Foto espacial: um close em uma mancha solar
Era um dia calmo na superfície do Sol – o que não quer dizer que tudo estava parado por lá, como é possível ver nessa imagem. Retratada aqui está a grande mancha solar AR9169.
Mostradas em ultravioleta, as áreas escuras são mais frias que, mesmo assim, têm temperaturas de milhares de graus Celsius. O gás que você vê fluindo para fora da mancha tem temperatura estimada de um milhão de graus Celsius.
A razão de temperaturas tão altas é desconhecida, mas suspeita-se que seja relacionada às mudanças no campo magnético que canalizam o plasma solar. [Nasa]
8 comentários
meu Deus 0-0
Por Isso crianças arrumen otro emprego porque astronauta nao da
legal msmo me ajudou no trabalho de ciencias valeu.
Isso significa que as manchas solaes voltaram! Isso é, de certa forma, bom, porque elas criam um campo magnético em torno do Sol e nos protege (os planetas) dos raios cósmicos. Mas, por outro lado é ruim tbm pq a atividade solar alta pode danificar nossos satéllites e causar a corrosão de nossa atmosfera, como aconteceu com Vênus, fazendo com que ele perdesse sua água; e coitados dos astronautas que estão fora do campo magnético da Terra, vão sofrer um bocado!!!
Que visão maravilhosa… A matéria se tornando energia em escala massiva.E pensar que ali nessa pequena mancha solar cabem vários planetas terra !
Impressionante, e eu pensando que o Sol já era muito quente. Só sonho com o momento em que o homem puder ver uma coisa dessas com seus próprios olhos!
que imagem magnifica!
Qual fator do bloqueador o fotógrafo usou nessa distância…?