E quando os pólos magnéticos da Terra se inverterem?

O fim do mundo pode acontecer de diversas maneiras, depende de para quem você pergunta. Por exemplo, alguns acreditam que o cataclismo global vai acontecer quando os pólos magnéticos da Terra se inverterem. Quando o norte virar o sul, os continentes vão se mover, gerando terremotos massivos, mudanças climáticas e a extinção das espécies.

O histórico geológico mostra que os pólos já se reverteram centenas de vezes na história; isso acontece quando grupos de átomos de ferro no núcleo externo líquido da Terra se alinham de maneira oposta, como ímãs orientados para a direção oposta daqueles que estão ao redor.

Quando os inversos chegam a ponto de dominar o núcleo, os pólos da Terra se invertem. A última vez que isso aconteceu já faz cerca de 780 mil anos, na Idade da Pedra, e realmente há evidência de que o planeta esteja nos estágios iniciais de mais uma reversão.

Mas nós deveríamos mesmo se preocupar com esse evento? Os continentes vão se partir ou estamos preocupados por nada?

“A mudança mais dramática que pode ocorrer, com a reversão dos pólos, é uma grande diminuição na intensidade do campo magnético”, afirma Jean-Pierre Valet, que conduz pesquisas em mudanças geomagnéticas no Instituto de Física Terrestre de Paris.

O campo magnético da Terra leva entre mil e 10 mil anos para se reverter, e durante esse processo, ele diminui muito até se realinhar. “Não é uma mudança súbita, mas um processo lento, durante o qual a força do campo fica fraca, ele pode mostrar mais de dois pólos durante um tempo, para então ficar forte e se alinhar na posição contrária”, comenta a cientista Monika Korte.

Os cientistas dizem que é o enfraquecimento a pior fase para os terrestres. De acordo com John Tarduno, professor de geofísica na Universidade de Rochester, um campo magnético forte ajuda a proteger a Terra da radiação solar. “Ejeções de massa coronal algumas vezes atingem a Terra”, afirma. “Algumas das partículas associadas às EMC podem ser bloqueadas pelo campo. Com um fraco, o escudo é menos eficiente”.

As partículas carregadas que bombardeariam a Terra, durante as tempestades solares, iriam cavar buracos na atmosfera, e isso poderia machucar os humanos. “Buracos na cama de ozônio poderiam se formar com a interação de reações químicas. Eles não seriam permanentes, mas poderiam existir durante um até dez anos – o que é significante em termos de câncer de pele”, afirma Tarduno.

Valet concorda que um campo magnético mais fraco poderia levar a formação de buracos na camada de ozônio. Ele escreveu um artigo no ano passado comentando a ligação entre o fim dos Neandertais, nossos primos ancestrais, e a diminuição na intensidade do campo magnético, que ocorreu no mesmo período. (Nesse momento, o enfraquecimento não chegou a provocar uma mudança de pólos).

Outros cientistas não estão convencidos de que exista uma conexão entre a reversão dos pólos e a extinção de espécies. “Mesmo que o campo fique muito fraco, na superfície da Terra nós estamos protegidos da radiação pela atmosfera. Assim como não conseguimos perceber a presença geomagnética agora, provavelmente não sentiríamos nenhuma mudança significativa com uma reversão”, afirma Korte.

Nossa tecnologia, entretanto, com certeza estaria em perigo. Mesmo hoje, tempestades solares podem danificar satélites, causar apagões e interrupção das comunicações de rádio. “Esse tipo de influência negativa com certeza iria aumentar se o nosso campo ficasse mais fraco, e seria importante encontrar estratégias de segurança”.

Outra preocupação adicional é que a diminuição e reversão do campo desorientariam todas as espécies que utilizam o geomagnetismo para se orientar, incluindo abelhas, salmões, tartarugas, baleias, bactérias e pombos. Não há consenso entre os cientistas sobre como essas criaturas se orientariam.

Mudanças continentais?

Os cientistas afirmam que muitos dos desastres no imaginário popular são pura fantasia. Definitivamente não aconteceria nenhuma quebra ou mudança nos continentes.

A primeira prova é o histórico geológico. Quando a última mudança dos pólos aconteceu, “nenhuma mudança na ordem dos continentes ou desastre ocorreu, e os fósseis estão aí para provar isso”, comenta o geólogo Alan Thompson.

Os cientistas explicam que as mudanças no núcleo líquido da Terra acontecem em uma instância completamente diferente das convecções no manto terrestre (que geram os movimentos nas placas tectônicas e nos continentes). O núcleo líquido realmente encosta-se no fundo do manto, mas levaria dezenas de milhões de anos para as mudanças internas influenciarem o movimento das placas.

Mais cedo ou mais tarde

O campo magnético está no momento se enfraquecendo, provavelmente devido a um crescimento na reversão do núcleo líquido embaixo do Brasil e do Atlântico Sul. De acordo com Tarduno, a força do campo magnético terrestre “vem diminuindo por pelo menos 160 anos a um nível muito rápido, o que leva alguns cientistas a especular que estamos caminhando para uma inversão”.

Isso talvez possa acontecer, ou não. A Terra é um sistema muito complexo para os cientistas adivinharem o que esperar. De qualquer modo, o processo vai levar alguns milhares de anos, o que nos dá tempo para nos ajustarmos às mudanças. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Curta no Facebook:

66 respostas para “E quando os pólos magnéticos da Terra se inverterem?”

  1. O que os cientistas ainda não nos disseram é que existe uma tese de que a mudança esta ligada a 2012 e o calendário maia, a historia é o seguinte, estamos no solstício Gal ático onde estamos ha passar para o lado norte da via láctea e quando ocorrer a passagem em 2012 a 2018 a terra acompanhará a nova posição magnética do centro da galáxia, como acontece no nosso equador não sei se vcs já viram que a água no hemisfério sul corre de um lado e no norte de outro, é isso que ocorrerá agora os danos na terra não sei quão forte será, abraços…

    • O sentido em que a água corre em um ralo? Se for, não existe nenhuma relação entre o hemisfério e o sentido. Isso é tudo história pra aproveitadores la do equador. 🙂

  2. A solução para salvar o mundo de conspirações e grupos terroristas de extermínio da humanidade seria Um grupo de pessoas de boa Índole metidos a Super – Heróis, no máximo Dez que roubando tecnologia top de governos criassem trajes semelhantes ao do Super-Herói Homem de Ferro e com sua inteligência, trabalho em grupo e ariscando suas vidas pudessem intervir quanto a ações do ser humano por todo o planeta, como lançamento de mísseis nucleares, decisões de guerra e terrorismo e etc. ;D

    Eu lideraria um grupo desses pelo bem da Humanidade xD.

    • Realmente… Tudo a ver com a notícia científica.

      Parabéns pelo seu bom senso e discernimento !

    • Espero que tenham visto a minha ironia sobre esse comentário homofóbico e totalmente sem nenhuma relação com a matéria…

    • E pela excelente demonstração de concordância com a gramática brasileira, né? “Essecelente” Mario! ^^

    • Homofobia no site! Vamos acabar com isso! Cada um é livre para escolher o que quer para sua vida!

    • Ué, homossexualismo tb é uma inversão dos polos magnéticos sexuais da pessoa!

    • por pura informação, gostaria de avisar que a homossexualidade é observada não somente em humanos, mas em outras espécies também. e ninguém “resolve ser homossexual”, orientação sexual nunca foi questão de escolha! para finalizar, gostaria de ressaltar que o artigo discute sobre uma possível inversão de pólos magnéticos da Terra, não sobre as coisas que cada um já viu na vida.

  3. Gostei de todos os comentários,porem fiquei decepcionado,quando começou aqueles que falam dos fim do mundo ,que está escrito, que esse ou aquele profeta falou e se torna uma discussão sem fim.Deveriam continuar com esses argumentos, para nos irritar e divertir,que bom que vocês existem…….

  4. Assisti a um documentário sobre o enfraquecimento do polo magnético do Atlântico Sul. Fiz muitas pesquisas sobre isso hoje. Consta que o polo magnético do Atlântico Sul segue em direção oeste e no momento é bem preciso o efeito visto através de raios vistos na região do mar de São Francisco do Sul todas as noites. Faço parte dos extremistas moderados que não entram em pânico. Mas, quando descobriram o mega buraco no campo magnético do sul no ano 2000, desde lá passaram-se 12 anos e não sei quantos antes da ciência perceber a falha. O calor do sol do sul é diferente do das outras regiões. Aqui é câncer de pele se vacilar. 2012 vai ser um ano fácil! Fácil de qualquer coisa que alguém imaginar.
    E.. sobre uma possível nova ordem mundial, quem quiser saber o efeito disso é só sacar o efeito de uma moeda única nos paises da Europa. Gostei da reportagem sobre os Polos Magnéticos …. vou levar prá casa rsrs.

  5. Eu adoro os conspirodebilóides…
    Então quer dizer que a Nova Ordem Mundial quer exterminar todo mundo? Pra quê?
    Exterminarem os agricultores para os poderosos ficarem sem comida? Exterminarem os serviçais que fazem serviços domésticos nas casa deles, trabalham em fábricas produzindo os bens que eles consomem?

    • E a sua? Eles querem matar todo mundo sem motivo pq são malvados e tem pacto com o demo… Poupe-me…

    • Mas eles tem motivos prá quererem matar mais de 3/4 da população, o problema é que são motivos ruíns que só eles entendem. O “pacto com o demo” é invenção sua.

    • Pq exterminar tudo mundo? Prá manter o controle total e ditatorial único, religioso e econômico sobre uma quantidade menor de pessoas.
      Pq exterminar os agricultores? Prá testar seus produtos químicos na saúde das pessoas, nos alimentos, no solo e nas fontes de água. Cobaias.
      Pq exterminar os trabalhadores domésticos e industrias, etc? São gado. O objetivo é manter a populaçào mundial em 500 milhões de pessoas, então todo tipo de gente vai morrer.

    • Agora entendi o porque de tantas críticas quanto à você…

      Não o conheço, nem tenho nada contra a sua pessoa, mas esses seus comentários realmente são difíceis de “engolir”…

    • É, don… precisa de um twist mto grande na mente prá compreender essas coisas…

    • E de onde você tirou essas ideias? Tem alguma coisa a ver com aquelas placas num lugar la dos EUA que diz pra manter a população em 500milhões?

    • Tem a ver sim, mas aquilo é só uma parte. Se quer mais informações, uma boa fonte é o infowars.

    • Então porque alguém escreveu uma placa falando pra manter a população em 500 milhões, quer dizer que você acredita?
      Vou escrever uma placa destas tb, pronto!

    • “Mas eles tem motivos prá quererem matar mais de 3/4 da população, o problema é que são motivos ruíns que só eles entendem. O “pacto com o demo” é invenção sua.”

      Sim, um motivo que eles entendem e você não faz a menor ideia…

      “Pq exterminar tudo mundo? Prá manter o controle total e ditatorial único, religioso e econômico sobre uma quantidade menor de pessoas.
      Pq exterminar os agricultores? Prá testar seus produtos químicos na saúde das pessoas, nos alimentos, no solo e nas fontes de água. Cobaias.
      Pq exterminar os trabalhadores domésticos e industrias, etc? São gado. O objetivo é manter a populaçào mundial em 500 milhões de pessoas, então todo tipo de gente vai morrer.”

      Olha, nós criamos gado e nem por isso queremos exterminá-los, apenas nos utilizamos deles.Atualmente a Elite mundial JÁ TEM CONTROLE sobre mais de 80% da população, isso se chama controle de massa, é muito mais efetivo que exterminar toda a população que você poderia botar pra te sustentar.Crises?Desemprego?Temos países inteiros governados por grupos seletos, isso não se limita aos EUA, o mundo gira em torno do $$ e quem o tem, faz o mundo girar conforme quer.

      “É, don… precisa de um twist mto grande na mente prá compreender essas coisas…”

      Esse tipo de comentário extremistas não parece nada diferente como qualquer tipo de comentário sobre fim da humanidade.E pra mim mais parece que você apertou um baseado muito grande antes de refletir sobre as informações que conseguiu, aliás você me parece o tipo de gente que participaria de programas de pirâmide.

  6. É engraçado que já vi na internet que tem gente que acha que se os pólos magnéticos da Terra se inverterem a gravidade do planeta vai deixar de existir e tudo vai sair voando pro espaço…
    Outros acreditam que, ao ocorrer a inversão dos polos, será possível encontrar um buraco no polo norte que daria acesso à um mundo subterrânio… um mundo no interior do planeta, já que a Terra é “oca”…. kkkkkkkkkkkk

    • Mais engraçado é achar absurdo qualquer teoria que não tenha saído no Jornal Nacional..

    • Muitas histórias de gente que já foi e já viu a terra oca, mas nenhuma prova de que não seja e nenhuma história de alguém que, pelo menos, tenha visto esse núcleo de ferro fudido.Se vc se der ao trabalho de fazer as contas, dizem que a temperatura esquenta um grau a cada 100m de profundidade, aterra tem + de 12mil Km de diametro, portanto + de 6mil Km de raio faça as contas e descobrirá que o núcleo seria mais quente que o SOL.
      A Mente é Que Nem Para Quedas Só Funciona Aberta.
      Não acredite em tudo o que ensinam na escola, Leia e Pesquise por sua conta. O mundo não é bem como lhe contaram.

    • A terra tem aproximadamente 39.830 KM, dividindo por 2 e convertendo para metros, teríamos: 19.915.000 quase 20 milhões de metros é a distância aproximada que estamos do núcleo de ferro fundido, se na teoria, à cada 100m aumentaria 1ºC, considerando uma temperatura média do planeta em 24 ºC que é a “temperatura ambiente” vulgarmente dita, teríamos 199.174 ºC acredito que nem o Sol é tão quente quanto isso.Talvez nem um pulsar.

    • Filho, precisa estudar um pouco mais sobre geração de energia pra entender o que aconteceria com o seu tablet (ainda acho que você está falando do seu skate) se uma EMC atingisse o planeta sem um campo magnético. Ele viraria mais ou menos uma chapa pra fritar bacons e ovos.
      Brincadeiras a parte, um campo magnético transversão a um condutor, gera corrente. Seu tablet estando ou não na energia, viraria um skate mesmo 😀

  7. Não acredito nisso. O fato é que a convenção magnética atual faz com que o planeta tenha polaridade invertida, o pólo norte geográfico é o sul magnético, e essa teoria de inversão deve ser pra atenuar a comunidade científica em querer consertar esse erro, seja mudando a convenção, ou seja, invertendo as denominações norte e sul dos ímãs e a regra da mão direita, que viraria regra da mão esquerda, ou até mesmo adotando o mapa mundi de cabeça pra baixo com o pólo norte na Antártica hahahahahahahh

  8. A reversão dos polos, tempestade solar, catastrofes, 3 dias de escuridão e pânico é o que está previsto para nós nesse ano quando o ciclo de aquário começar. Depois disso a era de ouro…

    • Duvido gata. Os livros sagrados são bem claros quando dizem que isso só ocorreria depois que a Torre de Babel – a Nova Ordem Mundial -, fosse reerguida como nos tempos de Sodoma e Gomorra. Mas pode ter certeza de que eles mesmos usam o medo de parte da população nessas histórias de 2012 em proveito próprio.

      Os planos da NOM ainda não estão concluídos e eu chuuuuuto que ainda precisaria de uns dez anos prá fazer tudo o que eles pensam… eu acho q a gente ainda vai ter alguns anos de paz relativa!

    • É tanta invencionice, a era de aquario apenas começa no ano 2150 dc, espera lá.

    • Na verdade é lá pelo ano de 2300, mas os primeiros “ventos” da Era de Aquário se iniciaram no dia 3 de Fevereiro de 1963, e já estamos sob a influência dessa região.

    • Poxa Glauco, eu acredito, sei la se estou sendo boba, mas pelo muito que li sobre essas profecias de 2012 tudo faz sentido. ‘-‘ hehehe com o tempo a gente descobre se é verdade ou não

    • Pelo menos falta pouco né???

      A questão do calendário Maia é de um ocultismo tão profundo, que o que eu espero, no máximo, são mudanças comportamentais e espirituais globo terrestre afora, mas mesmo assim em períodos tão longos que talvez a gente nem perceba em nosso tempo de vida. Posso estar errado, mas é tanta gente falando tantas coisas desconexas que prefiro ficar na moita.

      Prá mim, os grandes problemas são os cometas de tamanho planetário – pois suas vindas são imprevisíveis -, ou então os planos da NOM prá nos exterminar.

    • Na verdade os cientistas tiveram um bom tempo para procurar por esses errantes e não há nenhum programado para vir por aqui no momento. E sobre o NOM, Glauco, quem sabe não é? Há muita especulação por ai. Protocolo de Kyoto no final do ano, finalização do pentágono também. Desarmamento em vários países, bolsa mundial em colapso e países devendo até seu orgulho, clausulas na ONU para uso de armas nucleares para fins pacíficos, e etc.
      Sobre a NOM é mera especulação nossa. Mas os fatos estão ai, coincidência ou não.

    • Muito bom!

      Mas ainda sobre os cometas gigantes… eles são imprevisíveis, e é muito difícil você vê-los até que ultrapassem a órbita de Júpiter, pois sua enorme corona, ainda sem cauda, oculta o objeto das vistas da maioria dos telescópios terrestres. Sendo assim, nós dependemos do aviso das agências espaciais de sua aproximação – e nós sabemos bem que eles não são do tiop que compartilha informação vital com o público.

      Eles também podem vir a qualquer momento de qq direção, muito rapidamente. Lembro de um cometa de tamanho pelo menos lunar, ano passado, que atravessou o Sistema Solar inteiro em poucos dias até colidir com o Sol. As câmeras SOHO flagraram esse cometa.

  9. Matéria muito interessante. A Terra ainda esconde muitos segredos que o homem ainda não sabe, ou muitos já sabem, mas não falam para nós. Teorias não faltam sobre a estrutura de nosso planeta, como o da Terra oca! Teorias a parte, creio que a inversão dos pólos não deva nos afetar muito não, mas acho que toda a tecnologia deveria ter mais proteção para estes eventos, deveriam já pensar nestas possibilidades e fazer satélites mais protegidos, talvez o custo seja caro para esta proteção nos satélites.

  10. O amanhã não nos pertence, mas ai estão os estudiosos cientistas que incansavelmente estudam o passado,presente e o futuro, e no assunto inversão dos polos magneticos, um dia poderá acontecer!!!,mas o homem é o grande colaborador:só um ex.o hemisferio SUL, tipo Brasil e outros paises da Africa etc,enviam p/NORTE,milhões de toneladas de materia prima de Ferro, após séculos dessa pratica é quase certo que haverá um desiquilibrio no peso da terra,mais um ex: até pela proporcão da populacão do NORTE com a do SUL , comparar a China,India com Australia,Argentina, será que continuaremos bem para sempre?Veja que o globo terrestre já é inclinado…

    • Não pode haver turismo em exagero para um só lado da terra !

      Isso vai fazer a água derramar para o outro lado !

      kkkkkkkkkkkk

    • Este menino tem um problema gravíssimo.

      Manda o norte devolver o ferro, ora!!!kkkkkkkkkk

    • Ai ai ai, essas pessoas desavisadas que exportam sem medir os riscos… Já começou com os portugueses levando o pau brasil daqui o que ocasionou a primeira inclinação da terra. Onde vamos parar? uashduasdh

    • Eu acho q os problemas relacionados a inversão dos polos magnéticos é essa q eles disseram… radiação solar e equipamentos elétricos queimados.

  11. Acho que o geólogo dessa matéria está desinformado. Foram encontrados muitos vasos de cerâmica de poucos milhares de anos que mostram uma orientação magnética totalmente diferente da atual. Isso só pode ser explicado ou com uma reversão dos pólos, ou com um forte campo eletromagnético próximo à Terra.

    E a presença de fósseis sugere exatamente o contrário: eles mostram claramente mortes rápidas e terríveis, tão fora do comum que nem mesmo seus restos foram decompostos ou devorados por outros animais que comem carniça ou bactérias. Pela quantidade de fósseis nessas condições – e geralmente em grupos -, fica claro que enventos catatróficos externos e extremos ocorreram no passado recente.

    • Oh dúvida cruel, em quem acreditar? Em um geólogo formado, que estuda o assunto diariamente, escreve livros sobre. Ou no Glauco, o palpiteiro conspiracionista

    • Acredite em vc mesmo, mas pra isso tem muito o que pesquisa e não é aqui que vai encontra não. Aqui é 90% entretenimento e troca de idéias, mas se vc prestar atenção nas fontes do que postaram e tiver um navegador tipo Chrome que teda tudo em portugues… ai o mundo é seu limite. Tente.

    • Glauco, na contra-mão da ciência…

      Vasos feitos por pessoas não trazem evidências de reversão de polos. A maioria dos vasos são feitos em uma plataforma móvel, ou seja, a todo momento, até a secagem do material, e posterior cozimento, o vaso é colocado nas mais diversas posições. Além disso, o mesmo pode ser feito com materiais dispostos de formas completamente diferentes, sem nenhum tipo de alinhamento magnético dos seus grãos. O que é usado para verificar a reversão ou não do campo magnético são terrenos magmáticos, como a fissura no fundo do oceano atlântico: quando a rocha se solidifica, a orientação do campo magnético fica impressa na mesma.

      Sobre os fósseis, eles podem ter morrido subitamente ou não, nem sempre os cadáveres são encontrados pelos organismos decompositores. Por exemplo, um animal que caia em um poço de lama e se afogue, dificilmente será encontrado por algum saprófita, exceto bactérias – e aí ele pode até ter morrido de velho, tranquilamente, enquanto bebia água. Em alguns casos a morte foi traumática, como em um vale onde foram encontradas dezenas de fósseis de dinossauro, e os indícios levam a crer que eles foram levados por uma enchente-relâmpago, como estas que acontecem nas encostas de montanhas. E por que não supor também que alguns animais simplesmente conseguem se esconder muito bem antes de morrer, a ponto de seus corpos serem decompostos por bactérias apenas, não sendo encontrados por urubus e outros carniceiros do tipo?

      Em resumo, não dá para dizer se a morte de um animal foi violenta só por que ele fossilizou. Na maioria das vezes há um enterro logo depois da morte, mas pode também não ser o caso. Só estudando o fóssil e o terreno em que ele foi encontrado para poder fazer suposições sobre como morreu o animal.

      De qualquer forma, a mudança de polos acontece lentamente, levando no mínimo milhares de anos. E não existe nenhuma catástrofe, exceto as Eras do Gelo, que durem tanto tempo assim. É o que dizem as evidências.

    • Eu na contra-mão da ciência?? Nem sou cientista!!
      Vasos de cerâmica possuem minério de ferro em sua composição, e esse minério de ferro guarda as propriedades magnéticas do campo magnético em que se encontram durante sua formação. Por isso, quando você derrete e resfria uma barra de ferro, por exemplo, todas as moléculas dessa barra estarão magneticamente orientadas em direção ao campo magnético mais forte presente, em casos naturais, o campo magnético da Terra. Esses vasos de cerâmica – possuo fontes – possuem orientação magnética totalmente diferente do que se esperaria de um vaso comum, ou seja, o minério presente nesses vasos foram formados em campos magnéticos fortíssimos e diferentes do campo magnético terrestre. Como outros vasos das mesmas localidades em épocas diferentes e próximas não apresentam o mesmo comportamento magnético, fica claro que o campo magnético de toda a localidade foi invertido. Isso, logicamente, não poderia ter ocorrido apenas localmente, mas sim por todo o planeta. E provas não faltam, tenho todas.

      Essa história do dinossaurozinho que morreu depois de ser soterrado não explica a quantidade de fósseis encontrados. Precisaríamos de bilhões de deslizamentos de terra por todo o globo ocorrendo repetidamente sobre dinossauros prá dar essa explicação quanto aos fósseis. Um ou outro caso tudo bem, mas estamos falando de centenas de milhões de kg de fósseis. Sua história não bate. De qualquer forma, nem ossos sobreviveriam às bactérias para poderem se transformar em fósseis.

      Já a outra história sobre os fósseis de dinossauros que morreram provavelmente em uma enchente ocorreu mesmo, vc está certo! O que você não mencionou é que espécies vegetais e animais de diferentes partes do planeta foram encontradas no mesmo lugar da catástrofe! Esses sinais ocorrem na Califórnia, na Índia e no extremo norte, e eu tenho as provas.

      A mudança de polos magnéticos tem ocorrido lentamente, mas nada mais é do que os pólos magnéticos se reajustando após a movimentação de pelo menos 23º da crostra terrestre a poucos milhares de anos. É o que dizem as evidências que a ciência esconde debaixo do tapete…

    • São estudos publicados por cientistas de diversas parte do mundo nos últimos dois séculos.

    • Você poderia me dar o nome ou link para algumas dessas publicações? Também gostaria de saber onde foram publicadas. Muito obrigado.

    • Procura por Immanuel Velikovsy nos trabalhos Mundos em Colisão, Terra em Ebulição e Ages in Chaos. Como os livros deles foram banidos das editoras por pressão do mundo científico desde a morte do autor no mundo inteiro, vc só vai conseguir encontrar esses livros em sebos.

Deixe uma resposta