
    Não, e nem desejo provar nada, cada um que prove por si mesmo.

    Só não posso negar um fato em minha vida: Ele se revelou a mim!
    Infelizmente nem tudo pode ser cientificamente comprovado…
    Infelizmente, pra quem busca provas, mas não a experiência pessoal de certas realidades…

    Quanto a mim, não posso negar aquilo que por si mesmo se provou a mim.
    Ele existe, é se interessa pela humanidade.
    Na verdade, a ama.

  • Rogério:

    Como pode o limitado querer compreender o ilimitado. Se alguém aqui puder me convencer do porque nós não nos lembramos do que éramos antes de nascer ou até mesmo meses e primeiros anos depois de nascer estará me convencendo de que somos capazes de analisar a existência de Deus. De afirmar categoricamente que ele não existe. Quem somos nós para fazer tal afirmativa? Alguns dizem que Deus não existe porque não pode-se vê-lo, me responda se alguém aqui vê o vento, isto implicaria na inexistência do vento? Daí alguém diz que podemos sentir o vento, hãn hãn muito esperto hein!! Alguém aqui já viu ou sentiu Raio-X ? Será que ele existe? Aí vem toda aquela estória de que … “ah eu não acredito na Bíblia porque foi escrita por homens”..afff!! Tem algum livro não escrito por homens? Então se fosse escrita por ETs tudo bem? Não estou aqui como advogado de nada, mas por favor vamos deixar de lado o preconceito, a ira, a rejeição que temos pela religião (que não leva ninguém a lugar nenhum) haja a vista as surpresas que acontecerão no céu, e vamos buscar um encontro com Deus. Sabe como eu encontrei Deus? Buscando, é sim, certa feita alguém falou muiot de Deus e eu incrédulo não acreditava e depois em outra oportunidade em minha mente disse o seguinte: “Deus se há verdade naquilo que ouvi a seu respeito eu quero que envie sinais da sua existência”. Não aconteceu um nem dois e sim vários e hoje tenho a convicção da presença real dele na minha vida. Porque não experimentar isso? Porque fechar a cabeça em não acreditar? Medo de descobrir que ele existe? Você não gosta de se dobrar a verdade? Acha que já sabe tudo? Vamos pensar nisso, dê uma chance e não se arrependerá. Que Deus nos abençoe.

  • paulo filizzola:

    Deus é luz,amor e energia!!!
    portanto somos guiados pela luz,amor e energia.
    voce é luz,amor e energia!!!
    portanto tbm somos Deuses.

    constatando mais uma vez que o AMOR é a origem de tudo!!!

  • paulo filizzola:

    sim!!!
    Deus existe!!!
    bom ,segundo Jesus Cristo que se dizia filho direto de Deus e enviado por ele
    para salvar de todo o pecado o ser humano e ensinar o amor por exemplo de vida.Esse Jesus que entendo que conheço pessoalmente,diz que Deus esta em tudo,em todo universo e todas as coisas.Portanto acho melhor que todos tomem essa consciencia passando a ter uma relaçao menos hostil,mais caridosa com as pessoas e com a materia,valorizando a vida e o bem comum.
    prestem bem atençao: o mal mata a se mesmo!!!
    Deus é luz,amor e energia!!!
    e podem pegar todo universo como prova!!!

  • paulo o mesmo o filizzola:

    Um certo dia um homem foi em uma escola falar de DEUS.
    >Chegando lá, perguntou se as crianças conheciam a Deus, e elas responderam
    >que sim.
    >Continuou a perguntar e elas disseram
    >- ‘Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos
    >fez como filhos Dele.
    >E o homem se impressionou com a resposta dos alunos e foi mais longe:
    >Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu? A sala ficou toda em
    >silêncio, mas Pedro um menino muito tímido levantou as mãozinhas e disse:
    >
    >A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz
    >todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do
    >leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe e está sempre no meio
    >de nos, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida
    >fica…sem sabor.
    >
    >O homem sorriu, e disse:
    >Muito bem Pedro, eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos
    >os dias adoçando a nossa vida – deu a bênção e foi embora da escola
    >surpreso com a resposta daquela criança.
    >
    >Jesus quer tornar a nossa vida muito abençoada, para que isso aconteça é
    >necessário deixarmos que Deus faça Milagres e uma grande transformação em
    >nosso coração.
    >
    >Não esqueçam de colocar “AÇÚCAR” em suas vidas…
    >

  • paulo:

    da para explicar Deus?
    Sinceramente, vocês acham que dá para “explicar” Deus?

    Sinceramente, acho que Deus é algo tão magestosamente infinito que se torna inimaginável, e mais ainda inexplicável.

    No entanto, podemos fazer uma leve associação com o amor, que se não é Deus, é sem dúvida a manifestação de seu poder, de sua presença, de sua existência.

    Há dias em que nos perguntamos, sinceramente, será que o amor existe mesmo, ou será uma invenção daqueles que desejam que ele exista?

    Será que o amor não passa de uma ilusão? No entanto, quando lançamos o olhar um pouco além do nosso limitado círculo de visão, podemos perceber que uma força invencível rege a vida.

    E é a essa força que podemos chamar amor. Sim, o amor de Deus no qual o universo inteiro está imerso. Basta ter olhos de ver, que notaremos a ação do amor que, sem dúvida, existe sempre.

    Arrebenta-se o átomo, desconcentrando a sua energia, e nasce o cosmo. Brilha a estrela, como gema policromada no velário do céu, e o universo se incendeia. Organiza-se a célula e exubera a vida. Surge a semente, repositório de vida orgânica, e a floresta se instala. Apresenta-se a flor como unidade de beleza, e multiplicam-se jardins. Dobram-se os jardins, em homenagem à sensibilidade geral, e aromatiza-se todo o ambiente. Goteja o pingo d´água e formam-se mananciais, deságuam rios e agiganta-se o mar. Gesta a mulher, em cooperação com o Criador, e surge a humanidade. Brilha o intelecto, devidamente direcionado, e constitui-se a ciência. Medita o cientista, querendo dar utilidade aos seus estudos, e elabora-se a técnica. Multiplicam-se as técnicas e vive melhor o ser humano. No ensejo do silêncio, que facilita o olhar para dentro de si mesmo, nasce a meditação. Medita o ser sobre como ver o mundo, e a arte encontra nascedouro. Desenvolve-se a arte, desentranhando a criatividade humana, e projetam-se idéias de Deus. E Deus é todo o amor que existe.
    E tudo quanto existe se nutre do amor, que é Deus, e nele está imerso. O amor existe sempre! O zunzum dos insetos e o vôo dos pássaros, falam-nos de amor. A germinação da semente e a fecundação humana, mostram-nos o amor. O verme que fertiliza o solo e a fera que ruge na selva, dão-nos mostras de amor. O sorriso da criança e o aconselhamento do velho são quadros do amor. A disposição do jovem e a ponderação do adulto são obras do amor.

    Em tudo vibra o amor… E o amor é Deus. Busquemos, então, meditar sobre o que temos e o que não temos, sobre quem somos e sobre quem não somos, a respeito do que fazemos, e do que não fazemos, guardando a convicção de que sem a presença do amor naquilo que temos, no que fazemos e no que somos, estaremos imensamente pobres, profundamente carentes, desvitalizados. Seja qual for a lida, a luta, a nossa atividade no mundo, vinculemos-nos ao amor, acatemos as suas sugestões e vibremos vitoriosos e felizes, plenos de vida, de candura, de harmonia, pois com o amor seguimos com Deus, agimos por Deus e em Deus, conscientemente, nos movimentamos.

    Viva, e seja feliz! Ame, e sinta Deus!

  • Flavio Yukihiko Tasaka:

    Sempre tive a curiosidade sobre o quê seria Deus(?). Comecei a ler e verifiquei esta preocupação vem de muito tempo atrás, os filosofos gregos já tentavam achar uma explicação racional e como outros até hoje. Acho que o grande erro esta em tentar imputar uma imagem ou uma concepção Dele igual a todos e quando tentam fugir destes são condenados. Cada um tem a sua concepção que dependem de suas experiências pessoais, emoções, sentimentos, conhecimentos intelectual que são unicos e individuais. Temos que respeitar as pessoas, se elas disserem que Deus é uma pedra ou sol ou a luz porque se analisarmos tudo isto faz parte Dele. Deus é muito maior que este Universo, inimáginavel, impronunciavel…. é perda de tempo!…

  • Peter Limer:

    Deus n/ é homem , n / tem formato de homem , n / pensa como homem, o homem n / viu a DEUS, portanto Deus é “SUBJETIVO” , EXISTE “se” VC QUISER. Agora aos “descrentes” só Deus existe , nada existe, DEUS n / teve princípio n / terá fim , n / pode ser criado e nem destruído. Senhores ” ILÚSTRES EQUIVOCADOS” Vcs nasceram mortos . Quem tem essas características só poder ser uma forma de energia que cria todas as coisas além dos seus “Parcos conhecimento” , Ex:- Conhecer a DEUS é Ignorância , Deus é Lei e todos estão embaixo dessa Lei , Newton foi o primeiro a perceber isso e disse com muita propriedade ” nada sei”.
    O nosso “ILÚSTRE EQUIVOCADO ” mais conhecido “( Istein) , repetiu as mesmas palavras daquele que ele roubou a “Teoria> . Vcs vão morrer e DEUS continuará sua obra “Criadora. Certamente vai acontecer isso. “Ignorantes”!!!!!!!!

  • Oswaldo Lazzarotti:

    Deus existe, mas não à nossa imagem e semelhança. Pois se os cães tivessem evoluído antes, Deus teria forma canina?
    Não, Deus é o próprio Universo, e sendo nós humanos feitos da mesma matéria e energia dele, cada um de nós, inteligente, é a evolução do Universo, único ser evoluído (que se conhece) que se dá conta de si mesmo-universo-Deus.
    Sou católico. Até Jesus disse: Eu estou Nele, e Ele está em mim.
    Não há conflito entre ciência e religião e sim entre ciência e crendices.
    Mas isto que falei, nem 0,1% consegue entender.

  • Silverio Carlos:

    Deus existe apenas na cabeça das pessoas. Não precisa mais que isso para uma grande idéia que deu certo. O Pato Donald existe, o Super Homem existe. Se Deus não existe, tem que ser criado para equilibrar e dar sentido ao vazio intelectual e emocinal dos povos que ainda não atingiram o estado de razão. Têm de viver no estado de fé, que é mais cômodo, fácil e já vem pronto para cada tipo de consumidor.

  • MARCIO B:

    Fiz uma leitura de todas as resposta, só bla,bla….bla. Na verdade as pessoas que venera a idéia da existência de Deus, ainda não caiu a ficha, e estão contaminada pela vida a, andar de muleta, sempre dependendo de dito Divino que na faz, nada fará, como no passado nada conseguiu provar.
    Aquele que inventou Deus dos Deuses, que foi o homem, tudo pelo poder de dominar, fixando na mente dos fracos o truque, o dogma, combinado com o temor, é disse que o ser humano carente se inclina, acreditar em coisas fantasiosas, até mesmo por falta de conhecimento.
    O ser humano forte é, aquele que conhece em primeiro lugar, o seu EU, de dentro para fora, gostando de si primeiro, para depois gostar de outros, e desta forma com o pés no chão, terá a oportunidade de livre arbitrio, de conhecer tudo sem restrição, e se definir para sua vida, em que acreditar, mas sempre conciente dos fatos, uma realidade contida a verdade, e não uma mentira contida a verdade, sem o direito de livre arbitrio.
    DEUS É UMA INVENÇÃO DO HOMEM, UM TRUQUE DA MENTE, UM DOGMA DE PODER E CIFRA $.

  • Lucas de Ávila:

    Simples, o mais racional é crer do que não crer.
    De qualquer forma, independente de religião – como alguns já diferenciaram inteligentemente religião de Deus – é melhor acreditar.
    Certa vez li que um matemático provara isso da seguinte forma.
    A possibilidade de que Deus existe é de 50% que sim e 50% que não, o que nos levaria a nenhuma solução.
    Porém, se acreditarmos e ele não existir, não houve prejuízo algum.
    Já se não crermos e ele existir.

  • Antônio Carlos:

    Deus existe, a prova maior é a internet, só pelo motivo de você está fazendo essa pergunta para milhões e milhões de pessoas no mundo inteiro, talves de dentro de uma simples sala, quarto ou escritório. Ai é onde está a existência de Deus, a sua inteligência.
    Um forte abraço…….

  • ivan:

    Sim Ele é o Criador de todas as coisas e nós somos partículas de pó.

  • Ulisses:

    Ena, tantos comentários!
    Eu também não consigo enxergar o Deus das religiões, no entanto, Jesus Cristo referia-se a Deus como, “Fonte procriadora Pai-Mãe do Cosmos”. Para mim, esta definição faz mais sentido. Deus é a fonte inteligente de tudo quanto existe.
    Provas?! Olhem à vossa volta, observem a natureza, como é bela e harmoniosa, por certo que existe uma intenção inteligente na origem de tudo. A evolução através do Caos, não permite harmonia, mas o Caos misturado com a Ordem, consegue criar a dualidade num Universo 3D.
    À medida que entendermos melhor aquilo que a denominamos por Realidade vamos conhecer também conhecer melhor a Fonte, ou “The Force”.
    A maior parte das pessoas acha que os sonhos não passam disso mesmo, será?! Para mim, os sonhos são tão reais como o estado de vigília, pensem nisso.

  • adrianobaptista-angolano…:

    ANTES DE MAIS QUERO DESEJAR UMA BOA NOITE PARA OS SENHORES…

    Á QUESTÃO QUE HOJE EM DIA EXISTE SOBRE SE DEUS EXISTE OU NÃO É UMA QUESTÃO MUITO CONTOVERSIA …Á CIÊNCIA DIZ UMA COISA BIBLHA TAMBEM.. MAIS EU COMO CRISTÃO ACRETIDO NA EXISTENCIA DO DUES TODO PODERROSO.. PORQUE TUDO QUANTO Á NO MUNDO E XISTE… DEUS NÃO SE ESTUDA OU NÓS ACEITAMOS OU NÃO , Á BIBLHA DIZ AS COISAS REVELADAS SÃO PARA NÓS ( OS HOMEN) E AS COISAS ENCOBERTAS SÃO PARA O PRÓPRIO DEUS…

  • Allex Miguel:

    Eu acredito que Deus é só um auxílio
    Por que o ser humano nesse cita de auto estima
    um exemplo: muitas pessoas procuram a igreja para ter ajuda
    e outras quando nesse citam de algo pedem que ele o ajude a ter.
    Não acredito como crença mais sim como auxilio.

  • Valdir Brandini:

    Apesar de eu e nem ninguém que eu conheça jamais ter visto Deus, é óbvio que ele existe, é uma certeza matemática. Para isso basta olhar ao redor, para as estrelas e para o próprio corpo, para o microcosmo e para o macrocosmo.
    Eu só me irrito quando vejo falsos cristãos que dizem amar a Deus mas que não tem o menor respeito pelos seus semelhantes. Em outras palavras, que conseguem amar um Deus que eles nunca viram mas que não conseguem amar as pessoas que eles conhecem.

    Valdir Brandini

  • VILTON DO NASCIMENTO:

    DEUS existe ,se o homen pudesse descobrir aonde ele esta tenho certeza que procurariam tomar o poder por causa da ganancia e da avareza por isto existe esta duvida na cabeça de muitos estudiosos pois se descobrisse a sua existencia entao eles trocariam o seu segredo como fizeram com jesus ,30 moedas de prata …eu creio em DEUS vejo ele na natureza em alguns homens no ar que respiro enfim sentimos muito forte a sua existencia ate mesmo quando nos deparamos com a morte se os homens nao podem descobrir o segredo da morte e muito menos conhecer a natureza como poderao duvidar de DEUS?

  • Dênison:

    “Deus é um Corpo de Energia Racional de Massa Cósmica Puro, Limpo e Perfeito, de Vida Eterna”, existe sim.
    É um Habitante de um Mundo Superior, o Mundo Racional
    Ele é o Poder dos Poderes,
    O “Racional Superior”

    Todos dizem que quando se desmaterializam vão para o céu para o lado de Deus Pai. Porque então Povo vocês não acreditam que quando aqui se desmaterializa pode ir sim para perto do Deus Pai Todo Poderoso que é o Racional Superior?, porque insistem em debochar da existência do “Mundo Racional”, porque se admitem o céu, porque não pode existir o “Mundo Racional” com seus Habitantes e seu Progresso de Pureza? ACORDEM, OLHEM BEM SÓ o que se passa no mundo todo, VEJAM O QUE A CULTURA RACIONAL está Alertando, Avisando, Propagando, Previndo e as pessoas ficam aí no ar, esperando a salvação cair do céu e vivem todos na crença, na fé e na esperança de melhores dias e o que vemos é que cada dia a garantia de vida dos livres pensadores está mais diminuta, é só ligar nos noticiários e ter as notícias de sofrimento, do Desequilíbrio moral, físico e financeiro no mundo todo, da liquidação da classe do Animal Racional que está em extinção desde 1935, isso o Povo tem que saber, OUÇAM, ATENÇÃO POVO, Aí está o UNIVERSO EM DESENCANTO mostrando tudo na frente dos olhos de todos, que sofrimento não faz graça para ninguém rir, por isso quando vocês verem o Lindo Povo Estudante desta Cultura fazendo Propaganda ao invés de virarem as costas, de rirem, debocharem, desdenharem, de se adiantarem em opiniões contraditórias, procurem conhecer sim de fio a pavio, esta dádiva divina que não Fanatiza e nem Embriaga por ser uma Escritura Sagrada de Esclarecimento Mundial do Desencanto. E Salve a Luz Verdadeira da Divina Providência, Data de Salva Magna da Fase Racional, Data de Amor ao Próximo como a si mesmo e de fazer o Bem sem olhar a quem, isto sim é a Cultura Racional: AMOR, UNIÃO, CONCÓRDIA, SOLIDARIEDADE, FRATERNIDADE, SINCERIDADE, HONESTIDADE, INFINITA JUSTIÇA e BEM FAZER PARA TODOS PODEREM SER AFINAL FELIZES e ABENÇOADOS COM A IMUNIZAÇÂO RACIONAL.São Causas Nobres da Fase Racional: Toda a Humanidade Precisa Desenvolver o Raciocínio Estudando os Livros Universo em Desencanto de Cultura Racional, a Preservação do Meio Ambiente que é um Gesto de Amor ao Próximo como a si mesmo, a Valorização dos Direitos Humanos que é uma Prova de belíssimo caráter e Todo Respeito é Pouco por todas as Vidas e pela Nossa Querida e Formosa Mãe Natureza. Fonte: Os Livros “Universo em Desencanto” de Cultura Racional, Que Revelam A Verdadeira Origem da Humanidade.

  • wanderléa:

    É lamentável ver que existem tantas pessoas que ainda não tiveram uma experiencia com Deus, que não tiveram o prazer de sentir a Sua presença em suas vidas. Deus é espírito e não uma pessoa para que seja vista. Ele veio na terra em forma de homem e mesmo assim muitos dos q viram não acreditaram nele. Mas podem continuar pensando assim, pois Ele mesmo nos deu o lívre arbítrio para escolher a estrada larga ou a estreita.

  • Thiago Alcalde:

    A pergunta principal no caso, seria o que seria Deus? Afinal no próprio português isso já é complicado, pois a palavra Deus tem inúmeros sentidos.
    Aqui irei dizer que Deus é isso, a força motriz que tudo move no universo sem ser movido. A grande fonte de energia potencial.
    Estamos nós dentro de um Universo que de acordo com as teorias mais aceitas atualmente, há de ter sido criado em algum dado tempo, mas criado de onde? Alguns cientistas que estudam novas teorias como super-cordas ou teoria M dizem que a fonte seria o Prana, a energia potencial. Mas essa energia é Deus.
    É um pouco complicado tentar explicar isso em pouco espaço, mas as principais qualidades que devemos mostrar de Deus é que: Ele (Falo “Ele” por não ter o que falar, pois Deus não é um SER) é infinito em sua potencialidade, infinito em suas qualidades, não possui personalidade (Isso pode ser explicado pela sua perfeição). Bom, vamos a segunda pergunta por enquanto.
    Cade religião tem a sua idéia de Deus porque Deus é o tudo, mas como ainda estamos muito longe desse tudo, podemos apenas tentar vislumbrar com o pensamento o que seja o “tudo”, pensem em Deus como a maior teorema matemático do mundo, que várias pessoas ao redor do mundo fossem tentando entender e desvendar , mas como o problema é incrivelmente complicado, não haveria unanimidade no modo de sua resolução e cada um acharia que encontrou a resposta por sí só e que a sua resposta é a correta, mas na verdade sua resposta está apenas mais ou menos certa. E todos achariam que estariam certos pois crêem que seu método “científico” seria o mais acertado.
    Terceira pergunta
    Diz que a crença em Deus é obrigatoriamente dogmática, mas e quanto aos atuais pilares da ciência por exemplo? Não há bastante controvérsias e fenômenos sem explicações de acordo com as teorias vigentes?
    Quanto sectarismo os cientistas filósofos tiveram que enfrentar para mostrar que suas idéias eram melhores que os pilares da ciência moderna, assim sendo, qualquer crença é uma incógnita, inclusive a crença na própria ciência, a crença de que alface faz bem para a saúde, ou em Deus. Mas para isso que serve a nossa inteligência, para discernimos a verdade da mentira, assim como na evolução religiosa, conforme foi ocorrendo a evolução moral e intelectual do homem, ele saiu do politeísmo, do monoteísmo antropomorfológico e agora está atingindo um grau mais abstrato de Deus, que o anterior era contra toda a sua inteligência, mas que o homem passado jamais poderia vislumbrar. E o mesmo acontece também com a ciência, descubrindo erros e acertos em suas experiências, tomando certas vezes verdades por mentirar e mentiras por verdades… sendo substituído também as suas idéias conforme o homem evolui sua capacidade intelectual.

  • Jaquelma:

    Dizer que Deus não existe é como dizer que se eu explodir um dicionário ele cairá todo organizado em ordem alfabética. Tudo no mundo está perfeitamente moldado para a existência humana, e qualquer objeto que funcione em sintonia e lógica que eu mostrar pra vocês, vc se perguntará quem criou, vc terá certeza de que alguém o criou. Não me parece lógico que um planeta, um sistema solar, uma galáxia e um universo que trabalha todo em sintonia tenha se originado sozinho.
    Também não há fatos para a “teoria” da Evolução. É tudo “fé”. Os evolucionistas são forçados a usar palavras como “acreditamos, supomos, tavez e provavelmente”. A bíblia por outro lado pode ser comprovada como algo sobrenatural, através de suas profecias. Não existem provas empíricas (científicas) da evolução.
    A bíblia a 2 ou 3 mil anos atrás já dizia que a terra é uma esfera, que existem bilhões de estrelas, que a terra flutua no espaço, que a criação é formada de elementos invisíveis, que o sangue é a fonte da vida.. até que devemos falar as mãos em água corrente… ciência dizia que a terra era plana, que existiam apenas 1100 estrelas, que a terra jazia nas costas de um animal, era ignorante ainda sobre o assunto de a criação ser formada de elementos invisíveis, dizia que as pessoas doentes deveriam ser sangradas, e que deviamos lavar as mãos em água parada. Não preciso ressaltar que hoje a ciência “descobriu” exatamente o que está descrito na bíblia.

    Ele deixou provas claras de que Ele existe. Geralmente quem não acredita em Deus sempre está atrás de argumentos que sustentem essa afirmação. sentem necessidade de provar que ele naõ existe. Não seria essa uma forma de fugir daquilo que ele mais teme? Aceitar que realmente Deus existe.

    Uma construção é a prova de que existe um construtor.
    Deus Existe.

  • Reginaldo:

    Deus, é o tudo e o nada, o começo e o fim. Dentro do tudo está o nada e dentro do nada está tudo O alfa e o Omega. eu sou o sopro criador ain soph auer.

  • Denise lopes gonçalves:

    e claro que DEUS existe, para comprovarmos isto nao precisamos ir to longe e so nos olharmos no espelho veremos um ser humano voce acha que voce foi veito por quem, olha oa seu redo e ver o lugar onde voce viver voce acha que o mundo foi criado por uma simples explosao apesar de tudo um explosao destroi e nao constroi coisas tao perfeitas como e o mundo, se DEUS nao existice nao teria se quer vida na terra nao existiria o mundo nao existiria universo pois DEUS criou tudo com muito amor para que um ser humano quelquer duvide de sua existencia, DEUS e tao misericordioso que ama mesmo aqueles que nao acredita nele pense um pouco mais sobre a sua criaçao quem te fez , que e que te dar todos os dias um sol lindo para iluminar seu dia, uma lua para clarea o a sua noite, quem te dar sono e quem te acorda somente DEUS pode te vazer isto ele e o unico que olhar por voce a todo o tempo DEUS te ama

  • carlos alberto:

    Bem que eu gostaria de estar respondendo com clareza,mas não é possivel.Deus é uma extensão de nosso ser.O humanidade desde seus primórdios sempre teve algo ou alguém para se amparar nas horas dificeis em que não conseguia realizar suas aspirações.Era (e ainda o é)bem mais fácil dizer que algo ou alguém não quis, do que reconhecer suas fragilidade ou deficiencias para alcançar seus objetivos.Nunca as igrejas (principalmente as evangélicas mais “agressivas”em buscar “soluções” ao fiéis)tiveram tantas pessoas carentes de tudo, como atualmente.E a que custo?…Quanto maior os objetivos a alcançar(obra da globalização),mais decepções e frustações.E aí temos que acreditar que um ser divino,pois não somos capazes de resolvermos nossos dilemas estruturais.Lembro-me do goleador de Deus(Baltazar)que jogou no Gremio e foi campeão do Brasil.Tudo pra ele era vindo de Deus.Sucumbiu por não ter tido a capacidade de creditar 50%pra si,pois quando errasse,o débito seria seu e não pra Deus,já que Deus é infalível…

  • Pedro Fernandes:

    Afirmar que Deus não existe tem, e vejam bem isto, MENOS credibilidade do que dizer que ele existe… Porque temos a Bíblia, que sem contar com o facto de ter embebido nas escrituras verdades que só agora a ciência começa a descobrir, como foi provado por muitos CIENTISTAS DE RENOME INTERNACIONAL, que mostra todos os passos da vida de Jesus Cristo, que não podia ser só um mero psicologo como alguém comentou, porque fez milagres vistos por muitas testemunhas… E provas da não existência de DEUS, verdadeiras provas, não existe nem uma… NEM UMA…. tudo o que sabem dizer é que não está provado que ele existe…. E o contrário está provado onde?… Na verdade, as pessoas vêem aquilo que querem ver… A Biblia não deve ser interpretada pelo que está lá escrito, mas sim pelo que ela nos diz…. Agora dizer que temos é que ir para a escola aprender sobre germinação e ciência e isso tudo… É de facto importante esse conhecimento básico… Mas experimentem uma vida sem amor e acabarão sozinhos… Tristes… Deprimidos…
    É essa a mensagem do novo mundo que tenta denegrir a igreja pela infima parte violenta da sua história e esquece as purgas de Estaline e o Holocausto, que foram exactamente actos ateus e antireligiosos e que mataram muitas mais pessoas, de modo a que esse numero em relação as mortes perpetradas pela Igreja nem é passivel de comparação?
    Eu sou crente em Deus, crente na sua obra, e acredito que a ciência acabara por vir a mostrar de forma muito mais especifica e comprovada as maravilhas de Deus… Muitos ateus criticam a igreja mas na verdade nem conhecem a sua mensagem ou não querem acreditar nela porque não seriam capazes de enfrentar aquilo que lhes é pedido por Deus… E não esqueçamos que a grande maioria das obras internacionais de caridade e ajuda a pobres e carenciados é cristã…
    Como conselho final, e este apenas direccionado a um certo grupo de pessoas, quando lerem Dan Brown, principalmente obras de caracter religioso, investiguem antes de acreditarem… Lá por ele dizer que se baseia em factos totalmente veridicos não que dizer que essa afirmação seja veridica… E que em muitos casos (e pateticamente) não o é…. Fartei-me de rir a ler O Codigo Da Vinci…. Tanta patetice junta que ainda estou para saber como alguem acredita naquilo que lá se diz…. É que ele afirmar que aquilo é verdade é igual a afirmar que a Biblia não fala de Jesus Cristo…

    Abraço e fiquem com Deus… E com o seu amor, que é o que realmente conta….

    Tal como se diz agora, o que conta é ter uma mulher bonita, mas se eu ficar cego, isso não me vai valer de nada, pois aí só o espírito dela conta…. Pensem nisto e parem de ser materialistas, vão a uma igreja e tenham uma conversa imparcial, aberta e justa com o padre e verão que muitos ateus passarão a Cristãos convictos….

  • Pires:

    DEUS EXISTE?
    DEUS deu o O Livre-Arbítrio a cada um ,se não fosse assim,não éramos livres mas sim controlados.(que piada tinha a vida se fôssemos meros robots.)
    O homem passa a vida a culpar DEUS por seus próprios erros,DEUS deu a boa palavra a toda a criatura(homem…),se alguém comete crimes guerras etc só o faz para sua própria condenação(ainda por cima em nome de DEUS),JESUS não mandou matar mas sim amar o seu próximo como a si mesmo.
    Aqueles que fazem guerras e matam em nome de DEUS é por ganancia e por interesse ,como JESUS disse o $$$$$ é a raiz de todos os males.JESUS deu a palavra de vida eterna para toda a tribo raça e língua,boa palavra não de perseguir matar roubar mas sim de amar não mentir ajudar etc.
    O homem a que não quer saber de DEUS para nada prefere andar nas suas prostituições nos seu pecados(muitos deles sem lógica nenhuma ,inverso do normal) não querem saber porque a própria palavra de DEUS os condena,porque se todos lessem a bíblia como deve ser tinham o ensinamento como viver bem e melhor.
    OUTRO PONTO
    Precisamos acreditar na bilbia e na palavra de JESUS (o filho de DEUS)????

    RESPOSTA:So acredita quem quer para isso esta escrito na biblia quando JESUS ressuscitou e disse isto aos diciplos: MARCOS 16;vers 15 e 16
    “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
    Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

    O homem acusa a DEUS e aqui esta a resposta.
    ROMANOS 9:20,21
    20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
    21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

    JESUS veio trazer a salvaçao a todo o ser humano e a palavra da vida eterna.
    Se alguem pensa que vai para o Céu tambem não se esqueça onde esta escrito Céu tambem esta escrito inferno e porque vai para um lado ou para o outro.

    Na escola aprendemos muitas coisas inuteis e mentiras,como podemos saber quem mente se nao ouvimos as duas partes????pode alguem dizer se uma pessoa esta a mentir ou a falar a verdade sem ouvir a outra????Assim como nos tribunais à leis e ouvem sempre as duas partes,se nos humanos temos leis e somos punidos quando nao as cumprimos,acham que DEUS nao tem lei????? e nao pune quem nao as cumpre??? esperem .. esperem ..esperem ninguem vive para sempre.
    Temos a lei de DEUS sempre ao nosso dispor e so nao cumpre quem nao quer e o julgamento de toda a criatura ade chegar.
    Pode alguem acusar um homem de roubar ou mentir ou de fazer mal sem nunca o ter visto nem ouvido a sua voz? E muitos acusam a DEUS pelas fomes guerras etc….. Pode alguma coisa ser formada do nada? Pode o homem fazer algo do nada??(ou so manipula o que ja existe….). Eu digovos sinceramente o homem nao passa dum mero bichinho que nao vale nada,quem somos nos para fazer tais questoes,num universo de planetas e estrelas e galaxias quem é o homem para que DEUS se lembre dele???
    PARA FINALIZAR:Amem-se uns aos outros e vivam felizes, com os que ficam depois de morrer-mos so deixamos as boas obras ou alguem quer se lembrar das màs?os bons sao amados os ruins e fracos de coraçao sao rejeitados sempre foi assim e sempre serà assim.Os bons sao benditos e os maus malditos assim é na boca de todo o homem…Fiquem com DEUS.

  • Camila:

    Nunca vi ele e acredito que ninguém nunca o viu, portanto NÃO ACREDITO e não consigo entender como tem gente que pode acreditar nele. Está claro que ele só foi inventado, como já foi dito aqui, para se encontrar algumas respostas, sem contar que em seu nome já foram cometidas muitas atrocidades. Se ele existisse e fosse ‘bom’, não haveria pessoas pobres e sofridas no mundo. O homem é responsável por suas próprias ações, não precisa de um Deus para seguir e lhe dizer o que é certo ou errado.
    beijos

  • Pires:

    DEUS existe e não à desculpa para ninguém dizer que não pois a própria natureza mostra isso.O homem nada sabe pois sabe manipular células sementes etc mas criar ele mesmo não consegue.O homem nasce e morre e o sol continua no seu lugar como pode ele saber como foi a criação de tudo,hoje falam em átomos explosões e amanha já tem mais coisas novas a inventar.Depois o homem veio do macaco ( homo habilis, homo erectus e homo sapiens etc…..)Se estas transformações do macaco para homem aconteceram visto que ainda à macacos aonde estão os outros ,entre o homem e o macaco?????será que os macacos só evoluíram naquela época???(só historias que eles contam…(assim como o meu avo diz . São malucos a contar maluquices para os malucos acreditar).
    átomos Explosões-uma explosão pôs todos os planetas redondinhos inventou homem e mulher ,fez toda a natureza plantas fruta etc(este pó é milagroso, coisa tao pequenina e tem uma inteligência????hahhahahah,tenho que pegar na terra a ver se ela me faz algo diferente(terra areia é maior que o átomo).
    Religião certa—DEZ MANDAMENTOS
    ÊXODO 20
    1 ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
    2 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
    3 Não terás outros deuses diante de mim.
    4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
    7 Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
    8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    11 Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
    12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
    13 Não matarás.
    14 Não adulterarás.
    15 Não furtarás.
    16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
    17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
    JESUS disse –UM NOVO MANDAMENTO VOS DOU:Que vos ameis uns aos outros;como eu vos amei a vos,que também vos uns aos outros vos ameis.Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros.

    Quem não cumprir isto nunca conhecera a DEUS,A palavra de DEUS é só uma é a bíblia sagrada,não é bíblia alterada como muitas religiões mas sim a original com 66 livros sem alterações deste o tempo antigo como a traduzida pelo Almeida (bíblia sagrada revista e fiel e revista e corrigida).
    Leiam os dez mandamentos e saberão qual é a igreja de DEUS.Os que cumprem melhor a bíblia é os evangélicos.Provem vocês mesmos procurem a verdade porque ela é só uma e não varias.Procurem enquanto são vivos,depois de morrer é tarde demais.Procurem as boas palavras e as más não as aceitem.Boa palavra só JESUS a tem mais ninguém.Fiquem com DEUS.

  • Nagib Anderáos Neto:

    No dizer de Schopenhauer, a crença na imortalidade ou a na morte como aniquilação absoluta são igualmente falsas. Seria necessário encontrar um justo meio entre elas, um ponto de vista superior.

    A morte é para o ser humano aterrorizante, porque ele não a compreende. A vida é muito curta e caminha para a morte rápida e inexoravelmente. Esta é a única e grande certeza: um dia se vai morrer.

    Por que apegar-se à vida? Por que revoltar-se contra o desígnio superior?

    Antes de existirmos, pondera o pensador, era o estado do não-ser, que é o mesmo do depois da morte. Por que não nos aterrorizamos também com este estado anterior ao nascimento?

    Para onde vai a luz quando anoitece?

    O não-ser anterior ao breve hiato da vida não é outro quanto o posterior à morte. Por que, então, tanto apego a este infinitesimal instante da vida diante do eterno e infinito não-ser?

    Seria um absurdo considerar o não-ser como um mal que só existe e é concebido pela mente humana, que no estado de não-ser estaria desprovida de consciência. E o pensador nos recorda Epicuro que teria dito que a morte não nos concerne, pois quando somos, a morte não é, e quando a morte é, não somos mais, concluindo que é no conhecimento que consiste a consciência para a qual a morte não é um mal.

    O processo de envelhecimento é um morrer gradativo com a extinção das paixões e dos desejos com a debilitação do impulso vital. E a morte, assemelhando-se ao sonho ou ao desmaio, não é em si um mal, senão a culminação de um processo num átimo dentro da infinitude da eternidade. Muitas vezes ela é suplicada como uma benção; o derradeiro refúgio.

    Não nos parece, ao contrário de que afirma o pensador, que a consciência seja o produto da vida orgânica, senão o contrário, pois tudo o que existe é movida por uma única fonte de energia, que pode ser chamada de forca universal, de Deus, que é no homem a sua consciência.

    E para onde vai esta força ao cessar a vida humana? O fato de o pêndulo se imobilizar, pondera Schopenhauer, não significa que a gravidade foi reduzida a nada, ou seja, a cessação da vida não implica a aniquilação do princípio vital, concluindo que a força que antes animava uma vida apagada é a mesma que é ativa na vida agora florescente. E esta força seria o princípio de todas as mudanças.

    A Natureza está sempre a demonstrar que o aniquilamento de um indivíduo é-lhe totalmente indiferente; seja uma rã, um pássaro, um caracol, uma grande quantidade de seres humanos esmagadas por um terremoto, pois a ela interessa mais a espécie e menos o indivíduo, pois ao indivíduo interessa ele próprio, que se agarra à vida com unhas e dentes por trazer dentro de si uma força poderosa que é vontade de viver expressa nele pela própria Natureza que parece largar seus filhos à própria sorte, mas não o faz, pois cuida do indivíduo cuidando da espécie.

    Ao cuidar da espécie, Deus, ou a Natureza, cuida do indivíduo que cuida de si mesmo, luta por sua própria vida e deve aprender, como ser humano, a compreender que a morte não é um mal em si, nem tampouco a aniquilação absoluta, senão a mudança para o estado anterior ao nascimento que num impulso vital inesperado brilhou por um átimo e se somou aos bilhões e bilhões de olhos que iluminam e embelezam a noite eterna.

  • Paulo – Itajaí – SC:

    Acredito que realmente Deus foi criado pelo homem, acho que nossa terra é extremamente vulnerável neste universo tão imenso , pois num piscar de olhos pode aparecer um asteroide, cometa, um astro estranho e colidir com a terra e em alguns minutos aniquilar toda a forma de vida no planeta, e Deus jamais criaria toda humanidade e toda a foma de vida na terra para destrui-la em alguns instantes, também sabemos que nosso sol é finito e que daqui a bilhões de anos vai se transformar em uma supernova e esse processo culminara com a destruição de todos os planetas vizinhos a ele, já imaginou o que vai acontecer conosco? nessas altura é bom que criamos um Deus para pelo menos ter a quem pedir socorro nessas horas tão aterrorizantes, o que nada adiantara, mais pelo menos nos dará um alivio pisicologico.
    O Deus criado pelo homem já está inrraizado na mente da maioria dos humanos, para dirimir o bem e o mal, e com medo de ir para o inferno ( que também acho que não existe) procuram alguma forma de religião para manter está fé e se livrar do que não existe, mais é tão forte a proliferação desta criação que até eu que não acredito escrivi todas as palavras “Deus” desta opinião com letras maiusculas.

    Que Deus me perdoe .

    As Religiões são responsaveis pelos maiores conflitos da humanidade.

    O ser humano precisa sim , criar boas leis, ser uma boa pessoa e cumprir-las .

    Um grande abraço a todos os humanos.

  • Carlos (Magé RJ):

    Se você tem dúvidas que Deus existe, procure ter um contato com Ele.
    Só você e Ele. Mas faça busca sincera. A Bíblia Sagrada diz, “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. É pela fé que entendemos que o universo foi criado pela palavra de Deus e que aquilo que pode ser visto foi feito daquilo que não se vê (Hebreus 1.1-3). ” Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhece-lo melhor (Hebreus 6.11)”.
    “Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar de todo o coração (Jeremias 29.13)”.
    Se você quer saber com certeza se Deus existe procureo com sinceridade no coração e com fé que você com toda a certeza o encontrará.

  • Fernando:

    Acredito que exista uma força maior por trás de tudo, chame-a como quiser, de Deus, Buda, Alah, uma energia ou ser primordial que está por trás de todos os acontecimentos do universo, que rege todas as suas leis.
    Alguns cientistas acreditavam nesta hipótese, o mais famoso deles, Einstein, estava trabahando em uma teoria que buscava dar um nexo a tudo que acontece no cosmos, porém não obteve sucesso, pois morreu antes de finalizá-la.
    Acho que nossos conhecimentos ainda não são grandes o bastante para provar algo assim, mas acredito fielmente que este universo tão imenso não pode estar aqui hoje sem um propósito maior e algo ou alguém para regê-lo como um Deus talvez.

  • Álvaro:

    Deus não tem explicação para nossa infima inteligencia.

    Não podemos provar sua existencia cientificamente, mas pelas evidencias.
    Deus como diz São João ELE se manifesta nas suas obras sob forma de AMOR, na harmonia dos seres humanos, de todos seres vivos da natureza e dos astros no firmamento.
    Como diz o participante Marcos ( 17acima) :
    Não crer em Deus é o mesmo que não crer em nossa origem. Se Deus não existe e somos fruto de um acaso.
    Como poderia o caos a desordem causada por uma grande explosão como o Big Ban gerar todas as formas de vida e o vasto universo?
    Benjamin Franklin, dissse que se essa teoria fosse verdadeira, seria o mesmo que dizer que da explosão de uma tipografia possa nascer um livro.

    Tem que haver um princípio que gerou ou propiciou o Big Bem, e tudo mais no universo, inclusive este ser horogante e petulante ” o ser humano”.
    O ser humano entender Deus,(desculpe a comparação: DEUS seria o homem e o cão uma creatura) .
    É querer que um um cão inteligente e adestrado compreenda que dois mais dois é quatro é impossível.

    O homem tem que saber que é um ser inteligente ( em termos do nosso pequeno mundo) mas sua inteligencia é parca e limitada para entender seu Creador.
    Deus se revela aos humildes , e não aos sábios, presunçosos e horrogantes.
    Sinto Deus presente em suas obras e nos meus atos bons.

  • Sergio de Oliveira:

    Acredito fielmente na existência de um Ser Supremo a quem um dia iremos nos reportar e A Quem cabe nos deixar prosseguir a vida espiritual ou não. Caso acreditasse que Deus não existe e que a vida como um todo acaba por aqui, não haveria motivos para levar a vida trabalhando e sendo submetido a tantos encargos para bem viver em sociedade. Seria simplesmente um animal como qualquer outro que só se preocupa com o alimento e o repouso diário. Deus não depende de nossa crença para existir. Acredite que ele existe, pois caso não exista, não lhe custará nada. Se não acreditares e Ele existir? já imaginou o que vai acontecer? Vais colocar a possibilidade de uma existência espiritual após esta vida? Por isso eu insito, na dúvida, ACREDITE.

  • nous:

    È claro que DEUS existe .
    so vc olha as coisas ao seu redor que vera que DEUS existe sim.
    [NOUS]

  • Rodrigo:

    A unica maneira de provar se ele existe seria provando ele mesmo !

    Resumindo gente : Deus è : onipresente, onipotente e onisciente. logo fala com ele que ele fala com voces logicamente. Mas, antes de faze-lo lembre-se que nao estao falando com seu vizinho ou colega da escola.

    ” Ele da graça aos humildes e rejeita os soberbos “

  • Werther Maia:

    Ele existe e está muito além da nossa compreensão.

    Físicos estão trabalhando em experimentos e teorias para dar respostas a questões como a origem da matéria e do universo. E sabe o que eles estão descobrindo? Que o nosso universo não é o único, ou seja existem muitos além do nosso ‘pequeno’ universo. Que se encontram em uma super dimensão e mais, as leis da física como conhecemos nestes universos paralelos, poderiam ser completamente diferentes.

    Quem sabe deus não não está em algum deles? Em um plano elementar, puro e belo….

    Também sou a favor da teoria de que os seres vivos não poderiam surgir de simples combinações de acidentes entre elementos e moléculas. Tem algo muito complexo e intencional por trás desta resposta.

  • Chico Lobo:

    Acreditar em deus, ou deuses, seja ele qual for, é absolutamente CONFORTÁVEL para a psique humana, mas não é sério.

    Devo lembrar que sacerdotes (criadores do “pensamento de deus”) são supostos filósofos que atravancaram o desenvolvimento das ciências e da cultura humana com conceitos torpes para tentar “justificar” os fenômenos da natureza ou para galgar poder sobre seus seguidores.

    As religiões, vistas atraves da história humana, sempre fomentaram a discriminação, as guerras e a ampla maioria das atrocidades realizadas pelo ser humano em nome de seus deuses e suas crenças infundadas.

    No mundo moderno, onde existem até máquinas que nos ajudam a raciocinar, NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PARA CRENÇAS em mitologias.

    Mas, deixo claro que acreditar na lenda de um deus é confortável.MAS, NÃO SE DEVE LEVAR A SÉRIO.

  • renery:

    Deus existe claro que sim! tudo aqui na terra tem superior em qualquer coisa que vc imginar, ou seja todas as empresas por exemplo. Porque o universo não tem um superior, uma grandeza dessa, quem coornará o mundo só pode ser Deuz sem dúvida. Para os ateus não posso fazer nada acredite se quizer!

  • Amor:

    Eu acredito em Deus e observo todos seus mandamentos.E na minha opinião pessoas que dizem não acreditar, La no seu intimo elas acreditam. E assim como eu elas sente sua presença. Mas porém as negam, por saber que a sua presença reprova muitas de suas atitudes, e de seus pensamentos. Preferem viver na pratica de suas vaidades, e na satisfação do seu ¨eu¨, e sabem que o ser supremo não aceita suas atitudes.
    Não procure na ciência respostas para suas perguntas sobre Deus. Quer saber quem ele é, procure na bíblia, ele vai falar com você.
    JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS!!!
    Convide ele para entrar em sua vida, e verás como ele verdadeiramente existe.

    sábias palavras

  • daniel:

    na minha opiniao ,existe sim
    mas não como ele aparece na biblia
    ate pelo motivo de que a biblía foi traduzida por quatro linguas ate chegar ao latim
    e os padres da epoca na hora da tradução colocavam muito de suas idéias na bilbía ate também por interresses politícos , principalmente na época da inquisiçao alem também da biblía ser escrita por uma linguem rebuscada no qual se usa parabolas e figuraçoes para representar sues ensinamentos
    ou alguem ainda acha que adão e eva foi uma historia verídica .
    eu acredito sim que deus é a inteligencia suprema do universo justo e bom
    por varios moivos a nossa criaçao os acasos da vida por que certos fatores
    acontecem em nossa vida de maneira que parece que tem uma inteligencia regendo isso tudo o que seria o destino , por que certas pessoas nascem tetraplegicas e outras normais algumas com cindrome de down e algumas com doenças fatidicas eu so consigo conceber esses fatores acreditando
    em reencarnaçao e de que todos nos vamos estar evoluindo eternamente
    ou você acha que vai descansar no paraiso ou que nada disso que estou falando é verdade .. bom pode ser mas existem certas coisas que acontecem
    na vida que eu posso expicar e vc ?
    poe exemplo se existem vida em outros planetas
    claro que existem ou voce tem a ignorancia de achar que com triilhoes de galaxias a terra é o unico planeta a ser habitado ate pela ignorancia dos cientistas em nao admitir que existam outros elementos químicos que o ser humano desconhece que possam gerar vida e nao só uma cadeia de aminoacidos ou até as cadeias de carbono
    eu acredito em deus e acredito no Espíritismo
    que pode esclarecer todas essas questoes e muito mais
    por que a doutrina espirita anda junto com a ciência ao contrario
    das outras religioes ..

    pela ignorância do ser humano de tentar
    explicar uma coisa inconcebível para nos por enquanto

  • R:

    Deus na verdade existe,mas só ajuda aos que pedem ajuda a ele,não usando de sentimentos e emoções,mas sim de uma fé racional.Deus busca os valentes,aqueles que não querem se apegar a religiosidade,mas sim a espiritualidade.Crer em Deus é muito mais que apenas frequentar uma igreja,é se entregar de corpo e alma para Ele.Até o diabo e seus demonios creem em Deus,não só creem como tremem diante dEle.Jesus se dispos a morrer por nós e eu sou muito grato por isso.A própria Biblia explica que Deus usa as coisas loucas do mundo para envergonhar os que se dizem sábios.Por mais que a Ciencia tente,nunca desvendará os mistérios de Deus.

  • tatiana:

    eu creio que deus existe,muitos dizem que a unica prova que deus exite e a biblia mais para alguns a biblia foi escrita por meros homens portanto nao deve se levar a serio mas os livros de referencia que a ciencia usa tambem nao sao meros pensamentos humanos ?por mais que a ciencia estude o cerebro humano por exemplo ele continua sendo uma caixinha de surpresa e obvio pois o originador do cerebro e alguem muito superior por mais que tentem ainda assim serao meros espectadores assombbrados tem coisas que a ciencia ainda nao tem provas talvez nunca terao mas o proprio olho nu e cego da humanidade pode ver entao nao podemos dizer que nao existe so por causa de meras provas nao apresentadas seria ignorancia contestar a existencia de deus so porque nao o vemos ou por causa de provas seria o mesmo que contestar o vento o ar os pensamentos ou alguem ja viu um ser humano pensar quem sabe um dia os pequenos pensadores os levantadores de questao os estudiosos de assuntos relevantes os intelectuais da atualidade cheguem a um acordo com deus isso sim seria um grande avanço obrigada.

  • Edemilson Lima:

    “Se não há um deus, estamos corretos; se há um deus indiferente, não sofreremos; se há um deus justo, não temos nada a temer pelo uso honesto da racionalidade; mas, se há um deus injusto, temos muito a temer – assim como o cristão.” (George Smith)

    “Afirmo que ambos somos ateus. Apenas acredito num deus a menos que você. Quando você entender por que rejeita todos os outros deuses possíveis, entenderá por que rejeito o seu.” (Stephen Henry Roberts)

    “Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, porque os ama.” (Steve Knight)

    “O deus capaz de por um câncer num crente certamente não se comoverá com orações.” (Bret Harte)

    “Quanto mais aprendemos, de menos deuses precisamos. A crença em Deus é somente a explicação de um mistério com outro mistério, dessa forma não respondendo nada.” (Dan Barker)

    “Se Deus pode acabar com o mal mas não quer, é monstruoso; se quer, mas não pode, é incapaz; se não pode nem quer, é impotente e cruel; se pode e quer, por que não o faz? ” (Epicuro)

    “Se existisse um Deus todo-poderoso, teria feito exclusivamente o bem.” (Mark Twain)

    “Será Deus incapaz de prevenir nossos sofrimentos, não sendo, portanto, onipotente? Ou pode preveni-los e não o quer, não sendo, pois, compassivo e justo?” (Walter Kaufmann)

    “Deus deseja prevenir o mal, mas não é capaz? Então não é onipotente. É capaz, mas não deseja? Então é malevolente. É capaz e deseja? Então por que o mal existe? Não é capaz e nem deseja? Então por que lhe chamamos Deus?” (Epicuro)

    “Não há no mundo amor e bondade bastantes, para que ainda possamos dá-los a seres imaginários.” (Nietzsche)

    “A idéia de um Ente supremo que cria um mundo no qual uma criatura deve comer outra para sobreviver e, então, proclama uma lei dizendo: ‘Não matarás’ é tão monstruosamente absurda que não consigo entender como a humanidade a tem aceito por tanto tempo.” (Peter de Vries)

    “Se os bois e os cavalos tivessem mãos e pudessem pintar e produzir obras de arte similares às do homem, os cavalos pintariam os deuses sob forma de cavalos e os bois pintariam os deuses sob forma de bois.” (Xenófanes)

    “A crença em Deus subsiste devido ao desejo de um pai protetor e imortalidade, ou como um ópio contra a miséria e sofrimento da existência humana.” (Sigmund Freud)

    “Se as pessoas são boas só por temerem o castigo e almejarem uma recompensa, então realmente somos um grupo muito desprezível.” (Albert Einstein)

    “Cada vez que ouço cristãos falarem de moral, sinto revoltar-me o estômago” (Karlheinz Deschner)

    “Se um indivíduo tem o azar de nascer num país de maioria cristã, no seio de uma família cristã, é criado e educado por pais cristãos, sofre a lavagem cerebral cristã na infância e passa toda sua vida sendo bombardeado pela insidiosa propaganda cristã, o que ele deverá se tornar? Ateu?” (César Medeiros)

    “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.” (Carl Sagan)

    “A ciência está aberta à crítica, que é o oposto da religião. A ciência implora para que você prove que ela está errada – que é todo o conceito – enquanto a religião o condena se você tentar provar que ela está errada. Ela te diz aceite com fé e cale a boca.” (Jason Stock)

    “Por simples bom senso, não acredito em Deus. Em nenhum.” (Charles Chaplin)

    “Se a bíblia está errada ao nos dizer de onde viemos, como podemos confiar nela ao dizer pra onde iremos?” (Justin Brown)

    “O jeito de ver pela fé é fechar os olhos da razão.” (Benjamin Franklin)

    “A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova.” (Ashley Montagu)

    “Sou ateu porque não há evidência para a existência de Deus. Isso deve ser tudo que se precisa dizer sobre isso: sem evidência, sem crença.” (Dan Barker)

    “Se lhe ensinassem que os elfos causam a chuva, toda vez que chovesse, você veria a prova dos elfos.” (Ariex)

    “‘Ter fé’ significa não querer saber o que é a verdade.” (Nietzsche)

    “Afirmar que ‘Deus fez isso’ não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação.” (Peter Atkins)

    “Caros amigos: O homem criou Deus, não Deus o homem.” (Giuseppe Garibaldi)

    “Eu não acredito em Bíblia. Eu não acredito em tarô. Eu não acredito em Jesus. Eu não acredito em Buda. Eu só acredito em mim.” (John Lennon)

    “Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existem muito mais crentes do que pensadores.” (Bruce Calvert)

    “A ignorância suplica confiança mais freqüentemente do que o conhecimento: são aqueles que sabem pouco, e não os que sabem muito, que afirmam tão positivamente que esse ou aquele problema nunca serão resolvidos pela ciência.” (Charles Darwin)

    “Eu sou contra a religião porque ela nos ensina a nos satisfazermos ao não entender o mundo.” (Richard Dawkins)

    “Os homens jamais serão livres enquanto não seja estrangulado o último rei com as tripas do último padre.” (Diderot)

    “Quando o primeiro espertalhão encontrou o primeiro imbecil, nasceu o primeiro deus.” (Millor Fernandes)

    “A inspiração da Bíblia depende da ignorância da pessoa que a lê.” (Robert G. Ingersoll)

    “A beleza da mania religiosa é que ela tem o poder de explicar tudo. Uma vez que Deus ou Satanás são aceitos como a primeira causa de tudo que acontece no mundo mortal, nada é deixado à sorte… a lógica pode ser alegremente jogada pela janela.” (Stephen King)

    “Fundamentalismo Cristão: a doutrina que tem uma entidade absolutamente poderosa, infinitamente sábia, universalmente expandida e que está profundamente e pessoalmente preocupada com a minha vida sexual.” (Andrew Lias)

    “O teísta e o cientista são intérpretes rivais da natureza, o primeiro retrocede conforme o outro avança.” (Joseph McCabe)

    “A religião Cristã começa com um sonho e termina com um assassinato.” (Thomas Paine)

    “A Maioria das pessoas prefere morrer à pensar; de fato, muitas o fazem.” (Bertrand Russell)

    “Se mais cristãos lessem a Bíblia, haveria menos cristãos” (Derek W. Clayton)

    “E no 4,5 bilionésimo ano o homem disse: Que haja deus.” (Justin Thomas)

    “Se Deus é nosso Pai (você que pensa), então Satã deve ser nosso Primo. Por que ninguém entende essas coisas importantes?” (Tool)

    “A ciência é incompletamente correta; a religião é completamente errada.” (Leo Vines)

  • luis claudio:

    Eu acredito em Deus e observo todos seus mandamentos.E na minha opinião pessoas que dizem não acreditar, La no seu intimo elas acreditam. E assim como eu elas sente sua presença. Mas porém as negam, por saber que a sua presença reprova muitas de suas atitudes, e de seus pensamentos. Preferem viver na pratica de suas vaidades, e na satisfação do seu ¨eu¨, e sabem que o ser supremo não aceita suas atitudes.
    Não procure na ciência respostas para suas perguntas sobre Deus. Quer saber quem ele é, procure na bíblia, ele vai falar com você.
    JESUS CRISTO É O FILHO DE DEUS!!!
    Convide ele para entrar em sua vida, e verás como ele verdadeiramente existe.

  • Seraph:

    Minha resposta é sim e para os cientistas de plantão descrentes numa existência sapiente maior capaz de criar o universo e todo seu conteúdo aqui vai algumas explicações minhas…

    1° A teoria criacional diverge da evolutiva?

    NÃO! o que acontece é que os cientistas necessitam de evidências é claro cientificas porém a bíblia descreve por si a descrição da criação no livro de gênesis onde Deus dá a seguinte ordem:

    “que haja luz e houve luz” Gênesis 1.3

    Como apreciador do site devo lembrar da matéria em que os cientistas reproduziram o instante segundo onde o big bang aconteceu tudo começou numa grande luz e em milionésimos de segundos após houve a grande expansão do universo.

    COMO NAO COMPREENDER QUE ISSO ESTÁ INTERLIGADO?
    COMO APENAS DIZER “NÃO EXISTEM PROVAS CIENTÍFICAS ENTÃO NAO ACREDITO!” A VERDADE DISSO É QUESE NÃO EXISTE DEUS EM NOSSAS VIDAS NAO PRECISAMOS DEUMA LEI BIBLICA PARANOS DISCIPLINAR ENTAO LEVAMOS A VIDA QUE QUEREMOS E SOMOS OS deuses DA NOSSA PROPIA VIDA. Por esse motivo é mais fácil dizer Deus não existe!

    mas pra quem acha pouco vamos a outra pérola bíblica.

    “E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.” Gênesis 1.20

    O SAUDOSO Darwin disse que a vida começou na água e se expandiu para a terra então será que só eu sei ler ou o fato de um homem que vivia ALGUNS MIL ANOS A.C não saber descrever o que é uma estrutura celular não quer dizer que ao escrever a bíblia ele não tenha explicado da melhor maneira que ele teve.

    a bíblia é cheia de enigmas e pessoas que vão lê-la no intuito de dizer “isso é história pra boi dormir” nunca irão interpretá-la de modo a abrir seus olhos.

    um exemplo disso é o fato da INSISTÊNCIA bíblica de colocar os dias contados
    como 7. o Numero 7 seria muito insignificante e se Deus quisesse criar o mundo em tão pouco tempo Ele teria criado em 1 dia por tanto a linguagem figurada esconde que de fato o mundo não foi criado em 7dias e sim em milhares de anos,daí mais uma vez temos a BIBLIA nos mostrando a teoria da evolução certa.

    Após ler algumas das pérolas de Darwin percebi que o seu extremo desrespeito com a figura divina criadora de tudo o fez com que ele pecasse nessa tão iluminada descoberta que foi a TEORIA da evolução em dizer que viemos do macaco. ou seria do rato? pois eles é que tem o DNA mais próximo dos humanos e não o macaco pelo seu fenótipo.

    O que tenho a dizer como fiel e também como consumidor de conhecimento que sou é que sim acredito na teoria da evolução e sim acredito em Deus pra mim são a mesma coisa.

    Quanto aos meus amigos que dizem “é necessário um fato cientifico para provar” lembrem a TEORIA DA EVOLUÇÃO É UMA TEORIA POR TANTO DENOMINADA ASSIM PELA AUSENCIA DE FATOS CIENTIFICOS SUFICIENTES.

    Vir aqui e desabar dizer que Deus não existe é de fato um descarrego de consciência para mentir para si mesmo e se perdoar a si própio pelos erros que tem cometido pois já que não existe Deus pra você é mais fácil se perdoar do que pedir perdão e viver sua vida desregrada e sem rédias dia após dia afogando-se num mundo de pecado, solidão, e desenganos.

    para encerrar quero deixar uma parábola sobre a criação isso aconteceu entre dois cientistas de verdade só pena não lembrar os nomes por tanto ficamos com uma parábola e não a Estória:

    O cientista chega no laboratório do amigo e Vê uma coisa que para ele foi a coisa mais magnífica que já tinha visto o modelo do sistema solar em meio a arames e bolas de isopor perfeitamente alinhados. ele fica deslumbrado com aquela invenção e pergunta:

    – Cientista cético: Como pode alguém ter criado algo assim? somente UMA MENTE BRILANTE seria capaz de fazer algo dessa magnitude! exclamou o cético.

    o criador do projeto entra na sala e responde:

    -Cientista 2: Não amigo ninguém elaborou esse projeto eu estava ali sentado quando vi uma explosão perto dos arames e dos outros materiais e de repente tudo isso ai comecou a se formar sozinho eu fiz nada…

    OBRIGADO

  • Milton Mourão:

    O deus antropomórfico que todas religiões impingem aos seus seguidores não existe, é “fake”. Porém um ser absoluto e ímpessoal, que estivesse embutido em cada ser vivo como uma sua imagem, é bem possível existir. Todavia, no nosso estágio atual de desenvolvimento, é impossível provar tal afirmativa. Fé cega não serve como base para isso. A ciência ainda esta engatinhando, portanto…
    A rigor, dentre todos seres vivos, os humanos são os unicos que sentem dependência dele para viver. Nem se dão conta que são o próprio. Os demais seres vivem apenas com os recursos que a Natureza lhes dá!

  • RAQUEL:

    A ciencia nunca vai admitir a existência de Deus, ela se explica por sí mesma.As coisas espirituais não são para se entender ,não passam de loucura para quem quer explicações exatas.Eu sei que Ele existe, a palavra Dele(biblia sagrada) mostra isso,foi inspirada por Ele.Mas como crer se acham que não precisam Dele pra nada.~Estão todos vivendo por viver e esperando envelhecer e morrer.Deus é o Criador ,todo poderoso e fora Dele não há salvador.Basta olharmos pra dentro de nós e tentarmos descobrir isso,essa resposta só poderá vir de dentro do nosso coração.

  • Tainan Reis:

    Creio que Deus existe SIM!

    Muitos cientistas procuram por coisas que possam ter originado actos bíblicos….como por exemplo…. A criação da terra

    Os cientistas pesquisaram e encontraram… na sua base, a explosão do Big Bang.

    Deus quando criou a terra, não foi como um fumo mágico que se jogou e quando o fumo desapareceu estava lá a terra…

    Eu creio que quando ele ordenou que a criação iniciasse, muitos processos aconteceram, como por exemplo…a explosão do big bang…

    Para minha pessoa, o Big Bang foi uma explosão poderosa , ocorrida quando “No princípio criou Deus os céus e a terra”, ou seja, o simples poder da palavra Deus

    Depois: “Disse Deus: haja luz. E houve luz.”

    Vários processos ocorreram quando Deus disse “haja luz”

    Se um dia nosso, é como muitos (extravagadamente muitos) para Deus….podem fazer as contas com os números correspondentes aos anos de processo de criação da terra dados pelos cientistas e dividir tais números pelos “6 dias” de criação do mundo por Deus.

  • Maikon:

    Não há como discutir esse assunto.

    Os céticos afirmam que os crentes se baseiam em livros e fatos sem comporvação alguma, ou seja, apenas em sua própria fé.
    No entanto se esquecem que a ciência por vezes errou, e ainda errará. Durante anos acreditou-se que a Terra fosse plana, e assim foi aceito até que se provou ao contrário (se é que ela é mesmo geóide, e se compravado for que a visão do homem no espaço fica distorcida? Claro que é um exemplo um tanto quanto absurdo, mas é que me faltam palavras no momento rsrsrsrs…)

    Enfim, ninguém tem o conhecimento completo do universo para dizer quem está certo ou errado, de tal forma continuo e continuarei acreditando em Deus.

  • Silvia Sequeira:

    Duvidas nao pode haver sobre o nosso Pai Celestial, pois Ele esta presente em todos os momentos da minha vida e sempre me ouve e ajuda ,SEMPRE.Nao ha duvidas,Ele existe.

  • Robson Wagner:

    Sim e Não!

    Não, pelo fato de que tudo o que conhecemos nada mais é do que nossa leitura do que chamamos de universo. Conceitos e valores existem apenas na esfera humana, bom, mau, alto, baixo… Ocorrem fenômenos regidos por princípios fundamentais que atuam sobre o tempo e o espaço, modelando o que chamamos de matéria e energia. Nossas leituras são nossas interpretações. A ciência apenas lê o que lhe é possível no momento. A sublimação de fatos ainda não compreendidos, tem sido usada como artifício por religiões para dominar. A palavra Deus, por exemplo, deriva de Dyaus, o céu em Sânscrito. Culturalmente, ao longo dos tempos, valores locais tem definido e repassado a outra gerações, suas leituras do mundo segundo seus valores e conveniências. Há uma ordenação natural no universo, se assim quiser cada um, podem chamar de Deus. Nossa psique, através da psicobiofísica, atua entre um oceano de incompreesões, pela imensa maioria que nada ou muito pouco sabe de si mesma.
    Sim, Deus existe para aqueles que querem ele exista como resposta aos nossos valores de interpretar o universo.

  • FELIX DA SILVA ROCHA:

    Uma das maiores provas da existência divina está na nossa concepção, isto é, na engenhosa formulação de toda a cadeia de seres vivos.
    Como uma máquina química, a humana (a animal em geral), pode alcançar o desempenho que alcança?
    Se ainda não bastasse, observemos todo o universo, sua magnitude e equilíbrio, tanto macro quanto micro.
    Deus é, apenas, o elemento criador e mantenedor de toda essa ordem que pela nossa ignorancia muitas vezes parece um caos.
    É até mais fácil negar a existência divina, o que hoje em dia “soa inteligência” como se o pequenino ser humano pudesse deter suficientes conhecimentos para manter em perpétua atividade e harmonia a orquestra da vida e de todos os sistemas que ela precisa para existir.
    A dificuldade de alguns é imaginar uma forma, um tamanho para Deus, o que é perfeitamente dispensável, podendo ser gigantesco ou minúsculo. Deus poderia ser, apenas, inteligência, amor.

  • João Ferreira:

    DEUS existe? SIM. Há como provar cientificamente? NÃO. O que há de fato são evidencias da existencia de DEUS. As coisas visiveis não passaram a existir do nada, o nada não tem poder de criar, fazer surgir. A teoria da grande explosão não tem logica, de onde veio o material da explosão? uma explosao desorganiza, ao contrario do universo todo organizado, regido por leis fisicas perfeitas, como uma explosão faria um corpo humano assombrosamente belo com funçoes complexas e intercaladas? Só nos resta crer em DEUS, e isto só é feito por uma convicção, serteza que cada um pode ter, conhecida como FÈ. Para contato e-mail: [email protected]

  • Luiz Carlos Valverde Silva:

    è cla que DEUS existe, pense nos seus tributos e suas bençãos, enquadre o que acontece no mundo como por exemplo, o terremoto na China, os furacões, os tsunamy, e as Nações contra Nações, filhos contra pai ou vice versa, sem falar na ganancia financeira dos governantes, e o mais importante a BÍBLIA SAGRADA. por acaso já fez leitura do apocalipse, podem obter algumas respostas.G´lória a Jesus, porque é a passagem ao reino de DEUS.

  • Caxa:

    Deus existe apenas enquanto explicação para o desconhecido. A matéria prima para a confecção desse ser divino é tão somente a arrogância e incapacidade do homem de viver num mundo onde nem todas todas as resposta foram encontradas. É difícil para o homem sobreviver sem saber de onde veio, pra onde vai e o porquê disso tudo, então lança mão de um ser superior que explica tudo. Imagino ser essa a base da criação de um Deus. O que vem depois é um monte de religiões cujos líderes aproveitam da fraqueza humana para fins de controle e manipulação de massas.

  • Vilmar:

    Queridos somos livres,para pensar o que quisermos ,e para fazermos o que bem entender,mas vemos muitos horrores ao redor do mundo,pais matando seus filhos, filhos matando os pais,irmãos matando e roubando os próprios seus ,tudo isso é fruto de uma liberdade mau usufruida.O homen cada dia mais se torna independente do seu “EU” e se esquece de que temos direitos e deveres .
    O homem como homem sempre procura-rá por respostas a todo tipo de pergunta
    científica ,precisamos parar de perder nosso tempo nos preocupando com essas coisas ,e fazer o que nos foi confiado,falar de Fé,Esperança ,Amor,Alegria,Evangelho ….. e essa palavra religião veio para confundir,pois JESUS CRISTO é um só,essas muitas denominações só nos fazem nos separar de DEUS e seu amor para conosco,precisamos entender que somos um corpo cuja cabeça é JESUS CRISTO e o resto é vaidade de vaidade..

  • haddammann veron:

    A certeza da Ciência (a)
    A certeza da Fé (b)
    A certeza da Religião (c)

    Alguém olha um cenário … vasto, arenoso, um sol rachando … E nele, inerte, como que meio entre a areia tórrida uma forma cúbica …
    A Ciência diz: “Não é um peixe”.
    A Fé diz: “Não é um peixe vivo”.
    A religião diz: “É um peixe e está nadando” .

    PARA CLARA ATENÇÃO DO SER HUMANO QUE PORTA UM MÍNIMO DE CONSCIÊNCIA.
    Ciência comporta questão e comprovação.Fé comporta a perspectiva do que é questionável.Religião expulsa as duas, e impõe fantasia e trave de cegueira. Ciência é implacável ao visar a Técnica, por visar a Tecnologia.(porque o homem tem exigências de ordem prática).
    Fé é suscetível à inquietude da ponderação.(porque o ser humano é inquieto, intuitivo).
    Ciência propõe-se pelo estado do homem no dia-a-dia; em compromisso com seu bem-estar e sua preservação.
    Fé propõe-se ao estágio do ser para seu máximo alcance.
    Ciência propõe para o imediato e para a continuidade.(para a gradação evolutiva).
    Fé propõe para o futuro e para perenidade.(para reflexão do anterior e para ponderação posterior).
    Portanto, nada mais ignominioso do que a usurpação da Ciência e da Fé, pela religião.Porque a religião toma-se dona do conceito de Deus, usurpando-o, do íntimo do homem, e o induz e o obriga a deixar de pensar, de questionar, de respirar o romance da vida.
    Porque a Ciência traz e mostra maravilhas; e a Fé faz poesias para estimular, encontrar, e saborear as maravilhas da Ciência.
    E a Arte nasce em ambas. Estirando ambas, juntando ambas.
    Assim, nada mais deplorável que dizer:“Ciência é coisa do diabo”, insuflado por pastores e padres.E depois, deslavadamente, dizer:“Ciência existe para provar a Bíblia” .
    Nisso fica claro que os que se dizem representantes de qualquer instrução “divina”, nada sabem; não têm autoridade legítima nenhuma perante as verdadeiras riquezas da eternidade da vida, porque as invencionices religiosas contrapõem-se contra a Fé e contra a Ciência, que têm dignidade para erigir o ser humano.
    De falácias inventadas as religiões descambam para o crime crasso, porque não sabendo em que se pauta as palavras ancestrais de nossa espécie, adentram pelo burracionismo e impõem o terrorismo da ignorância, para reter a qualquer custo o nababo desfrute das vantagens da pregação dos interesses que escondem suas irrelevâncias e opressões..
    Assim, pela Fé e pela Ciência, as máfias e as máscaras caem.
    De forma que, por mais que inventem frases de efeito para impor escravidão psicológica ao ser humano, como “Deus está no controle”, por certo que esse “deus” não é o Conceito de Deus que incide no íntimo da espécie; porque o Conceito de Deus é o conceito do Criador, da criatividade, da representatividade do Esclarecer, do Esclarecimento, que comporta nele a intuição dum Infinito Orientador, ao que o ser humano por anseio provindo de solidão ou proteção, por escolha, quando compete, reverencia.
    Assim, só o burracionismo religioso pode engendrar a invencionice do criacionismo, para assegurar cargos inúteis dos sem-préstimo, inculcadores de falácias e sofismas e mentiras; porque, a proposta ancestral da idéia de criação não comporta a representação (a representatividade, a linguagem) da Ciência, mas sim, a figura e o conceito, expressado pelo alcance da poesia. Por isto, nenhuma frase em religião presta, toda e qualquer uma, tem intenção de engodo, e embuste; para submeter o ser humano à escravidão psicológica, cercando-o e matando-o por laços e aguilhões de submissão e terror. (Cabe, sim, tão somente ao Sociólogo, Filósofo, Historiador, e os romanceadores, posicionar o assunto de Fé – porque onde quer que haja qualquer conotação financeira destituiu-se, dali ou disso, a Fé e instaurou-se a crença, a religião – um empecilho esquisito que instalou-se, como um vírus parasita violento, na Sociedade Humana).
    Desse modo é que sempre fomos enganados, porque os que se dizem “dignatários por autoridade religiosa” nada são, senão apenas estelionatários da Fé, corrompedores do Saber, frangalhos dos restos sobrados das próprias destruições e crimes que fizeram; porque pelas mentiras insanas que impõem mataram e matam cada um que os convoque ao encontro da Justiça e do Saber. Mas a espécie, em vigor da vida, pondera e deflagra a Sentença. Quando os religiosos e seus asseclas e amancomunados intentaram contra a Humanidade, arrebentaram-se a si mesmos, tentando escarnecer, difamar, desguarnecer, e desmerecer, termos como Reflexão, Lógica, Competição, Justiça, …, em frases depreciativas, ignóbeis, insanas. E incorreram em tão completa desfaçatez que acabaram por encontrar a firme, tácita, e improrrogável postura da dignidade humana; devido ao choro, ao estarrecimento, aos gritos, e sofrimentos, de muitos e muitos, que ascenderam aos brios da Humanidade, e fizeram-se incandescentes em palavras e atos e posturas para o clarão de liberdade. Haddammann Veron Sinn-Klyssdomingo, 18 de maio de 2008Brasil
    Muitíssimo obrigado a este site — A oportunidade de dizer o que muitos e muitos estudantes queriam dizer depois que sofreram insuportáveis pressões para seguirem à força essa e aquela religião, separando-os subrepticiamente de namorados, perseguindo-os em escolas, nos esportes, e até absurdamente em seus próprios quartos e páginas da Internet. Agora, todos podemos saber o que de fato acontece.

  • Rubem:

    Deus existe?
    Ha,ha,ha.
    Eu acho muito engraçadoa essa pergunta.
    Como o ser humano é um bicho sem visão.
    Como que Deus não existe?
    A maior prova de sua existência é
    a minha existência, a sua, a existência do céu,
    da lua, do sol, da natureza, da água.
    Quem poderia ter criado tudo isso?
    O homem?
    Mas quem criou o homem?
    Ah, essa aí ninguém sabe explicar!

  • Wanderson:

    O homem denomina as coisas que não conhece para assim ter uma certa ilusão de controle do qual ele não tem sobre o universo.Uma delas é o termo DEUS.Isso é tão patente que nós costumamos falar de DEUS com personificações,imagens ou figuras de linguagem.
    Mas DEUS não é um homem nem uma coisa.É difícil definir DEUS por que ele está acima de todas as coisas no universo.Se não fosse assim ele estaria sujeito,influenciado pelas coisas que criou,logo não seria superior a nada.

    Acredito que Deus exista pelas mesmas descobertas da ciência e que descobre coisas tão complexas e assombrosamente espantosas na natureza que só pode los levar a uma conclusão de que há uma inteligencia superior,só não vê quem não quer.Todo efeito tem uma causa e essa causa está longe de ser completamente conhecida por nós dado a nossa acanhada forma de pensar.

    Resumindo:

    Deus(usem o termo que acharem melhor) é a inteligência suprema,causa primária de todas as coisas do universo.
    Se a idéia de DEUS fosse algo fictício,o avanço da ciência e da filosofia já teria apagado essa “ficção”a muito tempo,coisa que não acontece.

  • Julio Borges Filho:

    Na minha opinião sempre existiu.
    Mais do que a força criadora do universo a partir do eter, Ele é o próprio universo ainda em expansão, todos nós e tudo que existe, visível ou não, somos parte da Energia Criadora, a qual chamo de Deus.

  • Camilo Aristizabal:

    Deus não existe. As pessoas acreditam na energia dele… é fato. Isso sim existe. A crência da sua existência existe
    Agora. Se eu quero acreditar, prefiro dizer que é melhor fazer as coisas bem, para poder conseguir a sua aceitação no reino do Céu.

  • RICARDO:

    O que é uma Vida para vocês? Existirá no Planeta algum homem capaz de dizer certamente porque chora outro homem sem que esse lhe fale? A sua Vida é o seu Mundo, e no seu Mundo você é o Filho de Deus, procure o Deus que existe dentro de cada pessoa e respeite-o acima de tudo, e certamente perguntas como essa serão respondidas.

    ” Muitos são o Seu nome, única é a sua Força. “

  • Ezequiel:

    Deus não pode ser comprovado nem tão pouco negado pela ciencia.
    A ciencia não está preocupada em comprovar a Deus,
    Deus não está preocupado com a ciência,

    Deixemos então que seus adeptos felizes e satisfeitos com suas doutrinas convivam em paz até que, um dia quem sabe, decidam se unir.

    “E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com conhecimento e com inteligência” Jeremias 3:15

  • MACIEL:

    É CLARO QUE DEUS EXISTE. DEUS É O PRINCÍPIO MEIO E FIM. TUDO QUE TEMOS, VEMOS E VIVENCIAMOS SÃO OBRAS DO NOSSO GENEROSO E GRANDIOSO DEUS MARAVILHOSO. NELE TUDO PODE E SERÁ SEMPRE A NOSSA ROCHA, NOSSO ESCUDO, NOSSA FÉ DIVINA E SEMPRE ACLAMAREMOS, LOUVAREMOS E DE]AREMOS GRAÇAS POR TUDO EXISTIR.
    PARA OS LIBERTINO ATEUS, VÁ A IGREJA O SEU MAL É A AUSENCIA DA SENSIBILIDADE E DEUS ESTARÁ SEMPRE PARA TE AJUDAR!

  • Tetsur:

    O ser humano cada dia que se passa se torna orgulhosos, presuçosos e arrogantes em seus conhecimentos, cegos em seus próprio entendimento que é futil e sem valor, declarando que Deus criador do universo e de nosso lindo planeta, que Ele simplesmente é uma invenção, uma fantasia de nossas imaginação humana,
    Bem que gostaria que fosse mentira, que Deus não existe e tudo se fez do nada e sem nenhum ser superior está por detras dessa magnetude que a criação da humanidade, mais seu negar que Deus não existe prefiria que eu não existe, sem Deus perdesse o sentido da vida.
    Quero ver esse tais mentes brilhantes que afimam firmente que DEUS não existe, que quando a agônia da morte lhe chegar a porta, qual será descepção deles quando descobrirem que Deus existe e que Ele se revelou atraves de Jesus Cristo na cruz para salvar o homem da condenação eterna
    que está destinado aos impios e pecadores, que não aceita os temos desse Deus de amor.

  • Jean Lima:

    Deus é a base de tudo aquilo q representa o “bem” q está ao nosso redor .Nós seres humanos somos uma prova de sua existência .Seria uma completa viagem alucinógena errada dizer que tudo o que está escrito na Bíblia seja uma mentira. Compaixão, fraternidade,solidariedade,amor,união,amizade são alguns dos fundamentos criados por Ele para q nós possamos viver melhor em uma perfeita comunidade. Deus é algo muito maior do que qualquer coisa existente ou inexistente e por isso a sua importância e dimensão é dada como surrealista. Temos a vida como nosso maior bem para demonstrarmos ser dignos de estar ao Seu lado no céu e acreditarmos Nele mesmo que as barreiras humanas e os nossos problemas pareçam dizer ao contrário. A ciência é uma coisa surpreendente que foi inventada por nós para explicarmos melhor todos os fenõmenos da natureza . Deus é muito especial e muito grande para ser explicado pela ciência. Se a ciência não é capaz de dizer se Deus existe, isso é outra prova de que Sua existência é extremamente grandiosa fora alcance da própria ciência.

  • Cassiano:

    Na antiguidade, o homem criou os deuses para explicar aquilo que ele não sabia explicar, com a evolução da ciência os deuses foram ficando fracos, para substituílos, a mente humana criou um único e poderoso Deus, transfomando os anteriores em mitologias, em creças ingênuas de gerações passadas. Na mente dos que acreditam, Deus ainda existe, seja como apoio mental, como esperaça no futuro, como forma de proteção divina, como explicação para o ainda desconhecido, etc. Na verdade, Deus é só uma criação da mente humana que ainda não tem força suficiente para viver a vida por si só, mas com a continuidade da evolução da ciência, da tecnologia e consequentemente da evolução social, num futuro próximo ou distante o mundo passará à ver Deus como uma criatura e o homem como o criador, Deus será apenas parte da nossa mitologia, uma crença ingênua de gerações passadas…

  • Roberto Marques:

    Deus NÃO existe!
    Não consigo crer numa entidade que seja cruel, a ponto de exterminar milhares de inocentes, por ele criados (dizem).
    Admiro o Sr. Jesus, como uma pessoa que tem conhecimentos extraordinários; nada divinos.
    Pergunto-me:
    – Por que não casou? (“Crescei e mutiplicai-vos”)
    – Acho que foi um grande golpe de ‘marketing’ deixar-se matar…

  • claudia:

    Clao que Deus existe…
    É só olhar ao nosso redor e observar a natureza…e veremos sua presença.

  • Ézio:

    Deus existe. É a manifestação da vida e a existência das coisas. ELE está presente em cada um de nós na mais pura forma de energia. Para encontrá-Lo, primeiro devemos nos afastar das religiões audo-denominadas donas da verdade, depois fazermos uma introspecção. Lugares onde Deus está menos presente são nas Igrejas. Hipocrisia, apologias as forças negativas e dissiminação do medo são as pregações que amarram as pessoas menos preparadaas para buscar Deus dentro de seus próprios corações.

  • Nadia Scapin Martins:

    Não existe o Deus e seus profetas e suas familias. Nas pinturas e em construções, a arqueologia mostra o homem em seu desenvolvimento uma necessidade de adorar, de rituais, para mim é adoração do provedor, pai, gerador vida utero materno que também é um provedor, na idade media tem-se os profetas e o Deus que nada mais são instrumentos para dominação, não educação conscientização, mas pelo temor, manter dominado todo comportamento, fenomeno, criatividade que alterar o movimento do senso comum derterminado pelo poder regente, seja um representante de um profeta, de Deus diretamente, bloqueio da individualidade social que apresente potencial, idéias que não atendem ao monopolio ,mantenedor, politico economico no e para o social, quando deveria atender as necessidades basicas de uma nação e sua patria. É possivel sim sentir uma força maior que transpasse o limite imposto pela doutrinação, que a meu ver é a pior e maior potencia em armas a uso pelo homem, pois ela aniquila, não permite ser a ter sendo ser no com e para o social, mas comanda o ter para ser para o social, a doutrina aniquila o existencialismo no evoluir e propesrar, ainda as nações vivem a era romana do pão e circo, em diferentes cenarios e culturas. Os fatos e resultados consequenciando a fatos estão nos noticiarios do mundo. O home ser existente, inexiste para si mesmo, seu ser é o servir ao poderio seu ter é verdade imposta pelo doutrinatismo, sendo ser não conscientizado da sua propria força interior de criar e cosntruir para si e para o outro, para nós, Terra numa troca dos serviços sem dominar mas dominando a si seu ser social para e no social, este é o seu deus interior, sua força, a centelha divina, apagada pelo dominadores doutrinatarios religião e politica a dominar e monopolizar. Espero que tenha conseguido transmitir o que sinto, penso, vejo e analiso. O como defender-se é buscar o conhecimento e conscientização na filosofia, que antes fazia parte do curriculo. Quando assumi em 1986, classe na PMSP ensino fundamental
    no EFM Oliveira Vianna, grupo de alunos multirrepententes, adolescência cursando terceira séria, segunda serie, no periodo que na epoca era primeiras semanas retomar conteudo programático serie anterior, eu não o fazia, mas com o grupo trabalhavamos filosofia do cotidiano, da vida real, aprender a ser. Os resultados foram surpreendente, os pobres desnutridos tornam-se nutridos e capazes, não pela alimentação recebida na escola, mas por tomarem posse do seu direito de pensar analisar e decidir, sua liberdade para ser, os mal cheirosos roupa suja e chinelos de borracha, deixaram de cheirar mal mesmo com suas chinelas tiveram a iniciativa de cuidarem de si e da pouca roupa, os mal comportamentos socias a serem expulsos tornaram-se lideres a positivo e aprenderam a trabalhar em equipe, sem imposição, mas com conscientização, sem doutrinação sem religião, com ecumenismo, o amar e o respeitar o próximo, para ser respeitado, causa efeito ação reação, puro movimento fisico social, sendo o inicio no eu social para eu ser no social. Aprenderam a ler a vida e reproduzir o próprio texto da vida.
    Obrigada pela oportunidade. Foi muito bom este momento de poder existir.

  • Fani:

    É inacreditável como o ser humano é limitado, só consegue crer no que puder testar com seus cinco sentidos.
    Não sou religiosa, o homem complica tudo com tanta filosofia, teologia e outras “gias”.
    Não sou bitolada a ponto de achar que não são úteis, necessários e que muitos gastam a vida para explicar melhor a existência humana, mas complicamos muito e acabamos radicalizando, demonizando e fanatizando quase tudo.
    Aí fica muito difícil…
    Mas, gente Deus não tem a ver com nada disto na essência!…
    Ele existe sim!
    Não É questao de opinião, de gostar ou não.
    É simples na origem de tudo.
    Ele É a vida que nos anima o espírito , criado à Sua semelhança!
    Ele É Amor e É Esperança.
    Deus É !

  • Márcio:

    Deus é a causa primária e a força suprema sobre todas as coisas existentes no universo. É ele que nos acalma e nos conforta nas horas difíceis, é com ele, nosso papai do céu que deixamos nossos filhos para irmos para o trabalho, é nele que os doentes e necessitados buscam sua ajuda na hora que mais precisam. É claro que cada um acredita no que quizer, pensa o que dizer e têm seu livre arbítrio, portanto respondendo pelos seus atos.
    Muitos ignoram DEUS, mas reparem só em algo que sempre ouvimos na hora em que o calo aperta!
    Ai meu DEUS!
    Pelo amor de DEUS!!!
    Deus te ajude…
    Vai com DEUS. ect…
    Mesmo inconsciente ou consciente, mesmo que seja nas horas difíceis as pessoas acabam se lembrando.
    Ele é o nosso PAI.

  • Celso Augusto Isbrecht:

    Sim, Ele existe, e está dentro de cada um de nós.nas nossas atitudes no nosso comportamento, na nossa moral e honestidade .

  • Gerson:

    Interessante Einstein dizer “Deus não joga dados com o universo”.

    Poderia ter dito:

    “O universo não é regido pelo acaso”.
    “A mecânica quântica está errada em basear suas afirmações no acaso”.
    “o princípio da incerteza não existe ou está errado”.

    Mas ao invés disso utilizou a expressão e o nome “Deus”, mesmo sabendo de todas as implicações desta afirmação.

    Talvez esteja aí um ponto de união entre ciência e religião. Ninguém é cético o bastante pra não ter espiritualidade, nem religioso o suficiente pra nunca ser cético.

  • LUIZ CLÁUDIO DE OLIVEIRA:

    NÃO CREIO EM UM UNIVERSO QUE MESMO COM BILHÕES DE ANOS, PRODUZA VIDA COM TAMANHA RIQUEZA DE DETALHES, COM A MENTE HUMANA. ISTO TUDO FOI CRIADO E É MANTIDO PELO SEU CRIADOR, DEUS.

  • roberto:

    Deus? Aquele cara que falou: Amar a mim sobre todas as coisas???
    Cascata.

  • SÍLVIO:

    Aceitar que o universo é produto do acaso seria o memo que acreditar que uma enorme biblioteca,com bilhões de volumes perfeitamente organizados seria consequência da explosão de uma grande tipografia.Explodida a tipografia, baixada a poeira e, pronto, lá estaria a biblioteca…. A Ciência até agora ainda não conseguiu explicar muitas coisas. Sabe a ciência explicar, com a reiterada repetição da experiência em laboratório, como exige a ciência oficial, a origem da vida? A Física Quântica, por exemplo não explica hoje inúmeros fenômenos que, até bem pouco tempo atrás, não tinham explicação ” científica” ? Deus, é a suprema inteligência que a tudo criou e é um só. Os homens é que o “batizam” a seu gosto ou conforme seus interesses…As religiões, e respeito à todas, foram e ainda são criadas pelos homens. Deus apenas criou suas leis qqu estão escritas apenas nas nossas consciências. Nem Ele, nem Jesus, Maomé, Buda, Jeová criaram qualquer religião.Eles nos deixaram apenas grandes ensinamentos em nome de Deus. Pena que eles não seguidos com amor e justiça, mas pelo contrário, ainda hoje muito se mata em SEU nome, numa total subversão das finalidades das religiões, que deveriam pregar e PRATICAR o bem, o amor, a caridade, a justiça, a humildade e o amor incondicional ao próximo.

  • ferreira:

    claro que Deus existe,é so observar-mos o ar que respiramos,impossível à ciencia imita-lo ou criar um ser humano com inteligencia capaz de pensar, agir ,sem que seja monitirado.Não estou falando de clonagem,simplesmente o ser humano.

  • Gerson:

    Einsten: seguidor de Spinosa. Niels Bohr: simpatizante do Budismo.

    Seria interessante ouvir um debate entre esses dois cientístas sobre:
    ciência, religião, religiosidade e Deus.

  • Geraldo:

    Nesta grande grande sopa de idéias debates e opniões, gostaria de reafirmar que a ciência com sua metodologia, nos dá um direcionamento e um caminho a ser seguido.

    A respeito de algumas opniões:

    Big bang: É uma teoria e não uma verdade incontestável, há evidências de que foi uma explosão pque é possível medir sua radiação cósmica de fundo. Somente um evento de grande magnitude poderia fazer o universo sair de seu ponto inicial. Medindo-se a temperatura do universo é possível deduzir que está esfriando, portanto, no passado foi bem mais alta chegando a milhões ou bilhões de gráus. As galaxias estão se afastando, no passado era tudo uma “coisa” só. O afastamento tbem sujere a existencia da explosão. A grande discussão é se este poderá se contrair novamente, fruto das forças gravitacionais ou continuará se expandindo para sempre.

    A noção de tempo, começou com o Big-bang, antes disso este não havia.

    A vida pode surgir do chamado “acaso”? Na verdade há um certa organização no universo, que permite a existência de planetas e estrelas em qualquer ponto que olhamos. É por essa razão que muitos acreditam na existencia de vida em outros planetas, pois os mesmos padrões se repetem em todo o universo e não seria uma exclusividade da raça humana. A vida inicialmente é uma reação química elementar, que necessita da presença de certos elementos químicos e de condições muito específicas para acontecer. Lógicamente que não pode surgir, diretamente, de uma explosão.

    Einstein acreditava não no Deus do judaísmo, mas nas idéias do filósofo Spínosa. Disse que “Deus não joga dados com universo”, em uma forma de contestação as teorias da física quântica, porém, em nenhum momento de sua vida disse ser ateu ou adepto de alguma religião. Realmente os grandes cientistas mostram um profundo respeito e admiração pelo desconhecido, o que não deixa de ser um sentimento de religiosidade.

    Abraços.

  • Edemilson Lima:

    “Nunca encontraram uma explicação para o UNIVERSO em si com 480 milhões de estrelas, planetas e sóis visíveis do planeta terra que está situado numa galáxia ínfima em centenas de milhões de galáxias”

    – Por que o universo ou a existência tem que ter uma explicação? Por que tudo tem que obrigatóriamente ter um sentido? Por acaso propósitos não são coisas exclusivas das nossas mentes? Onde há sentido ou propósito nas coisas da natureza? Nós é que damos sentido as coisas e às nossas vidas. A natureza simplesmente é o que é. Ela não tem um porquê. Ela existe, simplesmente porque é possível. Não há sentido no enorme acaso que é o universo.

    Se você encontra um vaso de barro no deserto, você fica pensando qual era o propósito do vaso? Será que era para guardar comida, transportar água ou era uma urna funerária? Não há propósito ou sentido embutido no vaso em si. Tais coisas haviam somente na mente de quem o criou. Da mesma forma o universo não sentido ou propósito intrínseco.

    A propósito, o universo não tem 480 milhões de estrelas e centenhas de milhões de galáxias, e sim mais de 70.000.000.000.000.000.000.000 (70 sextilhões) de estrelas e mais de 100 bilhões de galáxias (existem 20 galáxias ou 11 trilhões de estrelas para cada ser humano). Ao redor destas estrelas existem zilhões de planetas, diferentes uns dos outros. Pelo menos 1 bilhão de planetas no universo são idênticos ao nosso. Mas outras formas de vida podem muito bem existir adaptadas a planetas muito diferentes da Terra. Mas se a teoria de múltiplos mundos e o modelo de universo inflácionário de Alan Guth estiverem corretos, o nosso universo é apenas um de infinitos outros.

  • Eduardo:

    Provar cientificamente que Deus existe, parece a principio lógico e uma prova incontestável que pela dificuldade de se provar que não passa de uma lenda. Pois bem,se pudesse provar que Deus existe cientificamente ele não seria Deus mas simplesmente uma criatura com poderes inseridos dentro das leis da natureza presentes no universo entendidas ou não. Mas como sendo Deus e criador das leis entendidas e não entendidas do universo ele não pode ser mensurado (medido,quantificado,captado),por qualquer dispositivo natural ou criado pelo homem cuja figura é de sua criação, a criatura não tem ferramentas para provar a existência de Deus pois tudo que existe é inferior a ele que é o criador,ele era antes de ter sido. Alguém pode dizer as fabulas também são assim, sim mas as fabulas não tem o poder de mudar a vida das pessoas, de operar milagres. Todo o conhecimento humano esta preso às limitações dos nossos pobres sentidos e a nossa frágil inteligência, que mesmo ainda ampliada por ferramentas de cálculos,telescópios,computadores e afins nem a sombra de Deus pode medir,mas existe uma única ferramenta que o ser humano tem para sentir a Deus, o coração,(Apocalipse 3,20) Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e me abrir à porta, entrarei em sua casa e cearemos, eu com ele e ele comigo. Sim toda criança (figurativo a nós) sente a presença de seu pai e mãe pela voz,cheiro,visão, pelo coração,mas infelizmente á crianças que se tornam autistas estão voltadas para si se fecham, só existe o eu como o Ateu que não deixa Deus entrar em seu coração egoísta e centrado só no eu e o ainda tentam fazer outros iguais a si (São Mateus 16,23) Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!,Todos nos somos cientistas não no sentido como o mundo vê, diplomas na parede,glorias,teorias,mas no sentido primário todos temos sede de saber a verdade como o cientista tome (São João 20,27). Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus!
    Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!
    Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Não existe incompatibilidade entre ciências e fé apenas homens que não se compreendem e cheios de presunção e orgulho de traz de uma maquina querem negar a Deus ou fanáticos que querem condenar sem entender. Ele nos da a liberdade de aceitar ou não porque não nos criou como fantoches, mas com dignidade, identidade própria e única ele não nos obriga apenas espera o nosso sim como um pai perfeito a nos lembrar (São João 14,6) Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Eu quero que você seja salvo e entenda estes dois mandamentos que são simples para resolver todas as nossas angustias , Amar a Deus sobre todas as coisas e teu semelhante como a ti mesmo. Tem sentido isto a o teu redor ? o mundo não ficaria melhor assim? , sua família ? carreia ? escola ? .Tudo começa com uma semente, (São Mateus 13,4-23). Disse ele: Um semeador saiu a semear. E, semeando, parte da semente caiu ao longo do caminho; os pássaros vieram e a comeram. Outra parte caiu em solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda. Logo, porém, que o sol nasceu, queimou-se, por falta de raízes. Outras sementes caíram entre os espinhos: os espinhos cresceram e as sufocaram. Outras, enfim, caíram em terra boa: deram frutos, cem por um, sessenta por um, trinta por um. Aquele que tem ouvidos, ouça. .Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não. Ao que tem, se lhe dará e terá em abundância, mas ao que não tem será tirado até mesmo o que tem. Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis, porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s). Mas, quanto a vós, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem! Ditosos os vossos ouvidos, porque ouvem! Eu vos declaro, em verdade: muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não ouviram. Ouvi, pois, o sentido da parábola do semeador: quando um homem ouve a palavra do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado no seu coração. Este é aquele que recebeu a semente à beira do caminho. O solo pedregoso em que ela caiu é aquele que acolhe com alegria a palavra ouvida, mas não tem raízes, é inconstante: sobrevindo uma tribulação ou uma perseguição por causa da palavra, logo encontra uma ocasião de queda. O terreno que recebeu a semente entre os espinhos representa aquele que ouviu bem a palavra, mas nele os cuidados do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e a tornam infrutuosa. A terra boa semeada é aquele que ouve a palavra e a compreende, e produz fruto: cem por um, sessenta por um, trinta por um.

  • ns:

    Então é assim. Na metafísica e na teodiceia discute-se há séculos a questão de DEUS. Nunca encontraram uma explicação para o UNIVERSO em si com 480 milhões de estrelas, planetas e sóis visíveis do planeta terra que está situado numa galáxia ínfima em centenas de milhões de galáxias. O Criador seria sempre a ratio da nossa existência, o qe estamos aqui a fazer neste planeta a 104.000 km hora à vota do sol. Aliás a terra tem 5 mil milhões de anos de idade provável. Neste sistema qualquer explicação é rudimentar, só com a compreensão dos fenómenos universais é que se poderá encontrar a essência de DEUS. Claro que existe e que nada tem a ver com matéria. O planeta é uma gigantesca plataforma de chegadas e partidas SEM BAGAGEM !

  • Edemilson Lima:

    AS MELHORES FRASES ATÉ AQUI:

    “Estudando história você verá que Deus foi “inventado” no momento em que o homem começou a viver em sociedade.”

    “Deus surgiu para explicar fenômenos que estavam fora do conhecimento do homem antigo, em sua maioria fenômenos naturais.”

    “É simplesmente a resposta mais fácil para problemas complexos.”

    “Desde tempos remotos, o homem adota o ritual de pintar uma máscara com as suas próprias feições para representar sua “ligação” com o desconhecido.”

    “Deus foi criado pelos homens para servir de bode expiatório para o inexplicavel deixando a mente humana confortada com uma “explicação” para tudo.”

    “As religiões fizeram um bom trabalho a enraizar as suas crenças nas mentes indefesas das crianças.”

    “Ser religioso é crer sem duvidar, o que é chamado “Fé”. Ser científico é duvidar, criticar e experimentar para crer, o chamado método científico racional.”

    “Não há como explicar Deus cientificamente. Acredita-se ou não.”

    “Por mais convicção que se tenha, não dá pra provar por estar fora da esfera natural.”

    “Existe uma explicação natural para todas as coisas, essa explicação sendo conhecida atualmente ou não.”

    “O conhecimento científico atual vem de pessoas que largaram a explicação mais simples – foi Deus – para analisar fatos, cruzar dados e gerar conhecimento.”

    “O homem criou deuses para explicar o que não sabiam explicar.”

    “As pessoas confundem muito os sentimentos, e acabam achando que, o que sente é Deus.”

    “Inconformado com a morte inevitável, e em contacto com os temíveis fenómenos naturais não compreendidos (…) sentiu necessidade de algo superior onde buscar proteção; e assim surgiram deuses e santinhos imaginários de todas as espécies”

    “Se olharmos a história bíblica, veremos que ele é tão, ou mais cruel que o próprio homem. Acho que tudo foi inventado para se ter o completo domínio sobre os mais fracos”

    “Textos religiosos são frutos da contemporaniedade e interesses de pequenos grupos de pessoas, para a manutenção do poder”

    “Povo inculto é mais facil de manipular”

    “ter medo do inexplicável, de algo que seria infinitamente superior e inatingível é tudo o que, vamos colocar dessa forma, a alta casta precisava para manter a plebe em seu lugar, sem questionamentos”

    “Tanto no antigo quanto o novo testamentos, há contradições e discrepâncias. Basta ler com visão crítica por um instante.”

    “se o gato tivesse evoluído, provido de polegar opositor, para usar ferramentas e assim modificar seu cérebro numa subjetividade semelhante à nossa, então, esse Deus teria a forma de um gato?”

    “sou uma parte do Universo que tem conciência de si mesmo”

    “Hoje precisamos do oxigênio da liberdade de pensar.”

    “Eu não gosto de crer em algo simplismente porque as pessoas me dizem que é verdade”

    “para que Deus seja explicado pela ciência, este deverá fazer parte do Universo e estar sujeito as suas leis e não ser um conceito puramente abstrato e subjetivo.”

    “deus, qualquer que seja ele, é uma hipótese… e como tal o ônus de prová-lo é inteiramente de quem alega sua existência”

    “é preciso ter CORAGEM para assumir q se é ateu ou agnóstico ainda hj em nosso país”

    “Minha natureza exige questionamentos e explicações que deus ou a bíblia não podem dar”

    “Eu não sinto a mínima necessidade de adorar um ser superior! E não sou uma pessoa má por causa disso”

    “a fé não se baseia em modelos científicos para existir. Ela é cega e o ser humano que crê em Deus e em Religião não se permite questionamentos mais profundos a respeito da ausência de DEUS em suas vidas”

    “na natureza nada se cria, nada se perde e tudo se transforma; então não houve a nessecidade da existência de um deus para criar todas as coisas.”

    “acho estranho que toda vez que acontece algo de extraordinário dizem que foi deus e jesus que fizeram, quando ocorre algo de errado é culpa do acaso”

    “Como a gente justifica que uma pessoa quando sobrevive um acidente ou a uma doença incuravel pra essa foi deus quem salvou sem sombra de dúvida e não tem que tire isso da cabeça dele mas e quanto aos milhares restante que agonizam com doenças e em acidentes onde esta o deus?”

    “Uma coisa posso afirmar com certeza se deus existe ele não opera aqui na terra de forma nenhuma.”

    “se deus permite que pastores e padres usem o seu nome e sua imagem para ludibriar o povo então seu poder fica duvidoso”

    “A igreja utiliza a ciencia quando lhe convém e vai contra esta pelo mesmo motivo.”

    “Acho possível alguém ser feliz, honesto, honrado e virtuoso, mesmo sem ter religião ou crença em deus.”

    “Deus foi a forma encontrada pelos espertinhos para acalmar, escravizar, dominar, extorquir, usando a boa fé daqueles que nao achava explicaçao os fenômenos e muitos deles naturais e funciona até hoje”

  • Edemilson Lima:

    “Fatos cientificos já provaram que existe sim um lugar bom, e que também um ruim.”
    – Quais “fatos científicos” provaram isso?

    “Deus está presente em tudo isso e até catástrofres naturais estão sob o domínio de Deus”
    – Então seria Deus o culpado pelas catástrofes que matam milhares de inocentes e causam sofrimento a muita gente?

    “Quem não segue a Deus, eu não creio que siga os caminhos mais certos”
    – Já muito ateu ser uma pessoa muito melhor do que muito religioso por aí. Onde está a ligação entre religião e bondade?

    “Jesus, para mim ele foi um grande psicologo, uma pessoa avançada demais para sua epoca”
    – Não existem eviências arqueológicas ou históricas de que Jesus realmente tenha existido. Tudo o que há sobre ele é o que está nos evangelhos. Por outro lado, há inúmeras semelhanças ao personagem Jesus com outros mitos mais antigos dos assírios, persas, gregos e até hidús. Basicamente o cristianismo é uma cópia deslavada da religião do antigo Egito.

    “Existem forças que regem todo Universo! Desde o micro ao macro”
    – Sim, são as 4 forças elementares da física: a gravidade, a eletromagnética, a nuclear fraca e a nuclear forte.

    “Se Deus não existe e somos fruto de um caso, como poderia o caos a desordem causada por uma grande explosão como o Big Ban gerar todas as formas de vida e o vasto universo?”
    “A ciencia diz que o mundo surgiu de uma explosão, mas como há uma explosão e mesmo após ela existe vida?”
    “Sinceramente, não acredito de forma alguma que o mundo surgiu de uma explosão!!”
    “eu tenho um pesar muito grande por aqueles que pensam que nasceram em uma sopa probiótica ou também aqueles que nasceram em uma explosão.Aliás nunca vi ninguém nascer de uma explosão só vi morrer”
    “Em contrapartida acho muito dificel a gente ter sido gerado de uma explosão assim puft e do nada la se tem a base da vida”
    – Em primeiro lugar, o Big Bang (não Big Ben como alguns dizem) não foi uma explosão. O nome Big Bang sugere uma explosão, mas o que acontece é que esse nome foi proposto por um cientista que era contrário a teoria de que o universo iniciou em um ponto e se expandiu. Porém esse nome pegou e acabou ficando. O que a teoria diz é que o universo começou em um ponto e está em expansão, nada mais. E isso já foi provado, pois hoje sabemos que as galáxias estão se afastando umas das outras. Portanto, o Big Bang não tem nada a ver com explosões comuns como as conhecemos.

    “Benjamin Franklin, dissse que se essa teoria fosse verdadeira, seria o mesmo que dizer que da explosão de uma tipografia possa nascer um livro.”
    – Benjamin Franklin viveu no século 16 e a teoria do Big Bang só foi proposta no século 20. Como eu disse acima, o Big Bang não tem nada a ver com explosões.

    “quem escolheu precisamente os 20 certos encontrados na matéria viva? E como foram enfileirados na seqüência exata, necessária, na proteína?”
    – Quem escolheu não foi o acaso, foi a Seleção Natural: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sele%C3%A7%C3%A3o_natural

    “A probabilidade de apenas uma molécula de proteína resultar dum arranjo acidental de aminoácidos é de 1 em 10 ^ 287 (…) Acha que tal evidência indica que a vida resultou dum acaso cego, ou de desígnio inteligente?”
    – Se é impossível que uma simples proteína se forme ao acaso, que dirá então um ser infinitamente inteligente!

    “Evidência igualmente forte de que Deus realmente existe é observada nos literalmente milhões de milhões de células que constituem o corpo humano”
    – Não é evidência, apenas suposição. Não há nada no corpo humano que prova a existência de um projetista inteligente, pelo contrário. As inúmeras falhas inerentes ao mau projeto do corpo são uma prova de que ele não não projetado.

    “afirmar que a existencia da vida, com toda a sua complexidade existe sem um Deus Criador, seria a mesma coisa que afirmar que se eu jogar uma porção de palavras para o alto, elas cairão em forma de um dicionário”
    – Afirmar que a existência de Deus, com toda a sua complexidade existe sem que algo ainda mais complexo o tenha feito, é o mesmo que afirmar que jogar as palavras de todos os dicionários do mundo e eles cairão e formarão uma enciclopédia.

    “a cura inexplicável do meu filho que os médicos não sabem a quem atribuir, mas eu sei, e atribuo a Deus, pois foi Deus.”
    – E quanto as milhões de pessoas que morrem sem ter uma cura, a quem você atribui isso?

    “E sabe porque o homen nunca vai conseguir entender,como Deus existe ? E por que Deus existe ? – Porque a mente do homen é muito limitada, se comparada a Deus, para entender isto.”
    “Como o ser humano não entende DEUS ele não pode explica-lo”
    “Deus não é um camundongo um macaco a ser estudado coísas que podemos tocar e ver,ele não pode ser dicecado,aberto e exposto suas entranhas.estamos falando de um ser infinitamente superior que transede toda a nossa compreenção”
    – Se a mente humana é limitada para entender Deus, então a mente de qualquer ser humano, em qualquer época sempre foi limitada. Como então alguém pode chegar e afirmar com tanta propriedade que sabe que Deus existe, o que é Deus ou o que ele quer?

    “mesmo que peguasse uma criança e colocasse numa ilha deserta sem nunca falar de Deus para ela, ela ainda sim adoraria a algum deus (sol , lua, estrela, etc..), pois isto já esta marcado na alma do ser humano”
    – Você já fez a experiência?

    “eu acho que sim, porque quem fes o planeta ?e quem fes com que isso acontessese?”
    – Eu faço a mesma pergunta: quem fez Deus?

    “Como pode o corpo humano ter se constituído através de combinações e uma evolução do macaco??? Nisso eu não creio….”
    “A ciencia fala que somos decendentes de macacos, mas porque nao sentimos atração sexual pelo nosso semelhante?”
    – Neu eu creio nisso, afinal o ser humano não veio do macaco. Nós e os macacos somos primos distantes, descendentes de um mesmo primata ancestral. Aliás, se ninguém sentisse atração sexual por macacos, a AIDS não teria passado dos macacos para os seres humanos…

    ““Pq Deus permite fome, guerra, mortes, violências???”. A resposta é: a culpa é nossa.”
    – É nossa culpa também quando acontece um terremoto, um tsunami, uma enchente ou uma seca da braba?

    “mas com fé tudo pode ser acreditado.”
    – Sim, inclusive em duendes e gnomos. A Xuxa que o diga…

    “energia tem inteligencia ,nao tenho duvidas disso.”
    – Uma bomba atômica é energia sendo liberada. Se a energia é inteligente, por que a energia de uma bomba não destrói apenas quem merece?

    “Como seria possivel alguém escrever um livro há séculos de anos atrás e hoje estar acontecendo tudo IGUALZINHO se não fosse DEUS??”
    – O que é que está acontecendo igualzinho? Guerras, terremotos, destruição, etc, existem desde que o mundo é mundo.

    “Como seria possível tudo existir hoje se não fosse Deus criar?”
    – Faço a mesma pergunta: como seria possível Deus existir sem algo para o criar?

    “O método carbono-14 é o mais eficaz confiável e preciso para se datar fatos e acontecimentos de milhares ou milhões de anos”
    – Na verdade o carbono-14 só é eficaz com fósseis de até 50 mil anos. Outros métodos como o decaimento do urânio para o chumbo e outros isótopos radioativos são utilizados para datar fósseis mais antigos.

    “Faz parte da evolução da raça humana, questionar tudo…,até aquilo que o criou….”
    – Se Deus existe e nos deu cérebros, certamente é para usarmos.

    “Eu acho que aquilo foi uma coincidência, puro capricho do acaso… Mas por trás disso havia algo.”
    – Eu acho que não pode ser as duas coisas. Ou uma, ou outra. Ou foi um acaso ou não foi.

    “Em momentos que precisei da Sua ajuda, Ele estava ali, pronto pra me ajudar”
    – Pena que não está sempre pronto a ajudar a todo mundo, em todos os momentos. Afinal, se ele existe é onipotente, ele poderia.

    “É impossível a vida ter se transformado no que é sem a ajuda de alguém poderoso.”
    – É impossível Deus ser o que é sem a ajuda de algo ainda mais poderoso.

    “não ha ninguém ingênuo o suficiente que possa crer que tudo isso que vemos ou aquilo que não vemos possa ser obra de casualidade.”
    – Então Deus também não é obra da casualidade?

    “Se você não acredita em Deus, não pense que ele vai aparecer do seu lado só pra provar a um incrédulo, que Ele existe.”
    – A palavra ‘acreditar’ significa ‘dar crédito a algo’. Dar crédito não é o mesmo que saber. Eu prefiro saber do que dar crédito. Ou seu si, ou não sei. Não sei se Deus existe, mas quem sabe um dia eu venha a saber. Até lá, não tenho a obrigação de dar crédito ao que não me foi provado.

    “A nossa própria existência é uma prova irrefutável da existência de um Criador.”
    – A existência de Deus é uma prova irrefutável da existência de algo que o criou.

    “Acreditar que tudo existe apenas por coincidência é só comodismo. E não há prova científica sobre essa coincidência.”
    – Ganhar na mega-sena é tão improvável quanto. No entanto, há quem ganha. Tudo o que existe, só existe porque é possível.

    “É incontestável as contribuições de Albert Einstein para a ciencia. (…) Pois este grande homem, cientista e pragmático, certa vez disse: “Deus não joga dados com o Universo”.”
    – Por “deus”, Einstein se referia à sua crença de que o universo era determinista e não caótico. Porém a física quântica demonstrou que ele estava errado nesse ponto. O mundo sub-atômico é completamente caótico.

    “Por que será que as grandes pessoas trazem consigo sempre, apesar de todo ceticismo de suas convicções, uma certa religiosidade em suas almas?”
    – Ter uma religiosidade não significa crer em mitos de religiões. A religiosidade de Einstein era seu enorme fascínio pelo desconhecido.

    “Há um princípio elementar, porém verdadeiro, de que não há efeito sem causa.”
    – Há sim, efeitos sem causa. Por exemplo, o decaimento de um átomo radioativo pode acontecer agora, amanhã, daqui a milhões de anos ou nunca. Não há causa por trás desse efeito. O mundo sub-atômico não segue nossos conceitos lógicos.

    “Se há efeito inteligente é porque há causa inteligente”
    – E como podemos determinar se um efeito é inteligente ou não? Será que o câncer, doenças hereditárias, síndrome de down, doenças mentais, infecções, epidemias, pragas, pestes, furacões, enchentes, terremotos, etc, são efeitos inteligentes?

  • Manuel Bravo:

    Em minha opinião, Deus ou Deuses existem, não da forma como as religiões apregoam, baseados nas escrituras sagradas, mas pela forma como os seres vivos foram criados. O corpo dos animais e não só funciona como uma máquina perfeita que o Homem só agora começou a entender devidamente. A função de cada orgão do corpo animal tem uma função especíca
    que não pode ser obra do acaso. Falar da evolução da espécie para mim é o mesmo que dizer que num futuro próximo os símios, nossos “parentes mais próximos” começarão a pensar, e a competir com os Humanos em matéria de criação de de alguma coisa como por exemplo cozinhar alimentos, fabricar vestuário, produzir medicamentos… etc etc… isso é impossível, porque o Homem é uma criação especial, já foi feito com a capacidade única de criar. Em meu entender, o Homem veio de outro planeta não em uma nave espacial, mas num meteoro a quando da estinção dos dinossauros. Talvez não tivessemos a mesma forma física que temos agora, mas é a partir daí que começou o embrião da humanidade, uma forma de vida diferente da actual que com os meios que encontrou no planeta terra tomou a forma Humana que hoje ostentamos, daí que almas existem e se encarnam em novos seres “os nossos filhos”, para perpectuar a vida neste belo planeta que nos acolheu a milhões de anos atrás. Quem nos criou? Um sêr superior a nós.

  • Gerson:

    Não acredito na complexidade da vida sem um criador, a vida é muito complexa, mesmo se baseando num ser unicelular.
    Mesmo o homem nunca fez a façanha de criar vida de modo indenpendente e do nada, sem se basear na vida que conhecemos.
    Se o homem, hoje com um bom nível tecnológico não conseguiu isto, como podemos supor que o acaso conseguiu ? A vida veio do nada ? Uma mistura de aminoácidos mais condições ambientais conseguiu criar vida por acaso ?
    Acredito na evolução das especies e na ciência, mas não no acaso…
    Se não acredito na criação da vida “por acaso” então acredito em Deus.

  • Cledson Bastos:

    Reitero acima os que acreditam em Deus, sou um crítico e pesquisador, eu creio que para se fazer juizo sobre determinado assunto é preciso pesquisar, sondar vários ângulos e não somente residir numa só idéia ” casulo”.Outro sim, não se pode questionar ás instâncias mentais da humanidade sem cautela, para cada era existe um avanço nos labirintos da mente e da alma, e para se vislumbrar com Deus é preciso experimentar seus mistérios. Quer saber mais: [email protected]

  • Soraia:

    Era feliz quando acreditava que existia;
    Era como ter um pai severo, mas que me alimentava;
    Castigava, mas me abrigava, perdoando minhas falhas, erros e pecados;
    Assumindo a culpa; afinal seu sangue derramado já havia me salvado;
    Afinal, acontecia só o que Deus queria;
    Agora, convencida que não existe;
    Não tenho nada. Nem esperança;
    Ai se eu pego quem me convenceu…
    Eu espancava…

  • Ankh Nuit:

    Eu creio que deus é o próprio universo com seus mistérios insondáveis até o presente momento e enquanto a tecnologia ainda é bastante primitiva. E como sou criatura deste “criador” então também sou um pequeno deus. Portanto, dentro do meu entendimento não existe um deus imanifesto mas sim deuses manifestos que somos nós somados ao universo.

  • André Lopes:

    Na minha opinião, o Deus que as religiões pregam não existe, o que realmente existe é uma sincronização que pode te guiar por caminhos mais iluminados, é como “plantar o bem, e colher o bem” e “plantar o mal, e colher o mal”, Deus existe de uma forma desmaterializada, e nos coloca nos lugares certos quando assim realmente queremos e desejamos, Deus é luz .

  • OSVAN OCBAH:

    EXISTEM CERTOS FATOS E EXISTEM CERTAS FANTASIAS …
    DEUS, A LEI IMANENTE NO UNIVERSO,NA SUA VERSÃO AMORFA
    OU POLIMORFA, SEJA ELA ANTROPOMORFICA OU ZOOMORFICA
    É UM FATO, A NIVEL ABSTRATO(MENTES ABSTRATAS) E A NIVEL
    CONCRETO(MENTES CONCRETAS),EIS ASSIM UMA OPINIÃO DE
    UM SER EM ASCENSAO , BEM COMO, DE UMA REALIDADE RELA
    TIVA E ABSOLUTA, O EU SOU EM MIM E EM NÓS (NAMASTE).
    MAS TAMBEM EXISTEM FANTASIAS DE ATEUS, DE COMUNISTAS,
    DE SERES EM INVOLUÇAO PITAGORICA, EIS O LIVRE-ARBITRIO
    CONCEDIDA PELA FONTE MAIOR, ATÉ MESMO AOS RETARDOS
    EVOLUTIVOS, MENTAIS E FISICOS(NEUROFISIOLOGIA)…EIS A
    TECNICA DO ESPELHO( vos sois deuses, supostamente Jesus).

    OSVANIL LUIZ DE OLIVEIRA (SAO PAULO -HILARION)

  • SHAULIN:

    Eu acho não. Ha uma lacuna muito grande onde muitos se dão bem explorando-a, mas, há perguntas que se fizermos a nos mesmos ficaremos sem respostas. exemplo:
    Antes de Deus existir o que havia. Ele era o que ou quem?
    Como Ele surgiu? apareceu de repente e disse: – sou Deus e vou fazer a terra e num passe de mágica ela apareceu.
    porque existe tantas formas para representá-lo se ele é único.
    Deus foi a forma encontrada pelos espertinhos para acalmar, escravizar, dominar, extorquir, usando a boa fé daqueles que nao achava explicaçao
    os fenômenos e muitos deles naturais e funciona até hoje.
    Foi a primeira manifestação e invenção do cérebro, nao patentiada e é usado até hoje para este fim.
    Mas nao tenho dúvida que funciona como um grande calmante para a humanidade e nem sei o que seria do mundo se todos pensasse como eu.
    Quem acredita, continue acreditando com todas as suas forças, que nao acredita, como eu, espero que nao tenhamos surpresas, FUTURAMENTE.

  • Wanderson L Lacerda:

    Há um princípio elementar, porém verdadeiro, de que não há efeito sem causa. Se há efeito inteligente é porque há causa inteligente. Ao se observar a Natureza em todas as suas dimensões ver-se-á um número infinito de coisas e seres não criados pelo homem e que por si mesmos atestam que são frutos de algo muito inteligente. Essa condição natural, intrínseca, obriga a inteligência ir além das aparências impermanentes e observar na estabilidade de leis do universo, a existência de uma inteligência suprema. Uma consciência que abarque o antes-durante-depois de tudo só pode ser de algo a que chamamos de Deus. Digo algo, porque Deus, do qual pouco sabemos, testifica de suas obras, mas não expõe a si mesmo. Serão necessários muitos milênios para o ser humano apreender um pouco essa essência divina, personificada e inteligente, plena de amor, porém muito além de quarquer concepção ou forma humana. Um equívoco está em querer entendê-Lo pelo prisma humano, finito, quando Deus está acima do infinito.
    A existência de Deus deveria bastar, e pronto! Entretanto, buscamos explicações sobre Deus, para entendermos a nós mesmos…

  • Nagib:

    DEUS NÃO QUER ESCRAVOS

    Na Hora dos Assassinos, Henry Miller nos traz a revolta de Rimbaud na juventude:
    “Tudo o que nos ensinam é falso!”.
    E o autor americano acrescenta:
    “Tinha a razão, toda a razão. Mas a nossa missão na Terra consiste em combater os falsos ensinamentos em nome das manifestações de verdade que trazemos dentro de nós”.
    Sim, a verdade está dentro de nós, basta senti-la. Deveremos buscar o verdadeiro e abominar a falsidade, a mentira, a hipocrisia. E a maior de todas as mentiras é julgarmo-nos incapazes de chegar à verdade por nossa própria conta. Somos pequenos deuses muito capazes, se soubermos respeitar e ser amigos dos nossos irmãos, com os quais temos muito que aprender. A grande inteligência humana é esta capacidade de conviver harmonicamente com os outros seres humanos.
    Deus nos criou para sermos felizes e inteligentes. Para aprender que a maior de todas as felicidades é saber, conhecer e ser livre. Deus não quer escravos, quer homens livres, inteligentes e pensantes. E a maior das escravidões é a mental, onde o ser humano se vê encarcerado nos barrotes da ignorância. Esta é a pior das prisões, o desconhecimento da própria realidade, das causas dos erros e desacertos. Quem se desconhece é um presidiário em sua casa, em sua mente, embora perambule em aparente liberdade pelas ruas cercado por temores e incertezas.
    A verdadeira torre de Babel está aí, diante de nós. Até os que falam o mesmo idioma não se entendem, querendo significar que deve haver um novo idioma a ser cultivado para que o ser humano caminhe pacificamente. Tudo indica que a linguagem de Deus que está inscrita na Natureza ainda não foi decifrada pelo pequeno homem pretensioso, vaidoso e político.
    Homens divididos são facilmente dominados, escravizados por aqueles que em tudo vêem a possibilidade de satisfações materiais, cegos por inconfessáveis ânsias de domínio, poder e riqueza.
    Pensar é respirar. O Universo respira por mais que queiramos abafar e aquecer nosso pequeno planeta com gás carbônico. A Terra é um ínfimo nesta Criação imensa. Nossa inteligência não, ela pode ser maior, um verso, um poema, toda uma literatura. Nossa alma humana, nossa mente, pode transcender este hiato decaído e projetar-se num futuro ilimitado, verso grandioso onde os homens sentirão a alegria de viver e de ser humanos.
    Talvez pudéssemos fazer um reparo ao angustiado protesto do jovem poeta francês dizendo que quase tudo o que nos ensinam é falso e que deveríamos procurar separar, dentro e fora de nós, o que é falso do que é verdadeiro, o que é verdade do que é mercadoria travestida de verdade, e ter neste objetivo uma missão, como muito bem observou o escritor americano.

    Nagib Anderáos Neto
    http://www.nagibanderaos.com.br

  • Paulo Pádua:

    Quando se pergunta se deus existe é sempre necessário definir de que deus se está falando. Só assim é que se poderá dizer se ele existe ou não. Se alguém me perguntar se existe bicicleta, é claro que vou dizer que sim, pois eu sei o que é uma bicicleta. Mas sobre deus fica difícil. Afinal de contas, os deuses são muitos e cada um tem sua definição. Não acredito no deus feito à semelhança do homem, um deus antropomórfico, um deus masculino. Não acredito no deus religioso, vingativo e irado, contraditório, que prega o perdão mas ao mesmo tempo não perdoa os filhos infiéis e mata-os com pragas de gafanhotos e dilúvios. No meu entendimento, deus não criou o homem, e sim o contrário: os homens é que criaram deus. Por outro lado, deus é uma questão de fé, é coisa íntima. E fé não é assunto para a ciência. Cientista que tenta provar a existência de deus é cientista que não tem mais o que fazer de útil; é cientista que não sabe compreender o que seja religião ou fé. Ciência e religião seguem caminhos diferentes para a busca de uma só coisa: a felicidade humana. São caminhos diferentes, mas que podem e devem ser respeitados, seguindo paralelamente, sem se conflitar, na direção da felicidade de toda a humanidade. Acho possível alguém ser feliz, honesto, honrado e virtuoso, mesmo sem ter religião ou crença em deus.

  • Haroldo Gertners:

    Deus foi criado pelo homem, para explicar o inexplicado e aplacar o medo da morte. As religiões de um modo geral se equiparam tentando confortar e oferecer respostas, alguma são mais bem elaboradas como a judaico cristã mas a base de toda a religião é a fé como firme fundamento das coisas que não são provadas. Sem a fé no sobrenatural não a religião.

  • Wagner:

    Tudo se resume na FÉ:
    Um cientista tem fé que vai conseguir concluir sua teoria
    Um Cristão tem FÉ em Jesus Cristo que vai receber a vida eterna.
    Como uma pessoa sem fé vai crer na existencia de Deus, impossivel, agora quando ela lê a biblia o Espirito Sando de Deus vai dar a esta pessoa a FÉ para que ela conheça a verdade e esta verdade vai liberta-la.
    Deus existe sim, tenha FÉ e deixe o Espirito Santo de Deus agir em voce…..

  • João Bosco Marinho:

    Na forma como nos foi apresentado na infância, de um imponente velho de barbas brancas, Deus não existe. Mas não há como desconhecer a existência de um princípio original que faz de uma flor uma produção incomparável, de um organismo um milagre de eficiência e funcionalidade, dos sentimentos dos humanos um trunfo sobre a selvageria dos animais. Esse princípio que deu existência ao universo poderia ser chamado de Deus.

  • Luiz F. F. Soares:

    Não é necessário, como os Srs. estão sugerindo, que se responda a estas perguntas, como: “Deus existe? Qual a prova científica?” Também não é necessário saber qual a religião que esta mais certa. E ainda, não é necessário que analisemos a existência de Deus pela razão ou pela crença.
    E também não é necessário que cheguemos a uma analise definitiva, até porque esta pergunta repete-se desde que o homem é homem. Julgo ser importante não esquecer que o universo e o homem são tão complexos e impõe tantos questionamentos e tantas dúvidas que a resposta a esta pergunta torna-se, dentro do contexto, quase sem importância. Alguns diriam que, em função da forma que a sociedade foi organizada e da maldade que o homem experimenta em toda a história da humanidade, que certamente Deus não existe. Outros dizem exatamente o contrário, que pelos mesmos motivos, Deus existe, sim. Cada ser humano é um universo. A consciência de Deus em cada pessoa varia conforme o ambiente onde esta pessoa se desenvolveu, seus valores, suas experiências, sua dedicação a vida espiritual ou seu total desprezo a ela. Considerando isto, podemos pensar que cada indivíduo tem uma noção, ou uma consciência de Deus. Penso que cada um de nós, de certa forma, é um Deus. Porque Deus só existe em função da cosmovisão ou da consciência que cada ser tem Dele. Penso que cada ser humano é um pouco de Deus e que todas as manifestações de vida sobre o planeta (e quem sabe fora dele) formam a consciência de Deus e são o próprio Deus. No atual estágio de evolução do homem e de preservação do próprio homem e do planeta, cada ato nosso, desde o mais simples, até o mais complexo, que seja no sentido de preservação da vida, certamente está impregnado de Deus. Deus não precisa ter nome, história ou livro que comprove sua existência. Deus não pune, não amedronta, não impõe medo e não exige nada de ninguem. Deus faz parte do homem, Deus é o próprio homem.

  • Fênix:

    É incontestável as contribuições de Albert Einstein para a ciencia. Trouxe a luz sobre vários pontos obscuros e paradoxos científicos.

    Pois este grande homem, cientista e pragmático, certa vez disse:

    “Deus não joga dados com o Universo”.

    Por que será que as grandes pessoas trazem consigo sempre, apesar de todo ceticismo de suas convicções, uma certa religiosidade em suas almas?

    Por que ser religioso e acreditar em algo divino é parte da essência humana.

  • shimomura:

    Sim!! Assim como o ar que respiramos Deus existe!!
    E Deus nos diz : 365 dias do ano eu te digo NÃO TEMAS POIS SOU CONTIGO!
    Acretido plenamente que Deus existe…independentemente de qual for a sua religião…Deus esta ao seu lado …e nos ama!
    Fiquem com Deus!

  • Priscila:

    Claro que Deus existe.
    Como seria a vida sem Ele..
    Creio n’Ele com todas as minhas forças,
    o amo pq sei que Ele me ama…
    Esse negócio de provar Deus materialmente, ja existiu, e seria Ele em forma de homem, Jesus Cristo. Muitos cientistas não acreditam pq não o viram, e eu garanto a todos que, qualquer cientista gostaria de viver naquele tempo pra tirar as duvidas, e ver que Jesus era Deus em forma humana. Ele como ninguém o viu ressuscitar não acreditam que Ele existiu. E hoje Ele vive nos que crêem n’Ele, Ele vive naqueles que aceitam o sua palavra. E se existem aqueles que dizem, ‘ñ acreditamos’ acreditam, pq já ouviram falar ou estudam para provar alguma coisa.
    Bem é isso.
    eu dei a minha resposta, espero que gostem.
    tchauzinho para todos.
    Deus, Aquele que muitos não acreditam, Ama muito vocês.

  • Jorge:

    Deus existe, por uma questão de lógica. Nem precisa de fé.
    A nossa própria existência é uma prova irrefutável da existência de um Criador.
    Se somos criaturas … existe um Criador.
    Acreditar que tudo existe apenas por coincidência é só comodismo. E não há prova científica sobre essa coincidência.
    Não sigo nenhuma religião. Sou católico para preencher fichas e um grande estudante de todas as teorias religiosas.
    A Teoria da Reencarnação é a única que me satisfaz. É a mais lógica.

  • Germano:

    Aqui não é debate, mas em resposta a indagação do Guilherme logo acima.

    Creio que não se deva confundir Igreja Católica, entidade religiosa, com religião.

    Não posso responder pela Igreja Católica mas, acredito que seu interesse seja o de impor seus dógmas, como qualquer entidade político/religiosa de peso, o faz hoje no mundo. Algumas coisas são paradoxais na Igreja, tais como a proibição de uso de camisinhas e a aceitação de um milagre apenas quando este não pode ser provado ou demonstrado científicamente. A igreja utiliza a ciencia qdo lhe convém e vai contra esta pelo mesmo motivo.

    Ainda sobre o assunto ciência e religião, há trabalhos tentando unir essas duas vertentes, um deles é do astrônomo Carl Sagan. O que disse sobre a não convergencia se refere a este momento atual, nada impede que no futuro com a evolução da ciencia e da religião as duas convirjam para um mesmo ponto.

    Grato.

  • Rodrigo:

    Eu até tento acredidar mais cada dia fica mais dificel essa tarefa pois é tanta coisa errada que acontece, não adianta vir com essa de livre arbitro por que não cola, pois justifica as milhare de crianças que nascem somente para sofrer tipo na somalia tipo aquelas com deficiencias pra tudo isso que acontece não serve de justificativa de forma alguma. Eu só acho estranho que toda vez que acontece algo de extraordinário dizem que foi deus e jesus que fizeram quando ocorre algo de errado é culpa do acaso. Como a gente justifica que uma pessoa quando sobrevive um acidente ou a uma doença incuravel pra essa foi deus quem salvou sem sombra de dúvida e não tem que tire isso da cabeça dele mas e quanto aos milhares restante que agonizam com doenças e em acidentes onde esta o deus?
    Tipo que culpa por exemplo aquela menina que foi estuprada durante 20 anos será que ela teve livre arbitro? Aquela menina que foi apedrejada no Iraqyue acho eu será que ela tinha chanse?
    Uma coisa posso afirmar com certeza se deus existe ele não opera aqui na terra de forma nenhuma.
    E quanto a essas igrejas que surgem do nada dizendo que tem as respostas pra todos são tudo umas farças pois se prestarem bem atenção elas estão tornando a imagem de deus e jesus em empresários que vão lhe trazer clientes para usas lojas carro, casas e dinheiro.
    Nota-se claramente quando o individiu é iludido falta-lhe informação pois o povo faz lavagem cerebral no povo sempre foi assim e sempre vai ser.
    Em nome de deus como a gente mesmo vê ja foi cometido muitos absurdos. Mesmo pelos aqueles que teóricamente estudam ele a fundo.
    Bom se deus permite que pastores e padres usem o seu nome e sua imagem para ludibriar o povo então seu poder fica duvidoso.
    Em contrapartida acho muito dificel a gente ter sido gerado de uma explosão assim puft e do nada la se tem a base da vida, se vocês verem bem até a ciência pra que estudou a 10 anos atrás tem que rever muita coisa pois vários assuntos foram provados que não eram bem como os ciêntistas de antigamente diziam, faltam muitos elos na evolução que nenhum deles coseguem acharem.
    Então deixo um recado indiferente de religião e se acredita ou não, viva bem, seja honesto, trate bem o próximo, respeite os animais a vida a natureza seja um individuo de bem que com certeza que por vc ter algumas dúvidas sobre deus quando chegar a hora e vc estiver diante dele concerteza a sua vida tera validoa pena.

  • guerreiro:

    Por mais que se tente explicar, acredito que homens jamais conseguirão fazer isso de uma forma comum, ou seja , um grupo de homens realizar uma experiencia e no final dizer: Deus existe.
    De acordo com a biblia, vivemos no chamado “tempo da graça” , depois que jesus se sacrificou por nós e tal…
    logo, o que eu axo mais correto dizer é ” a graça não se explica, a graça se vive ” .
    entao, para mim, que VIVO, ele existe.

  • Rogério:

    Que fabuloso ! O que nos vemos aqui é um debate sobre a existencia de Deus,é como se Deus estivesse sentado em uma cadeira de réu sendo julgado por criaturas insiguinificantes .O homem se esquece que Deus não é um camundongo um macaco a ser estudado coísas que podemos tocar e ver,ele não pode ser dicecado,aberto e exposto suas entranhas.estamos falando de um ser infinitamente superior que transede toda a nossa compreenção,nossas tecnologias nossos conseitos de justiça um ser criador perfeito imutável e incorruptível.eu tenho um pesar muito grande por aqueles que pensam que nasceram em uma sopa probiótica ou também aqueles que nasceram em uma explosão.Aliás nunca vi ninguém nascer de uma explosão só vi morrer,talvez um pouco de umildade nessa raça que se chama humana podia evitar tantas desgraças que temos vivído nesse mundo,o nosso senso de justiça não salva nem a nós mesmos ,só Deus pra ter misericórdia de nós…

  • Dieto:

    Deus existe, e analisando o que as pessoas escreveram, acredito que são tão ignorante em relação, que acreditariam mais em um deus bruto arrogante que os fizessem de escravos como nos filmes, à acreditar em um Deus bom que nos permite viver em liberdade, onde podemos fazer nossas próprias escolhas.

    Imaginem um homem poderoso e rico como o atual presidente dos EUA, certamente se você o chingar, difama-lo publicamente, como muitos o fazem, ele não virar tomar satisfações, pois o poder que ele detém, o deixa superior a qualquer um de vocês, ele quem sabe até mesmo os considera indignos de recebe-los até mesmo em seu gabinete presidencial.

    Si um humano é capas de não se rebaixa a atender outro, imaginem se Deus, o todo poderoso, iria se rebaixa a ir até sua casa só pra provar a você que ele existe.

    Na bíblia o próprio Jesus só atendia a aqueles que o procurava, e acreditava nEle, pois como Deus deu o libre arbítrio a nós, Jesus não poderia passar por cima disto e ajudar à quem não queria ser ajudado.

    Se você não acredita em Deus, não pense que ele vai aparecer do seu lado só pra provar a um incrédulo, que Ele existe.

    Mais cedo ou mais tarde todos reconheceram e todos os joelhos de dobrará diante dEle.

  • Evandro Dore de Almeida:

    A matéria sempre existiu. Matéria é energia e energia é matéria. Se na natureza nada se cria, nada se perde e tudo se transforma; então não houve a nessecidade da existência de um deus para criar todas as coisas.

  • Rogério:

    A existencia de Deus esta impressa intuitivamente em cada um mesmo que alguém venha a negar sua existência,não ha ninguém ingênuo o suficiente que possa crer que tudo isso que vemos ou aquilo que não vemos possa ser obra de casualidade.e verdade que muitas religiões possam trazer o engano,que vem carregadas de egoísmo e mentiras para beneficiar os líderes interessados , aquelas mesmas pessoas que em um minuto negam a existencia de Deus quando passam a beira da morte proximo ao desconhecido imploram Deus me ajude estou morrendo, o ser humano é uma piada rsrsrsrs….

  • Elaine:

    Deus NÃO existe! Mas, cientificamente não haverá nunca como provar a sua “não existência”. Afinal, a fé não se baseia em modelos científicos para existir. Ela é cega e o ser humano que crê em Deus e em Religião não se permite questionamentos mais profundos a respeito da ausência de DEUS em suas vidas.
    Exemplo: Se eu tiver fé que tem um prato voando no universo e que este prato cuida de mim, me protege de todos os males e me fará ressucitar após minha morte, como que algum cientistapoderá provar que este prato não existe? Ele só existe por meio através da MINHA fé, da minha imaginão. Assim são as fadas, bruxas, duendes, Zeus, Afrodite para pessoas que um dia não sabiam explicar o seu cotidiano sem ser através de seres mágicos e imortais. Na sociedade de hoje, as pessoas não acreditam mais nestes persosangens mitológicos, mas ainda acreditam em DEUS, santos, anjos, demônios…
    Um dia, a humanidade tomará outro rumo. Não sei se será para melhor ou pior… Mas os deuses e mitos serão outros!
    Beijos para todos!

  • Mauricio Garcia:

    deus não existe, DEUS É. Personificar a energia vital que move TUDO no universo é, no mínimo, presunção. deus, como as pessoas imaginam, não passa de estória da carochinha, assim como Papai Noel, o homem do Saco e a loira do banheiro, lendas e mitos pra botar medo nas pessoas, ainda mais nessa civilização movida, ou refreada, não sei, pela culpa. Entender que deus é parte de tudo, e tudo é parte de deus é complicado, ainda que não faltem provas, inclusive por partes das ciências exatas. Faltam sim CONEXÕES entre fatos e relatos, provas e estórias. Entender a sí próprio é um bom caminho para começar a entender a existência de deus. Temos em cada milésimo de milímetro de nosso corpo um pedaço de deus, que trabalha EXATAMENTE IGUAL a uma galáxia inteira, por exemplo. QUEREM UM EXEMPLO DA UNIDADE??? Pesquisem a fundo sobre o “Número PHI”. Para mim, a prova concreta da existência de DEUS.

  • Caroline:

    Deus não existe, o que existe é uma necessidade de acreditar em algo para dar sentido às nossas vidas. Se conseguirmos viver bem cada um consigo mesmo, ou seja, tendo uma mente limpa (sem estresse, sem doenças e sendo feliz) verá que não precisamos de nenhum “auxílio externo”.

    Certas religiões como o budismo pregam não a existência de um Deus, mas o controle da mente, porque se não conseguirmos dominar a mente, piramos.

    Rezar pode ser visto como você querer afirmar algo para si próprio (porque, repetindo como se estivesse falando com alguém, você presta atenção no que está dizendo e faz o possível para tornar aquilo verdade, como se curar de uma doença)

    Meditação pode ser visto como você querer relaxar do estresse e ter um momento para pensar apenas em si, o que geralmente é difícil de fazer ao longo do dia.

    Etc.

    Aliás, Deus pode até atrapalhar, se pensarmos como prega o antigo testamento que mostra um Deus carrasco, ou se pensarmos em todas as guerras envolvendo religião, como as Cruzadas, o terrorismo islâmico, etc.

    Abraços!

  • Fábio:

    Deus existe? Com certeza, a resposta é SIM! Por quê esse “sim” tão sonoro? Porque na minha vida já tive experiências que comprovaram a Sua existência. Em momentos que precisei da Sua ajuda, Ele estava ali, pronto pra me ajudar (seja através da leitura da Bíblia, seja através de alguma palavra que vinha ao meu pensamento, seja ao ouvir um hino). A ciência nunca vai conseguir comprovar a existência dEle através de instrumentos eletrônicos e, ao mesmo tempo, já conseguiu e não está enxergando. Sabe como a ciência conseguiu? Através das inúmeras pesquisas e descobertas que já fez ao longo de sua existência. Tudo o que ela já descobriu comprova a existência de um ser inteligente. É impossível a vida ter se transformado no que é sem a ajuda de alguém poderoso. Essa história de que somos produto de alguma bactéria extraterrestre (ou seja lá o que nomeiem) é balela. Deus existe, sim! Um dia todo mundo comprovará. Quem viver e quem não viver, verá!

  • Cris:

    Assim como é preciso ter FÉ para acreditar em deus, é preciso ter CORAGEM para assumir q se é ateu ou agnóstico ainda hj em nosso país. Vim de uma família católica e devota, mas desde pqna questionava mto a respeito de deus e religião. E questionar é a principal diferença entre quem acredita num ser superior e quem ñ acredita. Minha natureza exige questionamentos e explicações q deus ou a bíblia ñ podem dar. Na minha opinião já está mais do q provado q deus ñ existe. Ñ preciso olhar algo belo como a natureza e pensar q foi um deus q a criou. É bela pq é bela!
    E discordo de Thyago Monte, eu ñ sinto a mínima necessidade de adorar um ser superior! E ñ sou uma pessoa má por causa disso. Qdo estou doente vou ao médico, qdo estou triste ligo pra um amigo, mas nunca pedi ajuda para um ser superior. Pra mim isso é sinônimo de fraqueza. Se tivermos q ter fé em algo, q seja na humanidade.

  • Tatiana:

    Eu acho que se existe um Deus, este é uma ordem, presente em todas as coisas, deste modo sendo onipresente.Mas não de uma forma sempre onisciente…Como, por exemplo, nas matérias existentes.Tentando resumir, porque isso daria um texto enorme…Deus é uma forma consciente de vida, que criou o Universo e lhe deu o “livre arbítrio”, ele não altera nada de forma direta por enquanto, nunca tivemos provas, indícios de uma maneira prática de que ele o faz.Acho que ele é apenas uma ordem natural de todas as coisas, mas com uma consciência fora das mesmas.
    Como se ele fosse o nosso espectador.
    Meio louco.Difícil de explicar.
    Mas uma certeza eu tenho…Há algo a mais do que simplesmente a concidência de combinação de filamentos de aminoácidos na sopa primordial, ou da “lama” de onde viemos, segundo a bíblia.
    Eu acho que aquilo foi uma coincidência, puro capricho do acaso…
    Mas por trás disso havia algo.

  • Fernando M. C. Gonçalves:

    Falando sobre Deus, é muito mais fácil dizer aquilo que Deus não é, do que o que Deus é.
    Aliás, Ele próprio disse de Si mesmo: “EU SOU AQUELE QUE SOU”!
    Mas – e para sintetizar muito este comentário – como dizia um ateu, “eu sou ateu graças a Deus”. Ou, como dizia Victor Hugo, (Os Miseráveis) “Deus gosta das antíteses”.

    Em tudo o que é simples e humilde (não confundir com humilérrimo nem simplérrimo!) aí está Deus!

  • Eduardo:

    Bom..
    A visão que tenho é:

    A ciência nada mais é do que a explicação do que o ser humano entende da natureza.
    Como o ser humano não entende DEUS ele não pode explica-lo, nem transforma-lo em números, fórmulas ou léis físicas…

    E obviamente que nem tudo se explica em números ou em leis factiveis de erros, assim como estamos vendo constatemente as leis da ciência serem derrubadas por outras mais evoluidas e inteligentes.

    Faz parte da evolução da raça humana , questionar tudo…,até aquilo que o criou….

    abraço

    a
    Todos…

  • Paulo:

    deuses não exitem!
    deus, qualquer que seja ele, é uma hipótese… e como tal o ônus de prová-lo é inteiramente de quem alega sua existência.

  • Ventrue, O Lobo:

    vou contar uma histórinha para vocês:
    vamos voltar no tempo, logo quando os humanos viviam em tribos isoladas, sem nem mesmo ter conciencia da existencia de outros de sua espécie fora de seu pequeno circulo social, que se resumia em pai, mãe, irmãos e talvez alguns tios e primos.
    Bom imagine que você faz parte de uma dessas tribos, e você é um garoto de 10 anos idade com uma curiosidade extraordinária,e em um determinado dia você resolveu tentar descobrir de onde você veio.
    Ao perguntar ao pai ele diz que você veio dele e de sua mãe, ai você ainda curioso pergunta de onde eles, seu pai e sua mãe vieram, eles dizem que do patriarca e da matriarca da tribo (seus avós), ao perguntar de onde o patriarca e a matriarca vieram, seus pais nao sabem responder, e você resolve perguntar para os lideres da tribo de onde eles vieram.
    Já é noite e como de costume todos da tribo se reuniem em volta de uma fogueira para ouvir as historias, pedir concelhos e admirar a sabedoria dos anciões, e então você pergunta para o patriarca ou matriarca da tribo de onde eles vieram, Eles te respondem que dos pais deles, e entao você ainda insatisfeito faz a pergunta chave: ” e de onde seus pais vieram?”, eles não sabem, mas precisam dar uma resposta, caso contrario sua credibilidade perante a tribo vai decair, adivinha o que eles respondem a você? isso mesmo ” nossos pais vieram de Deus, ele os criou…”, você pergunta “mas quem é esse deus, onde ele esta, de onde ele veio?”, suas perguntas tornam-se cada vez mais complexas e a criatividade dos anciões nao é tao grande, entao o q eles dizem ” ele é tudo, sempre existiu, e esta em todos os lugares, agora vamos todos dormir”

    e é isso ai…

  • Gerson:

    Como esse assunto é polêmico, gostaria de contribuir apenas com algumas informações, sem entrar no mérito e com respeito a todas as opniões:

    1- A explosão do Big-bang ocorreu a bilhões de anos, os cientistas chegaram a esta conclusão pque, retrocedendo-se no tempo, as galáxias o universo e as equações, convergem para um ponto de origem comum.

    2- O que havia antes do Big-bang? R: as leis da física se aplicam apenas ao que aconteceu após a explosão, o que havia antes não pode ser explicado pelas leis atuais, explicações neste sentido são meras conjecturas.

    3- Caos e ordem convivem no universo e muitas vezes um precede o outro.
    O universo está em constante movimento é dinâmico. A vida pode surgir do caos desde que existam condições para esta acontecer e se manter.

    4- O homem não descende do macaco diretamente. Havia um mamífero que deu origem a linhagem dos homens e dos macacos, que são genéticamente muito semelhantes mas não são a mesma espécie e um não descende diretamente do outro. A ciência diz isto baseado em observações e estudos dos seres vivos e fósseis, que possuem evoluções e mutações ao longo do tempo, começando pelos seres mais simples, unicelulares e no topo da evolução os mamíferos.

    5- O método carbono-14 é o mais eficaz confiável e preciso para se datar fatos e acontecimentos de milhares ou milhões de anos pois basea-se nas alterações ocorridas na emissão radioativa deste elemento, em materiais orgânicos. Isto permite saber com precisão em que época tais acontecimentos ocorreram.

    6- O método científico deve ser encarado apenas como uma ferramenta que nos dá um controle melhor sobre o desconhecido. Este não é fechado em si, deve ser visto também com ceticismo e não é uma religião. Evolui e se modifica com o tempo, apenas estas mudanças devem ocorrer baseados em fatos, evidências e leis científicas.

  • Daniel Iserhard:

    Como um bom biólogo, não acredito na existência de deus.

  • Ana:

    Penso que Deus Existe embora possa não ser quem ou aquilo que nós pensamos, mas pode limitar-se a ser uma inteligência qualquer, o que dita a ordem das coisas.

  • Gerson:

    A resposta é simples, para que Deus seja explicado pela ciência, este deverá fazer parte do Universo e estar sujeito as suas leis e não ser um conceito puramente abstrato e subjetivo.

    Religião é algo que acompanha os seres humanos desde os primórdios e é uma forma destes explicarem o desconhecido e conviver com este. Já a religiosidade é algo intrínseco ao ser humano, que permite a este admirar-se e tentar conhecer os mistérios do mundo e que, paralelamente, permite sua evolução como espécie.

  • renato lanes:

    existe sim, assim como existe papai noel.

  • Guilherme:

    Germano, em virtude do que o senhor disse sobre “a ciência e religião não convergem para o mesmo lado” eu tenho uma pergunta: deve-se manter a religião e a ciência longe um do outro certo? Já que eles nunca vão se entender mesmo..Agora por que a igreja se mete nos assuntos ciêntificos como testes com células tronco por exemplo?
    Embriões que seriam incinerados, jogados no lixo sendo usados para salvar vidas, restaurar tecidos, orgãos..se vão se desfazer do embrião, por que não usa-lo para o bem?

  • Guilherme:

    Acredito que Deus seja a personificação do Sol, por milhares de anos nós viemos cultuando deuses que têm algo em comum..Todos são baseados no Sol, translação da Terra, estrelas (constelações)…

    Um jeito melhor de entender isso é vendo Zeitgeist, no próprio site tem o filme com legenda em português para ser assistido.

  • Catarine:

    Deus não precisa mostrar a sua existencia!!

    Como seria possivel alguém escrever um livro há séculos de anos atrás e hoje estar acontecendo tudo IGUALZINHO se não fosse DEUS??

    Como seria possível tudo existir hoje se não fosse Deus criar?

    Sinceramente, não acredito de forma alguma que o mundo surgiu de uma explosão!!

    Eu tenho certeza absoluta da existencia do meu PAPAI mas, para aqueles que não acreditam, eu digo que só irão acreditar quando Cristo voltar mas, aí poderá ser tarde demais.

    Deus existe sim.
    Deus está presente em mim.
    Converso com o meu Deus todos os dias.
    O meu Deus já me livrou de cada uma…
    Deus é fiel.
    E oq Ele prometeu, Ele vai cumprir.

    Sei que a minha opnião não vai mudar a opnião dos cientistas mas, a prova maior da existencia de Deus é o meu respirar.

    Fiquem com Deus!!

  • naser:

    deus no ponto de vista religioso -nao existe .
    para mim deus e apenas a inteligencia da energia manifestada. quando acontecem coisas como ao que chamamos coincidencias, sorte e ate azar.energia tem inteligencia ,nao tenho duvidas disso. posso acrescentar que para mim,pessoalmente posso chamar deus a tudo o que existe .essa e a causa primaria-energia

  • lana:

    claro q sim pq sem ele nóis naum iamos existir

  • Vera Panelli:

    A questão não é se ele existe ou não, mas se acreditamos.

    Eu não gosto de crer em algo simplismente porque as pessoas me dizem que é verdade, eu gostaria de descobrir a verdade por mim mesma, e como não há provas e muito menos o próprio vem falar comigo, eu não acredito.

    Eu atribuo grande parte daquilo que as pessoas chamam de “milagres” aos próprios poderes do ser humano.

    Vencer a dor, saber dar a volta por cima, resistir aos mais variados problemas, curar-se, etc., para mim são capacidades puramente humanas. O homem é capaz de muito mais do que supõe, pena que muitos usam sua magnitude para o mal. Agora aquelas pessoas que procuram fazer o bem porque tem medo do “castigo” que possam vir a sofrer, talvez não saibam, mas já estão fazendo mal para elas mesmas.

  • Mario Cesar:

    Deus existe e a prova cientifica de sua existencia é que ele é um “ser transdimensional” que criou um universo (o nosso) como uma realidade virtual na qual ele tudo manipula – the big bang is a computer restart.

    Consultem os seguintes artigos:

    1) A realidade realmente existe?
    br.noticias.yahoo.com/s/080502/48/gjn2li.html

    2) Existe uma Realidade Objetiva ou o Universo é um Fantasma?
    www. holoalternativo.com/Universo.html
    www. keelynet.com/biology/reality.htm

    3) O universo é uma realidade virtual? [The Physical World as a Virtual Reality?]
    arxiv.org/ftp/arxiv/papers/0801/0801.0337.pdf

  • Thyago Monte:

    Amigos, podemos perceber a existencia de Deus ao nosso redor onde estivermos.
    A ciencia fala que somos decendentes de macacos, mas porque nao sentimos atração sexual pelo nosso semelhante?
    A ciencia diz que o mundo surgiu de uma explosão, mas como há uma explosão e mesmo após ela existe vida?

    Varias perguntas podem ser questionadas sobre a existencia de Deus ou como o mundo surgiu, mas com fé tudo pode ser acreditao. Somos induzidos desde a nossa infancia atraves das disciplinas estudadas em colegios que o mundo surgiu como a ciencia diz, mas existe um outro lado da historia que todos mesmo intrisicamente acredita. A existencia de Deus com certeza é temida e acreditada por todos. Podemos perceber quando passamos por dificuldades, a primeira pessoa que lembramos é Deus…. Quando estamos sofrendo, a primeira pessoa que clamamos é Deus. O homem sente a necessidade de adorar um ser superior porque o Pai Celeste quando nos criou colocou esse sentimento e essa vontade em nosso intimo.
    Poderia passar horas e horas escrevendo sobre os motivos e as razoes que existem para provar que Deus é onipotente e onipresente. Mas prefiro deixar uma simples pergunta…. Se Deus não existisse, como seria o momento de silencio dos seres humanos? Aquele que temos antes de dormir, quando pensamos, quando sonhamos…. A quem pederíamos socorro nos momentos de dificuldades!!!
    Todos os dias oro a Deus para que ele nos dê forças para superar e nao desistir da sua existencia. E que possamos levar mais e mais pessoas aos seus pés, pois esse é o nosso papel aqui na terra. Nao devemos está discutindo se Deus existe ou nao mas sim que Ele é misericordioso e faz muita gente feliz. Por que você também nao é feliz ao lado de Deus.
    Aguardaremos a vinda de Cristo e veremos se Deus existe ou nao. Confie e esperem no Senhor… E que a paz de Deus estejam com todos vocês!!!!

  • Sara Rios:

    Deus existe. E como um amigo escreveu aqui , eu tb conversei com ele pela manhã e neste momento estou com ele…..alías….nunca me separo DEle.

    O problema é q nós, seres humanos pequenos e muito limitados, queremos dar respostas a tudo, principalmente, científicas. Cientificamente não temos como comprovar que Ele existe….mas basta ver a natureza em sua grandeza e infinitude. Como pode o corpo humano ter se constituído através de combinações e uma evolução do macaco??? Nisso eu não creio….

    Outra coisa que acontece é que tudo de ruim que acontece no mundo atribuem a Deus. “Pq Deus permite fome, guerra, mortes, violências???”. A resposta é: a culpa é nossa. Ele nos deu livre arbítrio pra escolhermos o nosso caminho….e infelizmente o homem seguiu o caminho da destruição…..estamos pagando nossos erros dessa forma.

    Penso tb, que o homem usa Deus. Algumas religiões usam Deus e sua palavra para obter aquilo que seus corações desejam, fazendo com que muitos outros passem até a não acreditar na Sua existência…..Muitas religiões prometem rios e fundos que Deus vai dar bençãos e mais bençãos…….que quem for pra igreja tal vai ser rico….pq Deus só abençoa quem é de lá……pintaram um Deus que só sabe dar. Só que Ele é muito mais que isso. Ele é amor e tb justiça…..Assim como nossos pais nos castigam(com amor. para o nosso bem) algumas vezes por nossos erros, Ele tb o faz…..infelizmente muitos não pensam assim…..

    Respeito quem pensa que Deus não exite…..mas não posso concordar!
    Essa é a minha sincera opinião.
    E estou gostando do debate…..contanto que não parta para as ofensas.

  • lucaas:

    eu acho que sim, porque quem fes o planeta ?e quem fes com que isso acontessese?
    deus nos protege voçe pode falar que nao mas mesmo assim ele te protegerar.

    de: lucas rodrigues.

  • Henrique:

    Não consigo imaginar que toda a complexibilidade da natureza e do universo foram criadas apenas com a explosão de algumas particulas inanimadas(big ben ), prefiro acreditar eu um Ser com todo poder e sabedoria infinita capaz de fazer todas as coisas existirem. E sabe porque o homen nunca vai conseguir entender,como Deus existe ? E por que Deus existe ? – Porque a mente do homen é muito limitada, se comparada a Deus, para entender isto. É uma questão de fé ,( Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Hebreus : 11-1 ).
    Não estou querendo ofender ninguém, só quero passar um pouco da minha opnião para vocês.
    Você já deve ter observado que mesmo aqueles índios que viviam isolados, até o aparecimento do homem branco, adoravam a alguns deuses. O homen nasceu para adorar, portanto mesmo que peguasse uma criança e colocasse numa ilha deserta sem nunca falar de Deus para ela, ela ainda sim adoraria a algum deus ( sol , lua ,estrela, etc..), pois isto já esta marcado na alma do ser humano. Ai vocês me perguntam. – Mas de onde surgiu então a idéia de um Deus criador do universo ? Simples, Ele se mostrou para Adão, para que por intermédio de Adão as futuras gerações o conhecessem, bastando apenas isto. Pois se não fosse assim o homem estaria até hoje adorando sol e lua.
    Mas batou para Deus aparecer a Adão, pois Deus quer que creiamos nele porque queremos acreditar e não porque podemos ve-lo.
    – Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.(Jo 20: 29 )
    – Bem-aventurado o que crê para aguardar, em esperança, o aparecimento em glória do grande Deus, nosso Senhor Jesus Cristo (Tito 2:13)
    Lembra daquele filme O mestre das armas, com o Jet-li ?
    Vocês entenderam a moral da história ?
    No começo do filme quando o pai de Yuan Jia “perde” a luta, todos ficam decepcionados, menos ele, pois sabia que com aquele último golpe poderia matar o seu oponente, mas ao invés disto parou seu ataque para não mata-lo , naquele momento ele ja tinha vencido, bastava ele ( Yuan Jia ), saber que poderia te-lo matado, e que o seu treinamento havia tido resultado.
    O Mesmo é acreditar em Deus, basta apenas saber que ELE existe, não cabe a mim tentar entender a mente de Deus nem Porque e como ele existe, o que importa é saber que ELE me ama e me proteje e que não há força no universo maior do que a dele.
    E do mesmo jeito que no filme, quando Yuan Jia conseguiu fazer com que alguns entendessem o porque dele não ter golpeado o seu oponente no final, assim serão aqueles que abrirem a mente para entender o que Deus quer, se apaixonarão por ELE assim como eu sou apaixonado.
    Que DEUS abençoe todos vocês !!!
    Um Abraço !!!

  • jasel:

    Voces perguntam se “é possivel conceber Deus fora da crença, portanto fora da esfera dogmática?”
    Vou responder essa interessantíssima pergunta de acordo com o que já compreendi até hoje, tentando fazer uso de minha própria razão, inteligência, sensibilidade.
    A consciência, despertada na fase em que entramos na adolescência, inunda-nos de perguntas e inquietudes primordiais.
    E digo mais, algumas surgem muito antes disso, como minha filha que aos 3 anos acordou, correu para meu colo e disse-me que “prometeu para o Deus que iria proteger a natureza”!!!!
    E eu pergunto: de onde vem estas perguntas e estas ocorrências?
    As minhas surgiram independentemente de fatores externos.
    Mesmo na infância ouvi de meus filhos algumas perguntas que, tenho certeza, outras pessoas já se formularam:
    Quem fez Deus?-meu filho perguntou-me aos 4 anos de idade, assim, do nada, enquanto fazia modelagens com massinha no quintal de minha casa.
    Outra dele: “Se o universo é tão grande, Deus não pode cuidar de tudo sozinho, deve ter alguém mais que ajude”.
    Não me perguntem de onde ele tirou esta… provavelmente de seu ser pensante!
    Querer conhecer quem criou o cosmos, a criação, a natureza, ou seja, tudo que vive e existe é próprio de um ser dotado de faculdades mentais e sensíveis, dotado , ele mesmo, de alguns interessantes poderes, como o de criar, procriar, sentir, pensar, intuir, refletir, observar, ensinar o que sabe, estudar o que não sabe, e perguntar-se o que está fazendo neste mundo com todas estas prerrogativas que lhe permitem investigar e aumentar gradualmente seu conhecimento do mundo, da Criação, de si mesmo.
    A meu ver a minha resposta às interessantíssimas perguntas formuladas no site só pode ser dada nesta forma.
    Penso que não cabe mais impor idéias pré concebidas ou encarceradas em fórmulas de antiga origem que serviram aos homens da época em que foram formuladas.
    Hoje precisamos do oxigênio da liberdade de pensar.
    Não há limites para o avanço do entendimento para as altas regiões do conhecimento e certamente, não está vedado a ninguém escalar as alturas da evolução e chegar a conhecer algo mais sobre si mesmo e tudo que existe, Deus inclusive.

  • Oswaldo Lazzarotti:

    Deus existe ! Não esse Deus imaginado à imagem do ser humano, que o projetou à sua semelhança, única forma de “tentar” endendê-lo. Pois se o gato tivesse evoluído, provido de polegar opositor, para usar ferramentas e assim modificar seu cérebro numa subjetividade semelhante à nossa, então, esse Deus teria a forma de um gato?
    Deus existe e se confunde com, ou é o Universo. E nós humanos somos feitos de partículas dele, sou o único ser que se conhece capaz de reconhecer o passado, e o presente até à distância de 14 bilhões de anos-luz da “luneta Hubble”, então, sou uma parte do Universo que tem conciência de si mesmo. Então, sou o universo consciente de si mesmo. Então, sou o Unverso !
    Tão simples, que Jesus entendeu isto: “Eu estou no Pai, e Ele em mim.”
    Assino: Eu- Universo, portanto, Deus.

  • Edemilson Lima:

    Debati durante vários anos sobre esse assunto com pessoas de diversas crenças (católicos, evangélicos, espíritas, etc) e também pessoas sem crença (ateus, agnósticos e livre-pensadores) e a conclusão a que cheguei é que é impossível provar tanto a existência quando a inexistência de Deus. Quem afirma que Deus existe ou que não existe o faz baseado em crença ou fé. Todas as evidências e fatos conhecidos pela ciência não provam nem uma coisa, nem outra. Porém as pessoas normalmente interpretam esses fatos da maneira que melhor corrobora as suas crenças pessoais. Religiosos, filósofos e cientistas não sabem se existe algum deus ou não. Mas os cientistas pelo menos são honestos e dizem que não o sabem, e que estão investigando, ao contrário dos religiosos dogmáticos, que afirmam como se tivessem certeza. Tudo o que estudei até hoje aponta para uma maior probabilidade da não-existência de nenhum deus de nenhuma religião. Porém, nada descarta a possibilidade de existir um deus cosmogônico, como o deus de Einstein. Na falta de evidências, eu prefiro continuar neutro e levar a minha vida guiado apenas pela minha consciência e a Lei de Ouro ( http://www.ufrgs.br/bioetica/golden.htm ).

  • Ricardo:

    O próprio significado do que representa Deus varia entre as religiões, povos, indivíduos e mesmo durante as diversas etapas da vida de um ser humano. Deus não pode ser entendido como um ser ou algo substancial. É uma projeção humana de seus anseios, angústias e dúvidas. Assim, não pode ser comprovado “cientificamente” posto que é imaterial. Contudo é bastante real dentro de cada um que o concebe e com ele convive.

  • Roberto:

    Na minha cética opinião, o melhor argumento para a existência de Deus, é a impossibilidade de explicação da “causa primeira”, seja esta qual for.

  • Chico Lobo:

    Acreditar em um deus, seja ele qual for, é confortável,
    MAS NÃO SE PODE LEVAR A SÉRIO

  • Alex Keher:

    Deus poderia ser compreendido como o processo auto-cognitivo do Universo. E a mais próxima manifestação disso que temos é a soma de nossas consciências humanas, o que Jung chamaria de nosso sub-consciente coletivo.
    Também poderia ser compreendido, como a energia subjacente à tudo que existe, talvez a mas ínfima supercorda, que ‘compõe’ cada uma das subpartículas. Assim poderia atender aos requisitos, omniciência, omnipotência e omnipresença.

    Com essas duas concepções, seria perfeitamente admissível pela ciência.

    No entanto, tentar aceitá-lo como um ser antropomórfico, masculino, irascível, que debalde sua imensurável misericórdia permite a existência do mal, suscita a dúvida proposta por Epicuro: “Ou Deus quer evitar o mal e não pode, ou pode e não quer ou não pode nem quer,.
    Se quer e não pode é impotente, se pode e não quer é invejoso e mal, se nem quer nem pode não pode ser Deus”.

  • Afer Ventus:

    Concordo com o Klas-jan Huntelaar.
    Deus foi a coisa mais perfeita que o homem já criou.
    Para viver em harmonia, o homem precisa ter medo.
    Por exemplo: As pessoas dizem para seus filhos: se vc não se alimentar, o bicho papão vem te pegar. Alguém explica o bicho papão?
    E ter medo do inexplicável, de algo que seria infinitamente superior e inatingível é tudo o que, vamos colocar dessa forma, a alta casta precisava para manter a plebe em seu lugar, sem questionamentos que poderiam acarretar em rebeliões, lutas, revoluções…
    Quem já não leu sobre imperadores, faraós, reis, etc. que subiam ao trono alegando que foram destinados por seus respectivos deuses (sejam lá quais forem)? Quem questionaria isso?
    Mais recentemente, os que se atreviam eram sumariamente “calados” pelos interesses da igreja (órgão criado para cuidar desse assunto -> interesse da alta casta).
    Um pouco mais profundo na coisa, convergimos para as discrepâncias que há no livro mais traduzido do mundo. Tanto no antigo quanto o novo testamentos, há contradições e discrepâncias. Basta ler com visão crítica por um instante.

  • César JBN:

    A noção do deus pela religião (comércio) é, apenas, cultural, uma grande farsa! então não existe. Já a noção do Deus verdadeiro, em cada SER, essa sim existe e todos nós somos um exemplo disso. Entenda Deus como um Plasma de Luz (pura, limpa e perfeita) e O SER, uma unidade desse Plasma de Luz; que chegamos a Ele pelo conhecimento (a certeza) da ordem dos eventos naturais consolidados no íntimo do nosso SER (Nossa Consciência), e não pela esperaça e pela fé, irmãs siamesas do sofrimento e da dor. Por oportuno, está na ciência, o conhecimento desse desvendar e não de joelhos e a dialética como busca da verdade é o caminho a seguir.

    É bom entender que a mais importante forma de energia é a CONSCIÊNCIA (RAZÃO); um ser UNO consolida todas essas formas da existência, o existir enfim, na mais sublime das RAZÕES de um SER-CONSCIÊNCA-RAZÃO, a maior dela, PURO LIMPO E PERFEITO, uma PLASMA DE LUZ como sempre me reporto, sem conotação religiosa.

    Quando atingirmos esse estágio, sedimentamos o caminha ao retorno à origem de tudo, é à compreensão de todos os eventos da natureza, interior e exterior, a introspecção natural, enfim a observação da vida interior pelo próprio sujeito; exame que alguém faz dos próprios pensamentos e sentimentos e também dos acontecimentos naturais, aí, como um imã atrai e ocorre a conexão constante com esse PLASMA DE LUZ que só pode ser vivido interiormente e não pela aquarela da superficialidade exterior; aquilo que se vê e que aparentemente é real quando na realidade é irreal.

    O Universo, o nome já o diz, é ÚNICO, mas um subconjunto de Mutliversos paralelos o compõe.

    Apesar de toda objetividade (exterior) dos outros e da própria natureza, só sua subjetividade (interior) consegue atingir essa comunicação DIVINA.

    Não somos corpo, alma ou espírito como nossa educação religiosa nos impôs, essas formas de energias só encarceram a Consciência-Razão, urge libertar-se dessas prisões e entender que somos Energias-Conscientes-Racionais, o mais é fruto da educação, arte e cultura da espécie humana.

    O grande e final segredo está na compreensão que, assim como o corpo, a alma ou espírito são apenas prisões da nossa própria consciência (razão).

    Libere (descubra) essa energia (CONSCIÊNCIA-RAZÃO) dentro de si, em proveito próprio e encontre-se no resplendor da DIVINDADE ÚLTIMA E ÚNICA, d’onde as soluções virão pra tudo, enfim! “Imite-me e seja feliz”, disse CRISTO, e também, que sabia como lidar com esse mistério: “o reino de DEUS está em todos nós”.

    Não precisa choro, reza nem vela, orações, cânticos, promessas, anjos, santos, demônios ou todos os simbolísmos possíveis e inimagináveis criados pela mente doentia do homem, o enigma está dentro de você, descubra-o e encontre o caminho da verdade e da existência; eu já o fiz, aguardo todos nessa busca incessante de si.

    Deus não é o grande espírito, isso faz parte do folclore humano que romanceou com a bíblia essa literatura de cordel pois não tem autor, esse ícono; o próprio Cristo não deixou nada assinado com sua responsabilidade, mas a grande CONSCIÊNCIA-RACIONAL, a energia mais limpa e perfeita, a mais apurada das razões, e nós outros somos uma unidade dessa razão; é pela compreensão e não pela oração que atingiremos essa convicção.

    Nossa consciência é o único juiz de nós mesmos, porque é onipresente, onisciente e onipotente, está aí o grande segredo revelado.

  • Sonia Quintilhano de Paiva:

    Veja: Eu creio sim em um ser superior que o homem o chamou de Deus.
    Porém não creio no Deus deste século como sendo Pai verdadeiro do Senhor Jesus ( O DEUS DO ANTIGO TESTAMENTO), eu creio que esse Deus Jeová, Javé, Senhor dos Exércitos é um usurpador do verdadeiro PAI DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Vcs poderão me perguntar, __”Mas que absurdo!!!!”, eu te responderia, as evidências da bíblia condiz pra essa conclusão, Qualquer dúvia é só entrar no site www ministeriodareforma.com.br e vcs irão ter o estudo de1.500 liçoes todos os dias, se embora que já na quinta lição a evidência irá aparecer e ninguém irá te impor idéias, vc mesmo terá suas conclusões. ex: Se o Senhor Jesus é o filho do Deus do antigo testamento ( Jeová), como ele poderia ir contra as leis e regras do seu próprio Pai? Sendo que quem vê o filho vê o Pai!!!!!!!!! Pra resumir quero afirmar dentro de minhas conclusões que todas as igrejas e denominações estão servindo á um anjo que auto se denominou como sendo Deus de Israel e opera entre as nações como o Senhor Deus de Isaac e Jacó, Senhor dos Exércitos. Espero que antes de tirarem qualquer conclusão analisem melhor, tudo e tudo o que diz a bíblia, nada fora disso, opiniões de qualquer pessoa…Se quiserem então,faça como eu que já estou ingressada junto á muitas pessoas que estão estudando A REVELAÇÃO DO APOCALIPSE, é só entrarem no site mencionado acima.

  • Mario Cajuhy:

    Com todo os meus respeitos às boas intenções de algumas pessoas e suas crendices. Não há uma única, por menor que seja, prova científica do criacionismo,simplesmente não existe. Textos religiosos são frutos da contemporaniedade e interesses de pequenos grupos de pessoas, para a manutenção do poder ,pelo medo, a invisibilidade torna-se uma arma poderosa aos que usufruem do desconhecimento alheio,A falta de Edução, Escolaridade.Formação Técnica e Científica. Religião é OBSCURANTISMO puro. Por outro lado a EVOLUÇÃO é um FATO INCONTESTÁVEL. Basta colocar todas as provas genéticas , bioquímicas , anatômicas , metabólicas , fisiológicas e antropológicas, na balança da RACIONALIDADE, e TUDO fica muito claro. O que me espanta é, visivelmente, notar os interesses de lobistas, pseudos politicos, comprometer o ensino e a edução, em seus municípios, estados e até mesmos Países ( veja o Bush ), em favorecimento às religiões. Povo inculto é mais facil de manipular.

  • Wagner Douglas:

    Bom dia, Deus existe! Com relação a provas científicas, o fato de Deus ser superior a ciência impede de que a humilde ciência possa explicá-Lo.
    Quando digo humilde ciência não a desmereço, mas em relação a Deus ela se torna ínfima. Como poderia a coisa criada explicar o seu Criador. Portanto quando se busca alguma prova científica de Sua existência, com a ciência que nós fazemos realmente não encontraremos pois deste ponto de vista Deus é completamente inconcebível, se perguntássemos diferente, Deus não existe e pedíssemos provas científicas, também não a teríamos, pois Deus transcende tais provas. A prova que eu tenho é o fato de estar escrevendo este e-mail, a cura inexplicável do meu filho que os médicos não sabem a quem atribuir, mas eu sei, e atribuo a Deus, pois foi Deus.
    Faço faculdade de Matemática e muitos de meus amigos realmente optam por dizer que Deus não existe, mas alguns deles percebe-se claramente que é por questão de status acredita-se que pessoas assim são mais intelectuais.
    Obrigado pelo espaço e pelo Site.

  • Cristhian:

    Bom, eu acredito em Deus. Sobre o comentário acima, me vem a mente uma frase de um filósofo Francês que não me recordo o nome no momento: “Se pudéssemos estudar Deus ele não seria sobrenatural”. Obviamente não podemos encontrar provas da existência de Deus, pois ele esta em um patamar superior ao nosso.

  • Eglitz:

    Concordo Também com a opinião no comentário (2). Acredito que a fé em um Deus antropomorfo não é coerente. e a maioria das religiões, concebe um Deus nestas características. Se olharmos a história bíblica, veremos que ele é tão, ou mais cruel que o próprio homem. Acho que tudo foi inventado para se ter o completo domínio sobre os mais fracos. Não quero dizer que estou certo, mas é a minha opinião.

  • Evelyn:

    Não acredito em Deus materializado. Mas acredito que há uma força que ajuda o ser humano a confortar se nos diversos aspectos da vida.

  • valdinei:

    creio q afirmar que a existencia da vida, com toda a sua complexidade existe sem um Deus Criador, seria a mesma coisa que afirmar que se eu jogar uma porção de palavras para o alto, elas cairam em forma de um dicionário

    SIM, eu acredito em Deus com todas as minhas forças.

  • Alberto Antunes:

    Vivemos num planeta onde cada ser vivo, animal ou vegetal, se renova e o homem, único racional, não foge à regra. Inconformado com a morte inevitável, e em contacto com os temíveis fenómenos naturais não compreendidos, tais como: vulcões, terramotos, tornados, furacões, trovoadas etc, sentiu necessidade de algo superior onde buscar proteção; e assim surgiram deuses e santinhos imaginários de todas as espécies, especializados e capazes de operar milagres, em certos casos.
    A razão leva-nos a pensar que Deus omnipotente e eterno existe e que um dia vai permitir aos homens provar a Sua existência.

  • Antonio:

    Deus existe. O ceu e a terra estão repletos da Sua gloria.

  • newton silva:

    Há deuses. O dinheiro, o princípio de todos. Mas, os profetas e os apóstolos nos falaram de um Deus Poderoso e vagoroso em irar-se, cujo Filho, foi-nos dado como paga de resgate por todos. A esse Deus é que devemos honrar. Não há igrejas, senão aquela igreja invísivel, da qual nos ensinou Jesus, o enviado. a pergunta é: Se cremos em Deus? – Quem crê faz muito bem, pois os demônios também crêem e estremecem!

  • Clement:

    Sim , existe, mas não há provas que seja com a mesma imagem e semelhança do homem.
    O que se sabe cientificamente falando é que estamos todos imersos num único e gigantesco oceano de energia com propriedades de ser :
    “Omnipresente”
    “Omniciente”
    e em boa parte “Omnipotente”
    E para cada ação nossa existe uma proporcional resposta, ainda que em momentos dissociados, a depender de nossas sintonias internas.
    A “religião” que mais se aproxima ao meu ver é o espiritismo.

    Abs,

    Clement

  • Marcos:

    Não crer em Deus é o mesmo que não crer em nossa origem. Se Deus não existe e somos fruto de um caso, como poderia o caos a desordem causada por uma grande explosão como o Big Ban gerar todas as formas de vida e o vasto universo? Benjamin Franklin, dissse que se essa teoria fosse verdadeira, seria o mesmo que dizer que da explosão de uma tipografia possa nascer um livro.

    No esforço de produzir vida no laboratório, para assim poder explicar como a vida começou, os químicos têm lançado faíscas através de misturas de gases especiais. Um dos resultados foi alguns aminoácidos (moléculas do tipo das que constituem os ‘componentes básicos’ das coisas vivas). Estes aminoácidos, porém, não estavam vivos. Além disso, não eram o resultado dum mero acaso; foram produzidos por cientistas treinados, sob condições controladas, em laboratórios modernos.

    Existem mais de 200 aminoácidos naturais, mas há apenas 20 especiais nas proteínas das coisas vivas. Mesmo se fosse possível que alguns aminoácidos resultassem dum relâmpago, quem escolheu precisamente os 20 certos encontrados na matéria viva? E como foram enfileirados na seqüência exata, necessária, na proteína?

    O Dr. J. F. Coppedge, analista de pesquisas, calculou que ‘a probabilidade de apenas uma molécula de proteína resultar dum arranjo acidental de aminoácidos é de 1 em 10287’. (Trata-se dum algarismo seguido por 287 zeros.) Ele salientou que, além disso, requer não uma, mas ‘o mínimo de 239 moléculas de proteína para a menor forma teorética de vida’. Acha que tal evidência indica que a vida resultou dum acaso cego, ou de desígnio
    inteligente?

    Considere também outro tipo de experiência laboratorial, divulgada nos jornais como “criação de vida”. Os cientistas, com equipamentos complexos, tomaram um vírus produzido por um organismo vivo e separaram os seus componentes. Depois, tomaram esses componentes e os reuniram para formar um vírus. Todavia, o biólogo René Dubos explica na Encyclopaedia Britannica que é realmente um erro chamar esta façanha de “criar vida”. Nem esses cientistas, nem outros, foram capazes de produzir vida nova de matéria inanimada. Em vez de esta experiência sugerir que a vida provém do acaso, ela mostra que “todo o maquinismo biológico” necessário para a vida “teve de ser provido por uma vida pré-existente”.

    Mesmo que os cientistas pudessem produzir proteína viva de matéria inanimada, isso simplesmente confirmaria que se precisa de vida inteligente, pré-existente, como força orientadora. É evidente que não existiam homens para dar início à vida na terra. Contudo, vida foi criada, inclusive vida humana. Então quem é o responsável? Os escritores bíblicos, há muito tempo, chegaram a uma conclusão que merece séria consideração. Um deles disse: “O sopro do Todo-poderoso deu-me vida.” Outro acrescentou: “[Deus] mesmo é o dador universal da vida.

    “Gigantes” da ciência tais como Sir Isaac Newton, que certa vez declarou que, quando escreveu sua obra Principia, fixara o olho em enfatizar as provas da realidade de Deus, de Sua existência.

    Evidência igualmente forte de que Deus realmente existe é observada nos literalmente milhões de milhões de células que constituem o corpo humano. Quão pequeninas elas são! No entanto, cada uma destes milhões de células pode ser comparada a uma cidade murada em que se produzem substancial químicas, proteínas e hormônios. Toda esta atividade é dirigida por um núcleo, e os produtos fabricados são remetidos para dentro e para fora das células por meio duma rede de canais. Algumas das partículas destas células são tão pequeninas, que não podem ser vistas nem mesmo quando ampliadas 200.000 vezes! Não é de admirar que o principal periódico médico dos Estados Unidos declarasse que pelo menos 80 por cento dos cientistas no campo da biologia admitem prontamente que a biologia e a vida são reguladas por algum poder superior.

  • Kal:

    Existem forças que regem todo Universo! Desde o micro ao macro. Aqui na Terra podemos perceber o Sol, a Lua e a Água são os princípios originais da vida. Os movimentos do ar, dos oceanos e rios são regidos pelo Sol e pela Lua. Até movimentos catastróficos são regidos por estas forças Universais. Nós, pequenos seres humanos, recebemos vibrações que nos conduzem a ações negativas (destruição) e ações positivas (construtivas) e desta forma podemos peneirar nossas ações em direção a Paz através de ações positivas. Somos capazes de sentir ódio e Amor (não é isso? Alguém ainda não sentiu?). Deus Existe! E podemos perceber sua presença em tudo, mas o enxergamos não apenas com os olhos da cara! mas sim com os olhos da consciência! Desta forma, percebo a presença de Deus nas Forças dos Universo, na Luz, na Paz e no Amor.

  • Odacir:

    Não existe, não existe fundamento algum sobre a existencia de Deus, as pessoas confundem muito os sentimentos, e acabam achando que, o que sente é Deus, no catolicismo onfundem tbm pq existiram os apostolos, tentam ligar isso a existencia de Deus, como Jesus, para mim ele foi um grande psicologo, uma pessoa avançada demais para sua epoca, e toda pessoa crente em Deus, quer provar que ele existe, mas sem fundamento cientifico, nunca de derem se quer uma prova de Existencia dele, mas tentaram de modos classicos;
    pedem para segurar um pouco de terra, e pergutnam então como se fez isso?
    como nascemos, por a perfeição em tudo?
    como cria a existencia de uma planta?
    porque aquele passaro voa?
    Respostas:
    BASICO, deixe de estudar este livro de TEORIAS que vem sendo alterado ao longo destes anos, e volta pra escola, vai estudar Ciência, BIOLOGIA, Fisica.
    ai aprenderá sobre a fecundação, sobre germinação, sobre a evolução dos seres vivos, vai aprender que na natureza, nada se cria, tudo se transforma.

  • Ninguém:

    Na minha opinião, Deus existe sim… Concordo com Klas-jan Huntelaar, ao dizer que a religião e conseqüentemente Deus, foram “inventados” para responder aos fenômenos que estava além de sua compreensão.
    Mas considero a existência dele, por que não imagino que toda a perfeição que existe na natureza, seja somente através da evolução… pra mim, Deus não é um velho rabugento que está lá no céu, dando ordens e cuidando da nossa vida, ele é a natureza, nossa consciência, toda manifestação que rege nossa vida.

  • CArlos:

    Sim, deus existe.
    Um dos argumentos que poderia ser usado para confirmar isso, seria que o homem necessita de algo maior que ele, algo correto, maduro, que o entende, e opina sobre as coisas corretamente, da melhor forma possível, como se fosse um pai. Deus existe pois o homem precisa dele, sem Deus, é muito difícil viver, pois você se sentiria sozinho, sem alguém que lhe desse apoio, mesmo em horas que ninguém lhe ajuda, Deus lhe ajudará. Lhe dará conforto, conhecimento, sabedoria sobre como seguir o caminho correto. Quem não segue a Deus, eu não creio que siga os caminhos mais certos. Mas cada um é cada um né 🙂 Vamos dizer que quem acredita que Deus existe, esteja sendo ensinado por algo de infinita sabedoria da vida, e também seguindo algo perfeito. Quem não acredita, vai estar seguindo a si próprio, e todos nós somos imperfeitos 🙂 então entenderam né hehe
    Valeu pessoal! boa discussão!

  • Carlinhos:

    Existem no Universo forças que regem tudo quanto há. Aqui na terra a vida e os movimentos da natureza são regidos pelo Sol, Lua e pela Água. Os movimentos do ar e dos mares e rios são iniciados e regidos por corpos celestes. Nós, pequenos seres humanos, recebemos em nossa consciência vibrações que nos conduzem a ações negativas (destrutivas) e ações positivas (construtivas). Somos capazes de sentir ódio e Amor. E dentro disso examinamos o que será Deus? Na minha concepção, Deus está presente em tudo isso e até catástrofres naturais estão sob o domínio de Deus. Este é visível não pelos olhos da cara! mas sim pelos olhos da consciência que permite sentir a presença de Deus na Luz, na Paz e no Amor!

  • Lauren:

    Acredito em Deus para mim a Bíblia basta, ele existe certamente.
    Eu acho que a Igreja que mais se aproxima é a evangélica.
    Fatos cientificos já provaram que existe sim um lugar bom, e que também
    um ruim. Temos muito ainda a provar, mais para mim já está provado.

  • Vera Lucia:

    Sim Deus existe, para mim não precisa de provas, não preciso olhar a natu
    reza as crianças ou catástrofes Ele sempre se fez presente em minha vida
    é claro que tenho compromissos religiosos, mais como uma forma de es
    tar presente em um lugar gostoso.
    Era ainda criança e já sabia, sinto a presença Dele sempre, leio a respeito
    gosto do fato de termos alguem especialissimo ao meu ver.
    Não importa as nuances apresentadas em livros, mídia ou palestras, nada
    se modifica no meu amor por ele, e respeito toda as formas de pensamento
    a respeito, esta é minha opinião, É muito simples meu comentário, mais
    é muito importante falar de Deus.

  • positivus:

    claro que existe, falei com Ele pela manhã.

  • Neil:

    Não posso dizer com toda a certeza que existe ou não, visto que por mais convicção que se tenha, não dá pra provar por estar fora da esfera natural. Mas, pela minha visão de mundo, acho que não existe. Existe uma explicação natural para todas as coisas, essa explicação sendo conhecida atualmente ou não. O conhecimento científico atual vem de pessoas que largaram a explicação mais simples – foi Deus – para analisar fatos, cruzar dados e gerar conhecimento. Muitos desses eram religiosos, claro, e dizem que estudam como Deus fez as coisas, mas nosso conhecimento atual já dispensa a atuação de um criador e/ou mediador.
    Minha opinião é que o homem criou deuses para explicar o que não sabiam explicar.

  • Dieto:

    Muitas vezes a falta de informação e o fato de os cientistas esconderem o que realmente acontece é que leva a pessoas desavisadas a acreditarem em “religiões feitas por homens” e que Deus não existe.
    Recentemente eu estava assistindo um documentário da rede record no qual relatava vários cientistas e pesquisadores que ao pesquisarem sobre fatos da Bíblia (provavelmente com o intuído de provarem que não era verdade, porque em maioria, é só o que sabem tentar fazer) só reafirmaram cientificamente que tudo o que está na Bíblia realmente é verdade.
    O que eu sei é que hoje as pessoas deixaram de procurar a Deus para seguir “religiões” que são completa ilusão. “Religiões” sim, realmente são um verdadeiro e grande atraso da humanidade.
    Estudo a Bíblia, e digo aos que seguem, que Jesus nunca ensinou “religião”. Por isso quem vai há uma igreja seguir “religião” e não a Deus, tá precisando ler mais o que Jesus pregava.
    E ao cientistas espero que continuem a pesquisar e provar a verdade que todos já sabem, e que alguns tentam negar, para contradizer e se destacar por alguns instantes.

  • Luis Martins:

    Deus, como força e como sentido ultimo da existência existe sim na minha perspectiva. Acredito que Deus seja amor e o fundamento ultimo de todas as coisas. Ele é a tabua de salvação de todas as angustias humanas, e aquilo que dá sentido ultimo à nossa existência. Deveria ser também a motivação primeira para se construir um mundo melhor. Nesse sentido, os homens e as mulheres devido à sedução do poder, e aos prazeres mundanos esquecem-se dele.

  • Germano:

    Religião e ciência não convergem para o mesmo ponto. Ser religioso é crer sem duvidar, o que é chamado “Fé”. Ser científico é duvidar, criticar e experimentar para crer, o chamado método científico racional. Embora ambos pretendam mostrar a verdade, são baseados em conceitos completamente antagônicos. Não há como explicar Deus, cientificamente, acredita-se ou não.

  • Barata Negra:

    Eu concordo com o Klas-jan Huntelaar, o Deus religioso constitui um conceito obviamente falacioso e paradoxal, basta ver as contradições bíblicas, ou no caso de outras religiões monoteistas, notar que todas elas derivaram umas das outras, que estão baseadas em pressupostos muito improvaveis, como a criação das especies todas ao mesmo tempo.
    Agora, uma divindade independente da religião, já é outra historia, mas mesmo assim julgo que nao é um modelo fíavel para a explicação seja do que for, pois nao ha indicios de que Ele exista. Se formos ver a questao duma prespectiva puramente cientifica, é uma anedota pensar que um ser inteligente e transcendental criou o universo so porque alguem o sugeriu, e mesmo depois da teoria ter sido reprovada ainda estarem sempre a teimar nela!!!!
    Finalmente concluo com uma brevissima explicação do fenomeno de Deus.
    Tal como o Klas-jan Huntelaar eu julgo que Deus foi criado pelos homens (e nao o contrario) para servir de bode expiatório para o inexplicavel deixando a mente humana confortada com uma explicação para tudo. Mas vou mais alem e digo que a crença de Deus existe agora, como sequela desse acontecimento, e que nao foi desaprovada ainda pela ciencia e pensamento logico porque as religiões fizeram um bom trabalho a enraizar as suas crenças nas mentes indefesas das crianças.
    Em síntese, Deus nao existe, o que existe sao as religioes, e as pobres crianças como produto das mesmas.

  • Uzai:

    Concordo com o Klas-jan Huntelaar, deus não existe como a religião o descreve, o deus religioso foi criado por 3 objetivos básicos:

    1-explicar o que o ser-humano não é capaz, ou o que não há como provar

    2-auxilio para manter-se “sano” diante dos problemas da vida

    3-o clero dominar pessoas …

    Creio que “Deus” seria o próprio sistema, sistema em que nada se cria nem se destrói, tudo se transforma, esse sistema perfeito seria a explicação mais lógica de “Deus” e não um cara invisível pronto para julgar pessoas …

  • Rodrigo:

    Quando se está diante do desconhecido, seu instinto de autopreservação lhe manda não baixar a guarda. E diante da presença constante desse desconhecido, é natural que o homem tente estabelecer uma forma de comunicação.
    Na ausência de respostas, o desconhecido continua sendo desconhecido, ou seja, continua sendo aquela presença irreconhecível e, portanto inconveniente.

    Desde tempos remotos, o homem adota o ritual de pintar uma máscara com as suas próprias feições para representar sua “ligação” com o desconhecido, seu pacto. É um tipo de negociação: eu aceito vc na minha vida e vc não acaba com ela, se tiver poder para tal.

    Mas o desconhecido não “responde”, e diante dessa terrível constatação… é preferível interpretar fenômenos diversos como a tal resposta, ou sinal.

    Simbolicamente, como qualquer animal, o homem demarca seu território. É a urina do cão, o feromônio das formigas… e as máscaras de povos antigos. Pintar o desconhecido com a consciência do homem, sentimentos do homem, inteligência do homem… tudo amplificado ao máximo (Deus), mas que pode ser reconhecido.. porque são características do homem.

    Note-se que não há argumento algum para a substituição da palavra “desconhecido” por “deus”, mostrando que continuamos tão reféns da natureza animal quanto antes. A diferença é que agora aprendemos a fingir que escapamos dela para melhor nos enganar e enganar os outros.

  • Klas-jan Huntelaar:

    A minha singela opinião é a de que Deus, da forma como as religiões humanas o entendem, não existe. Não acredito na existência de Deus primordialmente pela falta de provas ou ao menos indícios de sua existência. Estudando história você verá que Deus foi “inventado” no momento em que o homem começou a viver em sociedade. Deus surgiu para explicar fenômenos que estavam fora do conhecimento do homem antigo, em sua maioria fenômenos naturais. Também é em Deus que o homem busca conforto para as angustias existências da vida humana.
    É simplesmente a resposta mais fácil para problemas complexos.

Deixe seu comentário!