10 doenças estranhas das quais não sabemos a causa

Os mistérios não estão apenas lá fora, no vazio do universo. Muitas coisas que acontecem aqui no nosso planeta ainda não possuem explicação. Como as dez doenças abaixo, cheias de sintomas esquisitos e cujas causas os médicos não têm ideia alguma de quais sejam.

1. Urticária aquagênica

doenças mais estranhas
Essa condição extremamente rara só é conhecida por afetar cerca de 30 pessoas. O problema é exposição à agua – qualquer tipo, de água do chuveiro até suas próprias lágrimas –, o que causa severas erupções e vermelhidão na pele. Como o corpo é feito principalmente de água, nos casos mais graves da doença, a vida das pessoas é difícil, para dizer o mínimo. Por exemplo, em 2009, uma mulher de 21 anos do Reino Unido foi diagnosticada com urticária aquagênica. Ela só pode beber Coca-Cola diet e tomar banhos de apenas dez segundos uma vez por semana.

2. Kuru

doenças mais estranhas
Um dos fatos notáveis da doença de Kuru é que ela causa vários pequenos furos no cérebro, que aumentam com o tempo, fazendo a pessoa tremer incontrolavelmente. Além disso, pode fazer uma pessoa rir incontrolavelmente também. O que é engraçado sobre furos no seu cérebro? Os cientistas certamente não estão rindo. Mas não sabem o que causa essa condição bizarra, também, embora pareça ter algo a ver com as proteínas do cérebro.

3. Síndrome de Nodding

doenças mais entranhas
A síndrome de nodding (“nodding” é um termo inglês que faz alusão ao movimento para cima e para baixo com a cabeça, como quando concordamos com algo) foi descoberta na década de 60. Os afetados, como o nome sugere, acenam com a cabeça incontrolavelmente. A condição também influi no crescimento, fazendo os pacientes parecem muito mais novos do que são. Existem vários relatos da síndrome em países como Sudão e Uganda, mas os médicos ainda não fazem ideia do que a causa. Muitos dos portadores dessa doença são malnutridos, afinal, é difícil comer com a cabeça balançando sem parar.

4. Doença do suor

doenças mais estranhas
Essa é uma das mais assustadoras da lista, porque não só ninguém sabe o que a causa, como o doente pode morrer apenas horas depois de exibir seus sintomas. O primeiro estágio é o frio, acompanhado de tremores violentos, dor de cabeça e dores. O segundo estágio é o quente, acompanhado de delírios, pulso rápido, sede e suor intenso. Houve seis surtos dessa doença até hoje, e tantas pessoas morreram tão rápido que não tivemos tempo de estudar o que a causou. Como seus sintomas lembram o da gripe, só fica claro que é a doença do suor quando o indivíduo já está à beira da morte.

5. Vírus de Marburg

doenças mais estranhas
Os sintomas causados por esse vírus são muito parecidos com os do ebola (os mais graves incluem icterícia, delírios, falência do fígado e hemorragias extensas). Mas, ao contrário do ebola, ninguém sabe como ele é transmitido, e ele não é confinado a nenhuma parte específica do mundo. Os últimos surtos foram na Holanda e no estado americano do Colorado. Acredita-se que seja contraído através de contato direto com animais como macacos e morcegos.

6. Doença europeia do sono

doenças mais estranhas
A encefalite letárgica, ou doença europeia do sono, provoca letargia, sonolência incontrolável e tremores. Em muitos casos, pode tornar o paciente incapaz de se mover, mesmo estando totalmente consciente. Também pode levar a alucinações e insanidade. Sobreviventes podem passar o resto de suas vidas em estado vegetativo, às vezes surtando violentamente. E, claro, os profissionais da saúde não conhecem nem a origem nem a causa dessa doença bizarra, mas é provavelmente um vírus (essa deve ser a resposta genérica preferida dos médicos em todo o mundo, não só no Brasil).

7. Síndrome da pessoa rígida

doenças mais estranhas
Essa é uma doença neurológica rara que faz o corpo de uma pessoa ficar progressivamente rígido. Os músculos ficam crescentemente contraídos, até a paralisia. Outros sintomas incluem dificuldade para engolir e respirar, rupturas no músculo e ossos quebrados. A boa notícia é que existem algumas opções de tratamento para essa doença. A má é que os médicos não têm noção de que por que ela se desenvolve.

8. Porfiria

doenças mais estranhas
Essa condição é conhecida como a “doença do vampiro”. Um dos sintomas é contração da gengiva, o que dá a aparência da pessoa ter presas. Além disso, exposição à luz causa bolhas na pele, de forma que os pacientes passam seu tempo no escuro. Médicos creem que a doença é devida a uma mutação genética, mas não há certeza. Apesar do mistério, existem tratamentos viáveis para a condição, se ela é descoberta cedo. Por exemplo, se o seu cocô de repente ficar roxo, é um sinal bastante convincente de que você tem porfiria.

9. Francês Saltador do Maine

doencas estranhas 9
Essa doença foi nomeada em relação a um grupo de lenhadores franco-canadenses vivendo no estado americano do Maine. Eles começaram a exibir sintomas estranhos, como pular e gritar como reação a menor provocação possível. Além disso, ficaram altamente sugestionáveis. Se você pedisse que eles imitassem uma galinha, eles fariam isso rapidamente. Como a doença afetou somente esse grupo específico, os cientistas pensam que sua causa é ambiental, psicológica ou genética. Ou qualquer outra coisa, aparentemente.

10. Epidemia da dança: não podia ficar fora da lista de doenças mais estranhas

doencas estranhas 10
Essa doença estranha não é nem um pouco tão divertida quanto soa. Já afetou centenas de pessoas ao longo dos últimos séculos, fazendo-as dançar sem parar até morrerem por exaustão (ou ao menos desmaiarem). O caso mais famoso foi de uma mulher na França em 1518. Ela dançou por seis dias sem parar. Dentro um mês, 400 outras pessoas estavam dançando incontrolavelmente também. O que causou isso? Os cientistas não sabem, mas uma coisa é certa: a condição é contagiosa. Então, cuidado quando um amigo seu insistir para vocês saírem por que ele PRECISA dançar. [IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta