Foto: nebulosa perto do buraco negro no centro da nossa galáxia

Por , em 8.01.2012

O monstro negro e misterioso que está no centro da nossa galáxia está prestes a perder a paciência. Observações recentes feitas pelo Very Large Telescope (VLT) indicam que uma nuvem de gás vai se aventurar muito perto do buraco negro supermassivo no nosso centro galáctico.

A nuvem de gás está sendo esticada, aquecida e parte dela deve cair no buraco negro ao longo dos dois próximos anos.

Nessa ilustração artística, o pouco que resta da nuvem depois dela passar muito perto do buraco negro é mostrado em vermelho e amarelo, arqueando para fora da armadilha gravitacional mortal à sua direita.

A órbita da nuvem é mostrada em vermelho, enquanto as órbitas das estrelas centrais são indicadas em azul. Estima-se que essa nebulosa que está desaparecendo tenha várias vezes a massa da Terra. Já o buraco negro central contém cerca de quatro milhões de vezes a massa do nosso sol.

Uma vez que a nebulosa cai no buraco negro, não se espera ouvir mais nenhuma notícia da nuvem de gás novamente… [APOD]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Tody Regiane:

    o BURACO NEGRO PODIA ENGOLIR NOSSA GALAXIA P/ VER NO QUE DA.KKKK

  • giuan:

    Pessoal iria ser uma coisa muito loco um buraco negro engolir uma nebulosa enteira, seria uma explosão ou silêncio total ?

  • ísis:

    Se essa nebulosa iluminar esse obscuro astro, podemos fazer grandes progressos no nossa compreensão sobre os buracos negros com base em observações. Oportunidade de estudo existem e estão por aí, basta saber aproveita-las e não ficarmos lamuriando a morte da nebulosa.

    • Hugo:

      Acho que isso não vai acontecer.

      Buracos negros não são “negros” por falta de luz…

    • thiago:

      Fato: Buracos negros não são negros por falta de luz²

      Poderiamos dizer que eles são negros exatamente por excesso de luz, pois a força gravitacional neles é tão grande que puxa até mesmo os fótons, particulas que geram o efeito luminoso, que passam perto para dentro deste.

  • Jonatas:

    Se tivermos sorte, o evento do Supermassivo sugar essa nebulosa nos revelará detalhes nunca antes vistos e finalmente confirmar sua existência e suas dimensões, ao emitir raios X até cruzar o hiperquente Horizonte de Eventos (a borda do Buraco Negro).

  • Hollow:

    Um dia a ciência irá descobrir os segredos por trás do buraco negro, e nesse dia, essa descoberta irá revolucionar tudo o que conhecemos!

    • Pedro Oliveira:

      Espero que não demore muito, quero presenciar muitas coisas sobre o universo.

  • Capitão Caverna:

    Sem comentários.

Deixe seu comentário!