Força Aérea americana cria equipamentos baseados nos dispositivos do Batman

Por , em 23.09.2010

A Força Aérea americana começou em 2004 um programa chamado BATMAN (que significa Battlefield Air Targeting Man-Aided Knowledge, ou, em português, Conhecimento Auxiliado pelo homem em Alvos aéreos no Campo de batalha), que visa modernizar seus equipamentos e avançar suas tecnologias para os soldados das Forças Especiais em missões secretas.

Sim, o nome não é coincidência: o programa militar é inspirado no super-herói Batman. Segundo o coordenador do programa, os dispositivos do Batman lhe permitem uma vantagem, e é precisamente isso é o que eles estão tentando fazer.

O lema do programa é “mais leve, mais inteligente, mais mortal”. Quanto ao primeiro objetivo, soldados de elite da Força Aérea muitas vezes têm que carregar até 73 kg de equipamentos durante uma missão.

Este equipamento inclui ferramentas de comunicação, capacete, fone de ouvido e computador, além de uma série de baterias para manter todos esses eletrônicos carregados. Em muitos casos, esses equipamentos desatualizados têm sobrecarregado os soldados, impedido o seu momento crítico de decisão, ou dificultando a realização de uma tarefa, o que já causou problemas as Forças Especiais anteriormente.

O BATMAN veio para mudar tudo isso. A versão militar da Batcaverna é um laboratório da força aérea onde pesquisadores concebem, testam e integram tecnologias para aumentar a eficácia das Forças Especiais.

Embora não haja exatamente um “batuniforme”, o programa gira em torno do que os pesquisadores chamam de “chassi humano”, ou a ideia do corpo como um andaime para o equipamento apropriado para a missão.

A principal realização do programa tem sido a redução do peso das baterias em 25%. Células a combustível alimentadas por metanol vão ficando mais leves conforme o metanol é consumido.

O programa também é pioneiro no uso de um pequeno computador, que fornece aos soldados informações logísticas e táticas em tempo real. Equipamentos de reconhecimento de fala, ou que dizem qual o próximo passo que o soldado deve tomar também estão sendo trabalhados – talvez os mais “Batman” de todos.

Outro projeto é o “Bat Gancho”, para recarregar a energia dos equipamentos sem que os soldados tenham que deixar o campo de batalha. Ele trava em uma linha de alimentação de energia e depois uma pequena navalha corta o isolamento do fio.

Nem todos os equipamentos planejados estão prontos, alguns estão em fase de protótipos. Os coordenadores do BATMAN dizem querer eliminar todos os perigos, adicionando segurança aos dispositivos, e extras, como boa visão noturna.

O grande objetivo é que, em áreas mais hostis e remotas, as tropas das Forças Especiais se sintam conectadas e informadas o suficiente para desempenhar seu trabalho com excelência. [MSN]

5 comentários

  • Lucas Meneses:

    OLhem não é tão facil assim colocar satélits espiões na orbita da terra,primeiro á o seu custo em bilhoes por cada um,e segunda á as questões dipomáticas pois se o satélitew passar de um determinado território do espaço para espionar outros paises ele possivelmente é destruido e o pais espionadado quebra a paz com o pais que o espionou levando á uma guerra ética moral política e possivelmente guerra mesmo

  • Walfrido Lourenço de Souza:

    Os americanos devem, se por al ainda não o tenham feito, colocar satélites-vigias no espaço, com angulo de visão em todas as partes do mundo, notadamente nos países ora comentados, com capacidade de repassar informações em milésimo de segundos para a área de retaliação, de modo a poder dominar a situação em tempo recorde, e mísseis inteligentes capazes de anular quaisquer ameaças ainda no ar, sem que a agressão possa atingir os EE.UU ou seus aliados.

  • Walfrido Lourenço de Souza:

    Bravo! Os americanos tem que cingir de toda segurança para missões de combate, principalmente porque os EEUU é o bastião no Ocidente contra os perigos das nações totalitárias como a China, a Coréia do Norte e o Irã que, sem querer menospresar a sua condição humana, todavia os dois primeiros não abandonaram os ideais comunistasde dominar o mundo e o terceiro é o mais perigoso, devido ao fanatismo religioso aliado à total ausência de humanidade de que se caracterizam.

  • macphone:

    toda tcnologia deve ser bem empregada para fins de segurança principalmente nesse pais onde ha ameaças terrorista constante e que quando consumada perde se muitas vidas inocentes.

  • eduardo:

    Seria legal se os soldados usassem o uniforme do morcegão… tipo kick-ass……

Deixe seu comentário!