Foto: explosão na cratera vulcânica do Monte Kilauea

Por , em 24.05.2011

Recentemente, o vulcão Grimsvotn, na Islândia, explodiu, espalhando cinzas até à Groelândia. Anteriormente, em 11 de maio, a cratera do Monte Kilauea, no Havaí, também entrou em erupção.

Crateras vulcânicas são grandes buracos criados pela atividade vulcânica. Dentro das crateras existem aberturas que emergem lava.

Cientistas do Observatório de Vulcões do Havaí fotografaram a cratera em erupção. O lago de lava na cratera parece um pouco com uma piscina acima do solo. Ele é, atualmente, a única erupção de lava no Kilauea.

A imagem mostra o lago de lava no fundo da cratera Halema `u `uma. O pequeno lago circular tem uma crosta em sua superfície e é alimentado, em parte, por lava que emerge da porção oeste do chão abaixo do lago.

A segunda imagem é um close do fluxo de lava se movendo rapidamente, mergulhando no lago de lava. A porção leste da cavidade, onde a lava também emerge (fora da vista, perto do canto inferior direito da foto), alimenta o fluxo de lava elevado e rápido, que flui para oeste e cai ao longo de um pequeno penhasco para dentro do lago de lava.

No início deste ano, explosões na Halema `u`uma atiraram rochas e lava a várias centenas de metros da cratera. O observatório havaiano possui câmeras apontadas para o Monte Kilauea e sempre registra suas explosões.[OurAmazingPlanet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

5 comentários

Deixe seu comentário!