Estudo descobre que chimpanzés são “socialmente conscientes”

Por , em 12.07.2010

Estudiosos descobriram que os chimpanzés são conscientes do impacto social de suas comunicações. Ou seja, podem mudar o que “dizem”, dependendo de quem está ouvindo.

Isso revela uma consciência social até então desconhecida que pode conter explicações da origem da linguagem humana.

Os chimpanzés se comunicam através de uma variedade de convites e gestos, sendo que os sons podem significar todo o tipo de coisas, inclusive ser um sinal de subordinação.

Em resumo, os chimpanzés produzem quatro chamados básicos. No entanto, há muitas variações acústicas dentro destes quatro tipos, o que os torna difíceis de estudar.

A pesquisa mostrou que os chipanzés em Uganda, na África, apresentam um elevado grau de consciência social ao produzir esses sinais, especialmente o de subordinação.

As chimpanzés fêmeas modificavam a sua utilização do sinal dependendo de quais chimpanzés estavam ouvindo. Se o macho alfa está ao alcance da voz, as chimpanzés fêmeas geralmente se recusam a cumprimentar outro macho. A presença da fêmea alfa também inibiu chimpanzés abaixo na hierarquia.

Os investigadores ainda não sabem exatamente porque os chimpanzés modificam seus chamados em determinadas situações sociais. Na presença do macho alfa, uma possibilidade é para garantir que ele não se torne agressivo.

A sugestão mais provocante, dizem os pesquisadores, é que as fêmeas podem calar-se estrategicamente, para ajudar seus homens favoritos a subir na escada social, embora isso seja somente especulação.

Quando as pessoas se comunicam, o objetivo é ser compreendido. Saber os efeitos de quem está te ouvindo é um componente-chave neste processo. Os chimpanzés atuais são conscientes disso, revelando algumas das raízes evolutivas de uma linguagem presentes em nosso parente vivo mais próximo. O estudo sugere então que nossos ancestrais comuns que viveram há cerca de seis milhões de anos atrás devem ter sido capazes de fazer o mesmo. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!