Como usar a memória alimentar para emagrecer

Por , em 19.03.2013

Hábitos aparentemente “inocentes” como ouvir rádio ou assistir televisão durante as refeições podem fazer com que você coma mais do que precisa: se não prestar atenção no que come, é capaz de se esquecer mais tarde do que comeu e sentir mais fome do que seria normal.

“Nossa pesquisa mostrou que, se as pessoas se lembrarem de sua última refeição como algo satisfatório, elas irão comer menos na próxima”, explica Eric Robinson, do Instituto de Psicologia, Saúde e Sociedade da Universidade de Liverpool (Inglaterra).

Para chegar a essa conclusão, Robinson e sua equipe analisaram 24 estudos que comparavam a ingestão de calorias por pessoas que comiam “distraídas” e por pessoas que comiam “atentas”.

Além de simplesmente prestar atenção no que tem no prato, você também pode recorrer a outras técnicas, como anotar o que comeu, tirar uma foto do prato (não precisa necessariamente postar no Instagram, vamos deixar claro…) ou deixar rótulos e embalagens vazias à vista.

Contudo, Robinson lembra que, embora essas técnicas reduzam o consumo de alimentos, “algumas estratégias para colocar esses resultados em prática precisam ser melhor desenvolvidas”.

“Além disso, os estudos que analisamos avaliaram adultos com Índices de Massa Corpórea saudáveis, portanto são necessárias mais pesquisas para descobrir como isso pode afetar pessoas que estão acima do peso”.[Medical Xpress, American Journal of Clinical Nutrition]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!