Este incrível mapa da órbita do nosso sistema solar vai fazer seu cérebro doer

Por , em 18.06.2019

O mapa acima é a mais recente obra de Eleanor Lutz, estudante de doutorado em biologia na Universidade de Washington (EUA), e mostra todas as órbitas de mais de 18.000 asteroides no sistema solar. São 10.000 com mais de 10 km de diâmetro, e cerca de 8.000 objetos de tamanho desconhecido.

Lutz é um verdadeiro talento para visualizações científicas. Ela produz diversos gráficos, infográficos e animações sobre tópicos os mais variados, como o “Compêndio Visual de Criaturas Brilhantes” abaixo:

Dados brutos x visualizações acessíveis

No momento, Lutz está trabalhando em um “Atlas do Espaço”. É uma coleção de dez visualizações, incluindo planetas e luas. Como ela explica em seu website, “eu fiz um mapa animado das estações da Terra, um mapa da geologia de Marte e um mapa de tudo no sistema solar com mais de 10 km” (este último, a imagem no topo deste artigo).

Todos os dados do atlas de Lutz são públicos e disponíveis gratuitamente. Ela os obtém de fontes como a NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A lua

Parte do que a motiva a fazer os designs é que, mesmo que os dados sejam públicos, eles são brutos. Transformá-los em uma visualização útil e bonita exige muito trabalho.

Em entrevista ao portal Wired, Lutz disse: “Eu realmente gosto que todos esses dados sejam acessíveis, mas são muito difíceis de se visualizar. É uma ciência realmente incrível, e eu queria que todos pudessem ver isso de uma maneira que faz sentido”.

Compartilhar é chave

Lutz compartilhou alguns de seus trabalhos ainda não publicados com o Universe Today, incluindo essa bela animação das estações da Terra:

Como cientista, a bióloga e pesquisadora diz que se sente inspirada a compartilhar os dados e os métodos que utiliza para criar seu trabalho. Ela planeja publicar o código-fonte aberto para cada uma de suas peças e também tutoriais sobre como criá-las.

“Há uma barreira do conhecimento para acessar algumas das coisas mais interessantes e impressionantes sobre a ciência. Existem muitos fatos e equações, e eu quero que essas ideias legais sejam acessíveis”, resume.

Para ver mais obras admiráveis de Lutz, visite seu website, tabletopwhale.com, onde você pode explorar suas técnicas e comprar pôsteres como “Todas as Estrelas que Você Pode Ver da Terra“. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (35 votos, média: 4,77 de 5)

Deixe seu comentário!