Estrela que gira mais rápido é encontrada em galáxia vizinha

Por , em 11.12.2011

Astrônomos encontraram a estrela que gira mais rapidamente até hoje, uma jovem massiva e brilhante localizada na nossa galáxia vizinha anã, a Grande Nuvem de Magalhães.

A gigante estrela está localizada na Nebulosa da Tarântula, cerca de 160 mil anos-luz de distância da Terra. Ela gira 100 vezes mais rapidamente que o sol, a um ritmo de 1,6 milhão de quilômetros por hora.

A estrela, chamada oficialmente de VFTS 102, está se aproximando do ponto em que será dilacerada pelas forças centrífugas se girar mais rápido, de acordo com pesquisadores.

Com base em observações, a equipe de astrônomos que fez a descoberta acredita que a estrela pode ter tido um passado violento, provavelmente tendo sido ejetada de um sistema estelar binário em que uma das suas estrelas explodiu como uma supernova. Como a VFTS 102 se move no espaço com uma velocidade significativamente diferente de seus vizinhos, significa que ela é possivelmente uma estrela fugitiva – estrelas que são ejetadas após uma explosão em um sistema estelar binário.

Cientistas usaram o Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul no Chile para detectar a VFTS 102. A estrela gigante é cerca de 25 vezes mais massiva do que o sol e 100 mil vezes mais brilhante. [LiveScience]

• LacrymosaEv:

Jonatas Você é professor ?

Não profissionalmente, mas já apresentei algumas aulas e palestras com fins didáticos. Ramo dos softwares, computação aplicada, física e química. Porquê?

• Canis Majoris:

Concordo com alguns, esses fanáticos religiosos deverias criar o hypercristo deles.

• Cristiano M. G.:

Correto, Émerson! Quanto ao fato da estrela não mais existir, é pouco provável. Uma estrela como o Sol dura quase 10 bilhões de anos, e mesmo estrelas massivas que duram bem menos, possuem pelo menos algumas centenas de milhões de anos.

A nebulosa da tarântula é um violento complexo estelar onde se aninham aglomerados de estrelas muito quentes, jovens e massivas. Ela fica na Grande Nuvem de Magalhães, uma espiral irregular que é a maior galáxia satélite da Via Láctea.
    Na foto, como ela foi tirada por nós que estamos dentro da Via Láctea, muitas das estrelas não pertencem à Tarântula, senão à nossa própria galáxia, e estão muito distantes do cenário ao qual a reportagem se refere.
    Lembre-se, o espaço é tridimencional, não se deixe levar pelo grande numero de estrelas numa foto, mas estão certo os comentaristas anteriores, o espaço contém uma miríade de estrelas e de planetas, e vida extraterrena é praticamente uma certeza. Mas um lugar violento como esse Complexo Estelar não é lá um local muito indicado a se esperar por planetas vivos.

• luiiz antônio:

SE EXISTISSE VIDA EM OUTROS PLANETAS DEUS NÃO DEIXARIA O HOMEM SEM O CONHECIMENTO DISSO ,POIS ELE CRIOU TODAS AS COISAS VISÍVEIS E INVISÍVEIS.

• gilberto silva:

Muito bom estou gostando

• Ser humano:

É capitão caverna… o problema é que 90% desses planetas não estão em zonas habitaveis, não tem gravidade apropriada, não tem atmosfera apropriada, não tem água… etc
    A vida é exigente mano… =D
    Mas acredito também que exista sim!

• Capitão Caverna:

E qem disse qe a vida precisa das mesmas condições qe existem na Terra para sobreviverem. Pode existir formas de vida em lugares qe pareça ser impossivel.

quase que uma matematica, pois a bio não prescisa ser igual a nossa, e nem precisa de dna. basta conter materia que se cambine , ter bastante carbono e um ponto de comando (no nosso casso rna e dna)

• Capitão Caverna:

Olha a quantidade de estelas qe aparece nessa foto, pensa só quantos planetas devem existir nessa foto, e tem gte qe ainda não acredita em vida extraterrestre ¬¬

• 3dx:

e isto não são “apenas” estrelas estas são as principais pois cada galáxia tem a principal como na nossa q é a VEGA (a mais brilhante e maior) pode ter mais estrelas com mais de 3 planetas cada uma e cada uma com a possibilidade de haver vida o C.Caverna tem razão.

Para ser um homem das cavernas ele é muito + inteligente q certas pessoas

• Renys Kenys:

como o ser humano pode acreditar em vida extraterrestre? nada está provado que exista, (não estou insinuando que não exista) opinião tem que ser fato não teoria.

• Capitão Caverna:

Se é assim então pare de acreditar em Deus tb.