É oficial: sua tabela periódica agora é obsoleta

Por , em 1.12.2016

Você já pode jogar fora sua tabela periódica, porque ela está desatualizada. É melhor conseguir uma nova, que contenha esses quatro elementos agora oficialmente adicionados à sétima fileira:

• Nihonium, símbolo Nh, para o elemento 113;
  • Moscovium, símbolo Mc, para o elemento 115;
  • Tennessine, símbolo Ts, para o elemento 117;
  • Oganesson, símbolo Og, para o elemento 118.

Já conhecemos esses elementos desde janeiro, mas só agora a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês) anunciou que os seus nomes – propostos cinco meses atrás – foram oficialmente aprovados.

Mantendo a tradição, os elementos recentemente descobertos foram nomeados após um lugar ou região geográfica, ou um cientista.

O final dos nomes também mantém uma consistência histórica e química: -ium para os elementos 113 e 115 como todos os novos dos grupos 1 a 16; -ine para o elemento 117, pertencente ao grupo 17; e -on para o elemento 118 pertencente ao grupo 18.

Significados

Na época de sua descoberta, os elementos eram conhecidos simplesmente como 113, 115, 117 e 118, e foram designados nomes e símbolos temporários: ununtrium (Uut), ununpentium (Uup), ununseptium (Uus) e ununoctium (Uuo).

As equipes de pesquisadores russos, americanos e japoneses por trás das descobertas foram encarregadas de nomear seus respectivos achados.

Em junho, suas sugestões foram oficialmente submetidas para revisão. Agora que esses nomes foram aprovados de acordo com as estipulações da IUPAC, a etapa final foi concluída para a transição para uma tabela periódica atualizada.

O Nihonium (ou niônio) é derivado de “Nihon”, uma palavra japonesa para Japão. Moscovium honra a capital russa, Moscou. Tennessine foi nomeado em homenagem ao estado americano de Tennessee, conhecido por sua pesquisa pioneira em química. Oganesson recebeu seu nome do físico russo Yuri Oganessian, de 83 anos. Esta é apenas a segunda vez que um novo elemento foi nomeado em homenagem a um cientista vivo. [ScienceAlert]