Esses vídeos vão fazer você parar de fumar

Por , em 10.05.2018

Se você fuma e quer parar, está no lugar certo. Os vídeos abaixo, compartilhados por Amanda Eller, uma enfermeira que trabalha na Carolina do Norte, nos EUA, são a motivação certa para ajudar qualquer fumante a desistir do cigarro.

As filmagens comparam os pulmões de uma pessoa saudável versus o de um fumante que consumiu um maço de cigarros por dia durante 20 anos. Eles foram postados na rede social Facebook, no perfil de Eller:

A diferença entre os dois pulmões é impressionante. A mais óbvia é a cor; o conjunto saudável de pulmões possui um tom rosa avermelhado normal, enquanto os pulmões cancerosos são enegrecidos por anos de inalação de alcatrão.

O problema maior, no entanto, é a diferença na eficiência dos pulmões. Como Eller explica no vídeo, os pulmões de fumantes entram em colapso e perdem sua elasticidade.

É possível perceber que, enquanto o pulmão saudável tem uma grande flexibilidade, o canceroso é mais rígido. Ao invés de inflar e desinflar devagar, não consegue permanecer aberto e seu recuo é mais abrupto. Esse fenômeno é o que causa falta de ar em fumantes.

Em números

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) brasileiro, o câncer de pulmão é o mais comum de todos os tumores malignos. Em 90% dos casos diagnosticados, está associado ao consumo de derivados de tabaco.

No Brasil, foi responsável por 22.424 mortes em 2011. Altamente letal, é uma das principais causas de morte evitáveis. O INCA estimou, para 2018, 31.270 novos casos, sendo 18.740 em homens e 12.530 em mulheres.

As estatísticas são certamente chocantes, mas não tanto quanto as imagens, que falam mais do que mil palavras. “Evitável” é a palavra-chave: pode estar em suas mãos trocar o cigarro por um pulmão saudável. [IFLS, INCA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 4,81 de 5)

Deixe seu comentário!