Curiosa tabela periódica ilustra a origem dos elementos químicos

Por , em 28.01.2016

Legenda: B = Big Bang; L = Grandes Estrelas; $ = Supernovas; C = Raios Cósmicos; S = Pequenas Estrelas; M = Feito Pelo Homem.

Você já pensou de onde vieram os elementos que fazem o corpo humano? Hidrogênio, oxigênio, carbono, fósforo, nitrogênio, cálcio, ferro e tantos outros – todos vieram de diferentes fontes.

O hidrogênio presente no seu corpo e em cada molécula de água veio do Big Bang. Não há outra fonte de hidrogênio no universo, pelo menos não que seja capaz de responder por qualquer quantia notável.

O carbono, importantíssimo para a própria vida existir, é o resultado de uma reação de fusão nuclear no interior de uma estrela, assim como o oxigênio. É o mesmo com o fósforo e o cobre, presentes em pequenas quantidades, mas mesmo assim essenciais à vida.

Grande parte do ferro teve uma origem muito mais violenta: ele foi formado durante a explosão de supernovas, muito tempo atrás. O ouro que tem nas joias que você usa foi muito provavelmente criado quando duas estrelas de nêutrons colidiram, um evento muito energético, e que se apresenta provavelmente como um curto disparo de raio gama.

A tabela periódica acima está representando o que nós pensamos ser a origem de todos os elementos conhecidos. Mesmo os locais de criação nuclear de certos elementos, como o cobre, não são muito bem conhecidos, e são temas de pesquisas observacionais e computacionais até hoje. [APOD]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

7 comentários

  • Josemar Santos:

    Estou criando uma anti tabela périodica,tudo ao contrario, e ao invés de metais superpesados vou criar metais superleves etc.

    • Cesar Grossmann:

      Para quê?

  • Rivael:

    Átomos mais pesados que o ferro não podem ser produzidos no interior das estrelas, apenas no processo de supernova ou hipernova.

  • Rivael:

    Esta tabela está com algumas incoerências, o Hélio é formado no interior das estrelas no processo de fusão nuclear do hidrogênio.

Deixe seu comentário!