Filmes de animações se tornam mais reais com imperfeições

Por , em 30.11.2011

Quem disse que imperfeições são negativas? Nos filmes de animação, elas podem ser boas, tornando as cenas mais realistas. Isso é o que os pesquisadores da Universidade de Bournemouth afirmam em seus novos estudos.

Eles estão desenvolvendo técnicas para tornar as animações mais reais e descobriram que, ao introduzir uma textura granulada nas imagens – produzida em filmes tradicionais pela luz natural captada pela câmera – os desenhos parecem mais verossímeis.

Manchas de poeira que aparecem brevemente e outras imperfeições também podem fazer um cenário parecer mais próximo da realidade.

A nova pesquisa da Universidade de Bournemouth também pode ajudar a melhorar os efeitos especiais em filmes de ação.

A granulação nos filmes já vem sendo utilizada há bastante tempo para produzir diversos tipos de efeitos. Em “A Bruxa de Blair”, por exemplo, a ideia era fazer com que o filme parecesse ter sido filmado com uma câmera de vídeo portátil.

O problema das animações é que, como elas são feitas por computadores, costumam ter imagens muito “limpas”. Em um exemplo, os pesquisadores afirmaram que, se houver um prédio com um milhão de tijolos, eles querem que cada um pareça único e diferente do outro. Isso é o que acontece na vida real, e o que eles pretendem com as novas animações computadorizadas. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

Deixe seu comentário!