Esse buraco negro come um sol a cada dois dias, crescendo mais rápido do que todos os outros já descobertos

Por , em 15.05.2018

Astrônomos da Universidade Nacional da Austrália descobriram um buraco negro tão brilhante que, se estivesse em nossa galáxia, superaria todas as estrelas no nosso céu e até mesmo a lua cheia.

Mas como um buraco negro pode ser assim tão brilhante? Comendo muito.

Esse monstro supermassivo também é o que cresce mais rápido já descoberto, devorando o equivalente a uma estrela como nosso sol a cada dois dias.

Sugando gás e emitindo luz

O buraco negro fica no centro de um quasar conhecido pelo “simples” nome de SMSS ~ J215728.21-360215.1.

Estima-se que sua massa seja o equivalente a cerca de 20 bilhões de sóis. Além disso, ele cresce extremamente rápido, a uma taxa de 1% a cada milhão de anos.

“Esse buraco negro está crescendo tão rapidamente que brilha milhares de vezes mais do que uma galáxia inteira, devido a todos os gases que ele suga diariamente e causam muita fricção e calor”, explicou Christian Wolf, um dos pesquisadores do estudo.

Caso esse monstro morasse no centro da Via Láctea, pareceria 10 vezes mais brilhante que a lua cheia. Nesse cenário hipotético, no entanto, não haveria ninguém na Terra para apreciar o show de luzes, já que o quasar emite grandes quantidades de raios-X que esterilizariam o planeta.

Buracos negros de crescimento rápido

Felizmente, estamos seguros a uma distância de mais de 12 bilhões de anos-luz de tal buraco negro.

Isso, por sua vez, significa que os astrônomos estão vendo o que ocorreu há 12 bilhões de anos, ou seja, logo após o Big Bang.

“Não sabemos como este buraco negro cresceu tanto e tão rapidamente nos primeiros dias do universo”, afirmou Wolf.

Os cientistas irão em busca de respostas, no entanto. Eles estão procurando por buracos negros grandes e de rápido crescimento, objetos extremamente raros, há vários meses com telescópio SkyMapper da Universidade Nacional da Austrália. Este foi encontrado em combinação com dados do satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia, a ESA, e do Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE), da Agência Espacial Norte-Americana, a NASA.

Conforme a caçada continua, os pesquisadores podem descobrir outros buracos negros de crescimento rápido, melhorando sua compreensão deste fenômeno.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista Publications of the Astronomical Society of Australia. [NewAttlas]