Documentaristas encontram vida totalmente inesperada onde ela não deveria existir

Por , em 29.01.2018

A Fossa das Marianas é um lugar fascinante: nessa parte mais profunda do oceano, poderíamos facilmente enterrar o Monte Everest; na zona hadal, mais de seis mil metros abaixo da superfície, não há nem mesmo luz; e, por fim, a pressão lá embaixo é equivalente à força de 50 aviões a jato jumbos empilhados uns sobre os outros.

Tudo isso você pode descobrir assistindo ao “The Deep”, o episódio número dois da série de documentários “Blue Planet II” da BBC, com narração de David Attenborough.

A informação mais surpreendente veiculada no documentário, no entanto, é um achado cientificado formidável: um tipo inesperado de vida no canto mais abissal de nosso planeta.

A surpresa

Algumas lesmas-do-mar e estrelas-do-mar são capazes de suportar a pressão gigantesca dessa zona oceânica, mas, como você já pode imaginar pela descrição acima, poucas criaturas podem sobreviver em um local tão inóspito.

E, apesar de todas as chances, a equipe do “Blue Planet II” filmou algo que nunca esperavam encontrar: um peixe.

Usando uma câmera remota, os documentaristas capturaram imagens do animal translúcido nadando lentamente através das águas profundas.

“É extraordinário que um animal tão complexo possa existir lá embaixo”, disse Orla Doherty, produtora do episódio, ao portal Business Insider.

O que mais pode existir por lá?

A equipe do “Blue Planet II” passou mais de 6.000 horas debaixo do mar ao longo de quatro anos, visitando 39 países em 125 expedições. Pelo menos 12 das descobertas realizadas ao longo das filmagens estão sendo transformadas em artigos acadêmicos.

O peixe foi visto a aproximadamente oito mil metros de profundidade, e tinha sido o mais profundo já descoberto até outra equipe de filmagem japonesa também registrar um desses animais na Fossa das Marianas recentemente, a 8.178 metros de profundidade.

De acordo com Doherty, provavelmente há muitas mais surpresas nos esperando lá embaixo.

“O fundo do mar é a fronteira final para a descoberta aqui neste planeta e há coisas acontecendo lá que te fazem acreditar que você foi para outro planeta”, afirmou. [BusinessInsider]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (28 votos, média: 4,86 de 5)

Deixe seu comentário!