Foto: Zeta Ophiuchi, a “destruidora de mundos”

Por , em 19.12.2012

Um monstro viaja pelo espaço: a estrela Zeta Ophiuchi, seis vezes mais quente, oito vezes mais larga, 20 vezes mais massiva e 80 mil vezes mais brilhante que o sol se desloca a uma velocidade igualmente impressionante de 24 quilômetros por segundo, ou seja, 86.400 km/h.

A imagem acima, capturada pela NASA usando o Telescópio Espacial Spitzer, mostra a gigantesca estrela azul avançando sobre uma grande cortina de poeira espacial. Conforme se move, Zeta Ophiuchi emite fortíssimos ventos estelares, que carregam partículas de gás quente meio ano-luz à frente – “quase 800 vezes a distância entre o sol e Plutão”, segundo a NASA. “A velocidade dos ventos, somada ao movimento supersônico da estrela, resulta na espetacular colisão que vemos aqui”. Não é por acaso que a nuvem se desloca diante da estrela.

O encontro entre o vento estelar e corpos espaciais é chamado de choque em arco (“bow shock”, em inglês) e normalmente emite luz visível mas, neste caso, por causa da cortina de poeira estelar, apenas certas ondas infravermelhas foram captadas pelo telescópio Spitzer.

Felizmente, a monstruosa Zeta Ophiuchi está viajando a cerca de 370 anos-luz da Terra – com tamanha potência, não seria nada bom se ela resolvesse passar perto do nosso sistema solar.[Gizmodo] [NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 4,00 de 5)

9 comentários

  • Tiago Vieira da Rocha:

    Lindo!!

  • Thiones Oliveira:

    Galactus is coming :O

  • Ulysses De Castro Silva:

    Cuidados os adoradores de Nabiru e Hercobólus vão patentear essa estrela que também vai colidir com a terra.
    Vão dizer que é conspiração da Nasa essa distância que passará longe do nosso sistema e que na realidade está vindo direto para nós,rsrsr.

  • alex cunha:

    GALACTUS DA VIDA REAL

  • digiomni:

    no caminho ela não vai trombar com nenhum buraco negro se sim por conta do seu tamanho ela poderia chegar a destruir o buraco negro ou invertê-lo? ou seria completamente consumida pelo mesmo? fica a curiosidade até ocorrer
    alias outra se um buraco negro se invertesse em antigravidade isso mudaria a expansão do universo ao fazer tudo ao seu redor expandir ou criaria um novo big bang?? será que o primeiro big bang se originou assim ??

  • Helder Mafra:

    um dia faremos uma terra de planeta..amigos

  • Danilo Lopes:

    se ela chegasse no nosso sistema solar provavelmente iria desestabilizar a ordem dos planetas e ia deixa agente frito

    • Aloisi:

      na verdade nao ia deixar-nos fritos; a estrela ia deixar-nos sem nada mesmo

  • otavio junior:

    que medo.

Deixe seu comentário!