Assista a um buraco negro supermassivo destroçando uma estrela

Por , em 14.01.2017

A renderização deste artista ilustra as descobertas recentes sobre uma estrela destroçada por um buraco negro.

Quando uma estrela passa muito perto de um buraco negro, intensas forças gravitacionais a destroçam. Nesses eventos, chamados de “rupturas de maré”, alguns dos detritos estelares são lançados para fora em alta velocidade, enquanto o resto cai em direção ao buraco negro. Isso causa um brilho de raios X específico que pode durar por alguns anos.

O Observatório de Raio-X de Chandra da NASA, o Explorador de Raios Gamma de Swift e o XMM-Newton da ESA / NASA coletaram peças diferentes deste quebra-cabeça astronômico em um evento de ruptura de maré chamado ASASSN-14li, encontrado em uma busca ótica pelo All-Sky (ASAS-SN) em novembro de 2014. O evento ocorreu perto de um buraco negro supermassivo com a massa de alguns milhões de sóis no centro de PGC 043234, uma galáxia que fica cerca de 290 milhões de anos-luz de distância.

Os astrônomos esperam encontrar mais eventos como o ASASSN-14li para testar modelos teóricos sobre como os buracos negros afetam seus ambientes.

Durante o evento de ruptura das marés, os filamentos que contêm grande parte da massa da estrela caem em direção ao buraco negro. Finalmente estes filamentos gasosos se fundem em um disco liso, quente que incandesce brilhantemente em raios X. À medida que o disco se forma, sua região central se aquece intensamente, o que impulsiona um fluxo de material, chamado vento, longe do disco. [Nasa]