Foto: “Fata Morgana” ajudou a afundar o Titanic?

Essa miragem ajudou a afundar o Titanic? O fenômeno óptico chamado Fata Morgana faz formas estranhas ou uma parede falsa de água aparecer no horizonte de um oceano, por exemplo.
Se as condições forem adequadas, a luz que reflete da água fria é “dobrada” por uma camada anormal de ar quente acima e chega a quem a observa de vários ângulos diferentes.
Uma miragem comparável, por exemplo, poderia fazer o sol se pondo parecer estranhamente distorcido ou uma calçada distante ter aparência molhada.
Cem anos atrás, no dia 15 de abril de 1912, a miragem Fata Morgana pode ter obscurecido icebergs reais na visão clara da tripulação a bordo do Titanic. Evidências adicionais para esta hipótese surgiram do navio SS Californian, próximo ao Titanic, que relatou avistamentos consistentes com miragens Fata Morgana. A imagem da miragem Fata Morgana acima foi tirada no oceano Pacífico, na costa dos EUA, em 2008.[NASA]
8 comentários
O cara que construiu o titanic e foi duvidar de Deus, tavendo no que aconteceu afundou .
“titanic o mais seguro do mundo esse nem Deus afunda haha”
Deus afunda até a lua na sua cabeça se vc duvidar
Caro Renato
Para que colocar jogar a culpa em alguém senão em nós mesmos, seres humanos que erramos todos os dias. A ciência já demostrou o porquê do afundamento tão rápido do navio. Já é hora de parar de colocar a culpa em Deus (caso ele realmente existe) e aceitar nossos erros como seres humanos que somos.
Renato, eu nunca vou entender de onde vocês tiraram essa história de “nem Deus afunda esse navio”. Foi comprovado que alguém disse isso? quanta bobeira. E se alguém disse, certamente essa não foi a causa do afundamento. Um iceberg foi, e ponto. Largue o achismo de lado.
Que poder de quem possível disse isto! Ele fala e Deus mata milhares! Ele poderia bem se salvar mas milhares sem muitas chances, como sempre, os membros das classes mais baixas, 3ª classe!
Uns tempos atrás já foi postado no Hypescience que a posição da Lua naquela época causou uma influência gravitacional que levou o iceberg para aquela região marítima, ocorrência incomum naquela época do ano. Agora a culpa é de efeitos de ilusão ópicas, já outros dizem que os protocolos de segurança foram violados para que o Titanic chegasse na América antes de outros navios. Parece haver no mínimo uma dúsia de teoria diferentes sobre o afundamento do Titanic. Essa história, que inicialmente era trágica, já virou ideologia e estereótipo.
Que interessante! Não sabia que Fata Morgana era o nome dado a essas miragens marítimas…
É um nome estranho para uma miragem. Morgana das Fadas, ou Morgaine Le Fay, ou ainda Morgana Le Fay, era a meio-irmã feiticeira de Arthur Pendragon, o famoso Rei Arthur dos Cavaleiros da Távola Redonda. A história da moça é complicada, e o romance “As Brumas de Avalon” (e o filme baseado nele) recontam a história dos Cavaleiros da Távola Redonda do ponto de vista de Morgana e das sacerdotisas de Avalon. Recomendo…
Fata Morgana, pelo que vi na Wikipedia, é uma expressão italiana. A Wikipedia em inglês tem uma historinha interessante sobre a expressão.
Grata pela recomendação, Cesar. Eu já tinha vontade de ler esse livro, agora então mais ainda.