Dieta em grupo ajuda a perder mais peso, diz estudo

Por , em 16.05.2013

Você está procurando uma solução para emagrecer rápido? A resposta é fazer dieta em grupo.

Emagrecer com os Vigilantes do Peso parece ser a melhor dieta. Pelo menos é o que revela um estudo feito por uma equipe liderada pelo Dr. Craig Jonhston, do Baylor College of Medicine.

No estudo, envolvendo cerca de 300 participantes, metade seguiu uma dieta de autoajuda (receberam material sobre dietas e sobre exercícios para controlarem seu regime), enquanto a outra metade participou de um programa de dieta em grupo, com os “Weight Watchers” (os Vigilantes do Peso americanos), fazendo reeducação alimentar, adotando uma dieta saudável e um programa de exercícios frequentes.

Após três meses, o grupo que participava do WW perdeu 3,9 kg em média, contra 0,8 kg no grupo de autoajuda. Depois de seis meses, a perda de peso média dos participantes do WW era de 4,6 kg, comparado com 0,6 kg no outro grupo. Pior: depois de alguns meses, a tendência do grupo de autoajuda era de voltar a ganhar peso.

O programa dos Vigilantes do Peso envolve a perda constante de peso não maior que 0,9 kg por semana através da adoção de uma dieta de pontos, além de encontros semanais.

Dieta em grupo dá mais resultados!

A participação nos encontros foi destacada pelo Dr. Craig, uma vez que a maior perda de peso se deu entre os que mais participaram das reuniões. O estudo descobriu que a participação em metade dos encontros no período era necessário para perder pelo menos 5% do peso, ponto no qual os benefícios à saúde começam a aparecer.

Em se tratando de benefícios de saúde, o Dr. Craig diz que a maior parte dos participantes da dieta em grupo do WW experimentou perda de peso clinicamente importante, um fator essencial para reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e outras doenças cardíacas.

Entretanto, as notícias boas terminam por aí. O estudo durou apenas seis meses, e outras pesquisas já mostraram que é difícil manter a perda de peso a longo prazo. Esta é a grande questão ainda a ser respondida: como manter a perda de peso?

Talvez a participação no grupo de Vigilantes do Peso seja a chave, segundo outro estudo a ser publicado. Entretanto, como foi financiado pelo próprio grupo, existe a possibilidade de um conflito de interesse.

De qualquer forma, a abordagem holística do grupo dos Vigilantes do Peso tem bastante evidências científicas a seu favor. Alimentar-se de forma saudável, praticar exercícios regularmente, modificar o comportamento e, o que pode ser o ponto crucial, o apoio de um grupo realmente podem levar à perda de peso.[Australian Healthcare & Hospitals Association, The Telegraph, Daily Mail]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • jodeja:

    Se apessoa é mesmo muito obesa precisa do grupo e consultar um médico nutricionista, mas, se é por vaidade e simplesmente para ficar elegante há uma ginástica leve e infalível: Toda vez que lhe oferecerem comida faça um pequeno movimento coma cabeça para a direita e para a esquerda.

Deixe seu comentário!