Especialistas alertam: dietas detox não funcionam

Por , em 11.12.2012

Se você digitar “dieta detox” ou “dieta desintoxicante” no Google, vai receber em sua tela uma enxurrada de artigos falando como ela é maravilhosa, como todas as celebridades a fazem, e como todas elas perderam “500 quilos” em apenas “um dia” com essa fabulosa receita milagrosa.

A ideia da dieta desintoxicante é fazer uma “faxina” no organismo, eliminando toxinas (e quilos extras de quebra). Ou seja, faz bem para a saúde e emagrece.

Porém, de acordo com Simon Brookes, do departamento de fisiologia da Universidade Flinders (Austrália), dietas de desintoxicação e terra do nunca são a mesma coisa.

Com o Natal se aproximando e o verão batendo na porta, as pessoas recorrem a recursos “rápidos” para emagrecer, e as bebidas e dietas de desintoxicação estão entre os favoritos.

Brookes explica que essas dietas fazem muito pouco para eliminar as toxinas do corpo depois de semanas comendo exageradamente (como nas festas de fim de ano, por exemplo).

“Sempre que ouço a palavra desintoxicação, a palavra ‘besteira’ me vem à mente”, diz Brookes.

Nossos rins, fígado e trato gastrointestinal são projetados para remover ou neutralizar as toxinas dentro de horas depois de elas serem ingeridas, explica o professor. Assim, a ideia de que você pode de alguma forma complementar isso com uma bebida milagre ou dieta de uma semana é um “disparate”.

“E quanto mais caro é o produto, mais as pessoas tendem a acreditar que funciona”, afirma Brookes. “É o efeito placebo. As pessoas acreditam que algo funciona se custa caro, ou tem um gosto horrível, porque acham que deve ser bom para elas”.

Brookes afirma que, quando as pessoas começam tal dieta, se sentem melhor. Mas não é seu corpo que a dieta está ajudando, e sim sua consciência.

Até por conta disso, Brookes diz que, apesar de suas falhas, as dietas de desintoxicação não são totalmente inúteis, porque podem incentivar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis.

Essas dietas geralmente envolvem comer muitas frutas e legumes, como folhas verdes, maçã, mamão, abobrinha, palmito, bem como castanha, quinoa, leite de soja e linhaça.

“Comer muita fruta e legumes frescos, além de não comer ‘porcarias’ o tempo todo, é o lado bom de uma dieta de desintoxicação”, explica Brookes. Então, sim, ela pode ser saudável, mas a ideia de que um dia ou duas semanas de desintoxicação vai resolver todos os seus problemas depois de anos de uma dieta ruim é uma fantasia.

Segundo Brookes – e a maioria dos especialistas da área – a chave para a boa saúde é uma dieta equilibrada, aliada a exercícios físicos e boas noites de sono. “É tudo senso comum, assim como beber muita água, evitar álcool e cigarros. São coisas óbvias, mas as pessoas não querem ouvi-las”, diz.

Claro que não, né? Mais fácil fazer uma dieta de desintoxicação de uma semana do que levar uma vida toda saudável, afinal, qualquer um preferiria a solução mais rápida – exceto que a dieta detox não é tanto uma solução quanto um tapa-buracos temporário.

Se você quiser conhecer uma dieta que realmente pode lhe fazer bem a longo prazo, tente a dieta mediterrânica, que estudos no mundo todo provaram ser excelente para a saúde e expectativa de vida das pessoas.[MedicalXpress]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,00 de 5)

2 comentários

  • Juliano Bueno:

    esse cara diz disparates. provavelmente é mais um cientista buscando alguns minutos de notoriedade. Se ele explicasse detalhadamente o mecanismo bioquímico que justifica sua declaração, ainda lhe daria algum crédito; infelizmente sua premissa é sofismática: ele afirma que a desintoxicação não funciona por que os órgãos que processam os metabólitos das toxinas o faz em algumas horas após ingeri-las. ele se esquece de que quando consumidas em excesso, suplantam a capacidade de metabolização e muita toxina continua no organismo.

    o argumento não se sustenta. gostaria que ele escolhesse grupos de praticantes de yoga ou outros para conduzir suas pesquisas (se é que elas existem- o artigo parece mais opinativo do que científico)

  • Ana Flores:

    Nao concordo com o comentario pois a desintoxicacao ( onde vc exclui os alimentos que nao fazem bem a grande maioria da populacao como o gluten, carne vermelha, acucar, gorduras como a da manteiga dentre muitos outros ) feita da forma certa, da resultado. A detox propriamente dita nao se faz em apenas um dia…ela eh feita por algumas semanas, geralmente 3 e se seguida de uma reeducacao alimentar, o sucesso eh garantido. 😉

Deixe seu comentário!