É assim que Júlio César se pareceria hoje e mais outros 29 personagens históricos

Por , em 11.02.2020

Becca Saladin tem um projeto muito interessante: ela mostra como personagens históricos se pareceriam se vivessem hoje, utilizando técnicas de arte digital.

Chamada de “Royalty Now”, a ideia nasceu em fevereiro de 2019 quando Becca quis ver como sua figura histórica favorita, Ana Bolena (Rainha da Inglaterra de 1533 até 1536, quando foi executada), ficaria se fosse uma mulher moderna.

Desde então, ela dá vida a retratos pálidos e antigos mostrando como os grandes nomes que só estamos acostumados a ler em obras e aulas de história seriam caso estivessem na nossa frente agora.

Veja alguns dos trabalhos mais legais da artista:

Júlio César

Caio Júlio César viveu entre 100 e 44 aC e foi um líder militar e político romano, desempenhando um papel crítico na transformação da República Romana no Império Romano.

Nefertiti

Becca se baseou em um busto de Nefertiti que foi provavelmente esculpido durante sua vida. Nefertiti viveu entre 1370 e 1330 aC e foi uma rainha egípcia esposa do faraó Aquenáton. Este é famoso por sua tentativa de fazer a transição do Egito para uma sociedade monoteísta -adorando apenas o deus do sol, Áton, ao invés de vários deuses.

Isabel I da Inglaterra

Isabel I, também conhecida como “A Rainha Virgem”, foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda de 1558 até sua morte, em 1603. Foi a quinta e última monarca da Casa de Tudor.

Alexandre, o Grande

Alexandre III da Macedônia, ou apenas Alexandre, o Grande, viveu entre 356 e 323 aC e foi rei (basileu) do antigo reino grego da Macedônia. Ele passou a maior parte de seus anos no poder em uma série de campanhas militares famosas através da Ásia e nordeste da África. Morreu invicto em batalhas e é considerado um dos comandantes militares mais bem sucedidos da história. Becca fez pesquisas sobre sua aparência, utilizando em sua obra registros de que ele tinha cabelos dourados encaracolados e heterocromia (um olho azul e um olho marrom, ou uma combinação de ambos).

Agripina Menor

Agripina Menor foi uma imperatriz-consorte romana e uma das mais poderosas mulheres da Dinastia Júlio-claudiana. Sua família era poderosa: Agripina era bisneta do imperador Augusto, irmã de Calígula, sobrinha e quarta esposa de Cláudio e mãe de Nero.

Jane Austen

Jane Austen viveu de 1775 a 1817 e foi uma escritora inglesa. Escreveu clássicos como Orgulho e Preconceito, Emma e Persuasão. Suas características e estilo literários são até hoje alvos de estudos acadêmicos.

Ana Bolena

Ana Bolena viveu entre 1501/1507 a 1536 e foi a segunda esposa do rei Henrique VIII, Rainha da Inglaterra de 1533 até a anulação de seu casamento dois dias antes de sua execução. Sua vida é polêmica, especialmente o seu casamento. Henrique VIII anulou seu primeiro casamento com Catarina de Aragão para que se pudesse casar com sua amante Ana Bolena. Quando se tornou claro que o papa Clemente VII não aprovaria o divórcio e futuro casamento do rei, deu-se o início da ruptura religiosa entre a Inglaterra e a Igreja Católica Romana, resultando na criação da Igreja Anglicana. Ana Bolena acabou executada e decapitada pouco depois, devido a acusações de traição, adultério e incesto.

Maria da Escócia

Maria da Escócia, também conhecida como Mary Stuart ou Mary I, foi a Rainha da Escócia de 14 de dezembro de 1542 até sua abdicação em 24 de julho de 1567. Também foi Rainha Consorte da França como esposa de Francisco II.

Madame de Pompadour

Jeanne-Antoinette Poisson, também conhecida como Marquesa de Pompadour e principalmente Madame de Pompadour, foi uma cortesã francesa e amante do Rei Luís XV da França. É considerada uma das figuras mais emblemáticas do século XVIII – aparentemente, via seu papel como o de uma secretária confidencial do rei e governava Versalhes, concedia audiências a embaixadores e tomava decisões sobre todas as questões ligadas à concessão de favores de forma tão absoluta quanto qualquer monarca.

Isabel da Baviera, Imperatriz da Áustria

Apelidada de Sisi, Isabel foi esposa do imperador Francisco José I e Imperatriz Consorte da Áustria e seus demais domínios de 1854 até sua morte por assassinato em 1898. Também foi Rainha Consorte de Lombardo-Vêneto entre 1848 e 1866. “Durante sua vida, era conhecida por ser bonita, inteligente, rebelde e apaixonada. Definitivamente vale a pena pesquisar sobre ela se você estiver interessado no final da década de 1800 na Europa”, escreveu Becca no portal The Bored Panda.

Luís XIV da França

Luís XIV, mais conhecido como “Rei Sol”, foi o Rei da França e Navarra de 1643 até à sua morte em 1715. Seu reinado de 72 anos é o mais longo de toda a história da Europa. Foi um dos líderes da centralização de poder na era do absolutismo europeu.

Catarina de Aragão

Catarina de Aragão foi Princesa da Espanha, a primeira Rainha Consorte da Inglaterra, casada com Henrique VIII, e mãe da rainha Maria I. Segundo Becca, existem vários retratos de Catarina que variam em aparência, por isso é difícil dizer qual era seu verdadeiro aspecto. Ela escolheu este porque crê que ele capta sua “piedade, mansidão e obediência”, conforme foi documentado por historiadores.

Luís XV da França

Menos conhecido que seu antecessor, o “Rei Sol”, Luís XV foi o segundo maior monarca da história francesa. Foi Rei da França e Navarra de 1715 até sua morte em 1774.

Catarina Parr

Catarina Parr viveu de 1512 a 1548 e foi a sexta e última esposa do rei Henrique VIII, ou seja, foi Rainha Consorte da Inglaterra e Irlanda de 1543 até 1548. Viveu mais tempo que o próprio Henrique, casando-se seis meses depois com Tomás Seymour, 1º Barão Seymour de Sudeley.

Maria Antonieta

Maria Antonieta viveu de 1755 a 1793 e foi arquiduquesa da Áustria e Rainha Consorte da França e Navarra. Casou-se em abril de 1770, com 14 anos de idade, com o então delfim de França – que subiria ao trono em maio de 1774 com o título de Luís XVI. Luís XVI foi deposto e a monarquia abolida em 21 de setembro de 1792. Nove meses após a execução de seu marido, Maria Antonieta foi julgada, condenada por traição e guilhotinada em 16 de outubro de 1793.

Anastásia Nikolaevna da Rússia

Anastásia viveu de 1901 a 1918 e foi a quarta filha do czar Nicolau II da Rússia, último governante autocrático da Rússia Imperial. Era a irmã mais nova das grã-duquesas Olga, Tatiana e Maria. Morreu assassinada por soldados bolcheviques aos 17 anos, junto com os demais membros da família imperial russa.

Isabel I de Castela

Isabel I foi a Rainha de Castela e Leão de 1474 até sua morte em 1504, além de Rainha Consorte de Aragão a partir de 1479 e Imperatriz do Império Bizantino a partir de 1502. Era filha do rei João II e sua esposa Isabel de Portugal, e é famosa por ter mandado Colombo ao “novo mundo” em 1492.

Imperador Augusto

O imperador Augusto, sobrinho-neto de Júlio César, foi o primeiro imperador de Roma, governando de 27 aC até sua morte em 14 dC, encerrando 500 anos de república. É uma figura incrivelmente controversa, principalmente devido à maneira inteligente e cruel de chegar ao poder. Nascido Caio Otávio, pertenceu a um rico e antigo ramo equestre da família plebeia dos Otávios. Depois do assassinato de seu tio-avô Júlio César em 44 aC, o testamento de César nomeou Otávio como seu filho adotivo e herdeiro.

Abraham Lincoln

Abraham Lincoln foi o 16º presidente dos Estados Unidos, servindo de março de 1861 até seu assassinato em abril de 1865. Liderou a nação durante a Guerra Civil Americana. É conhecido por preservar a União, abolir a escravidão e fortalecer o governo federal.

Cristina da Dinamarca

Cristina da Dinamarca viveu de 1521 a 1590 e foi uma princesa dinamarquesa, a filha mais nova de Cristiano II da Dinamarca e Noruega e de Isabel de Habsburgo. Becca se baseou em um retrato de Hans Holbein para “modernizá-la”. Cristina era considerada uma possível noiva para o rei Henrique VIII da Inglaterra, mas não gostava de sua reputação, uma vez que ele havia se divorciado de sua primeira esposa e decapitado a segunda. Criadora de uma das principais citações sobre o rei Henrique na história, Cristina disse: “Se eu tivesse duas cabeças, uma deveria estar à disposição do rei da Inglaterra”.

Catarina Howard

Catarina Howard viveu de 1523 a 1542 e foi Rainha da Inglaterra por apenas 16 meses como a quinta esposa de Henrique VIII. Ela era prima da segunda esposa de Henrique, Ana Bolena. Quando se casaram, ele tinha 49 anos e ela apenas 16 ou 17. Catarina foi mais uma acusada de adultério e executada pelo rei.

Leonor de Toledo

Leonor viveu de 1522 a 1562 e foi duquesa de Florença como esposa de Cosmo I da Toscana. De acordo com Becca, era uma mulher surpreendente. Seu marido a consultava regularmente sobre questões de política e ela serviu como consorte durante o tempo que ele passou longe de Florença.

Madame du Barry

Jeanne Bécu, ou Madame du Barry, viveu de 1743 a 1793 e tornou-se amante do rei Luís XV da França, a principal depois da morte de Madame de Pompadour. De origem humilde, morreu na guilhotina durante o período do Terror da Revolução Francesa.

Imperador Calígula

Caio Júlio César Augusto Germânico, mais conhecido como Calígula, foi imperador romano de 16 de março de 37 dC até o seu assassinato, em 24 de janeiro de 41 dC. Foi o terceiro imperador romano e membro da dinastia Júlio-claudiana, instituída por Augusto. Ficou conhecido pela sua natureza extravagante, cruel e pervertida. O apelido Calígula, que significa “botinhas” em português, foi colocado por soldados das legiões comandadas por seu pai, que achavam graça em vê-lo mascarado de legionário, com pequenas cáligas (sandálias militares) nos pés.

Napoleão Bonaparte

Napoleão viveu de 1769 a 1821, foi líder político e militar durante os últimos estágios da Revolução Francesa e adotou o nome de Napoleão I, Imperador dos Franceses, de 18 de maio de 1804 a 6 de abril de 1814, posição que voltou a ocupar por poucos meses em 1815. Sua reforma legal, o Código Napoleônico, teve uma grande influência na legislação de vários países.

Benjamin Franklin

Benjamin Franklin viveu de 1706 a 1790 e foi um jornalista, editor, autor, filantropo, político, abolicionista, funcionário público, cientista, diplomata, inventor e enxadrista estadunidense. Um dos líderes da Revolução Americana, é conhecido principalmente por suas citações e experiências com a eletricidade. Também foi uma figura representativa do Iluminismo.

Henrique VIII da Inglaterra

Viemos falando muito de suas esposas até aqui. Henrique viveu de 1491 a 1547 e foi o Rei da Inglaterra de 1509 até sua morte. Foi o segundo monarca inglês da Casa de Tudor a ocupar o trono.

Henrique VII

Henrique VII viveu de 1457 a 1509 e foi Rei da Inglaterra de 1485 até sua morte. Tomou o trono depois de derrotar o rei Ricardo III na Batalha de Bosworth Field, evento que encerrou a Guerra das Rosas. Foi o fundador da dinastia Tudor.

Mona Lisa

Mona Lisa, também conhecida como “A Gioconda”, é a mais famosa obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. São muitas as suposições de quem seria essa moça eternizada no possivelmente mais notável quadro da história. Há quem acredite que era uma duquesa, uma marquesa, uma condessa ou alguma cortesã. A hipótese mais aceita é que Mona Lisa foi Lisa Gherardini, a esposa do comerciante florentino Francesco del Giocondo. Existe um embasamento histórico para essa afirmação, mas a obra é até hoje em grande parte enigmática.

Grace Kelly

Grace Patricia Grimaldi, nascida Grace Patricia Kelly na Filadélfia em 12 de novembro de 1929, foi uma atriz de cinema estadunidense e tornou-se Princesa de Mônaco ao se casar com o Príncipe Rainier III em abril de 1956. Viveu até 1982.

Para ver mais sobre o trabalho de Becca, acesse sua página “Royalty Now” na rede social Instagram. [TheBoredPanda]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (45 votos, média: 3,93 de 5)

1 comentário

Deixe seu comentário!