Inédita forma de matéria é encontrada

Por , em 29.03.2011

Cientistas podem ter descoberto uma nova forma da matéria, diferente dos estados sólido, líquido, gasoso e plasma.

A descoberta veio enquanto estudavam o comportamento estranho de supercondutores de alta temperatura. Os elétrons em um estado pré-supercondutor aparentemente formam uma matéria estranha, alinhando-se em uma forma nunca vista antes.

Supercondutores são materiais 100% eficazes, que não desperdiçam energia. Dentro deles, os elétrons são divididos em pares, conduzindo eletricidade sem resistência. Isso geralmente requer que os supercondutores operem em temperaturas extremamente baixas, ou seja, não muito práticos para outras utilizações.

Dessa forma, os cientistas vêm tentando criar supercondutores quentes que possam operar em temperatura ambiente, mas eles formam uma “pseudo lacuna” enquanto os elétrons mudam seus níveis de energia, preparando-se para entrar no estado supercondutor.

Durante essa “pseudo lacuna”, os elétrons não estão superconduzindo. Por 20 anos, ninguém foi capaz de descobrir o que eles estavam fazendo. Além disso, os cientistas não têm certeza se isso faz parte do processo de supercondução, ou se é prejudicial. É necessário fechar essa “pseudo lacuna”?

Assim, o novo estudo tentou descobrir o que os elétrons estavam fazendo. Os pesquisadores combinaram três tipos de técnicas de medição para estudar o comportamento eletrônico na superfície, o comportamento termodinâmico no interior, e as mudanças das propriedades dinâmicas ao longo do tempo.

Eles descobriram que, na fase da “pseudo lacuna”, os elétrons não formam pares. Em vez disso, eles se reorganizam em uma ordem diferente, e essa formação permanece mesmo quando o material vira supercondutor (porém, ninguém havia percebido isso antes).

Os cientistas ainda não sabem o que significa essa nova ordem eletrônica. Mas a descoberta é interessante: a nova fase da matéria cria também novas perguntas sobre as propriedades eletrônicas e a forma como trabalham os supercondutores. [POPSCI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • Amadeus E:

    Em estado supercondutor os eletrons ficam “alinhados em par”, como foi dito na reportagem, ai no fim fala que o “novo alinhamento eletronico” se mantem na fase de supercondução, isso seria um erro de tradução ou mais uma teoria quantica das superposições(acho que é isso) do eletron?

  • Gude:

    Pro pessoal cantando a Natasha, ela nao escreveu nada, só traduziu do site original viu?

  • Thiago Luiz:

    Estados da materia, os quais ja havia estudado:

    Solido, Liquido, Gasoso, Plasmatico e Helicoidal…como poderiamos nomear esse?

  • PredadorXD:

    e o novo estado da matéria é??

  • Alessandro:

    repórter super-gata e com conteúdo.

  • ira:

    E POR ACASO ALGUM CIENTISTA IMAGINAVA SÓ EXISTIR A MATTERIA DENSA ???
    ESTA PALPAVEL OU VIZIVEL OU SENTIDA PELO HUMANO MATERIALISTA ???

  • Bruno Juncklaus:

    Natasha arrasando de novo nas notícias.. 🙂

Deixe seu comentário!