Inédito: urso polar é flagrado comendo golfinhos

Por , em 12.06.2015

Pela primeira vez, cientistas observaram um urso polar capturar e comer um golfinho. Provavelmente, o animal se aventurou muito ao norte e ficou encalhado no gelo, uma possível consequência das alterações climáticas, tornando-se vítima do predador ártico.

A observação foi feita por Jon Aars e seus colegas do Instituto Polar Norueguês em abril do ano passado em um pequeno fiorde em Svalbard, na Noruega. Essa época é primavera no hemisfério norte.

Este é o primeiro registro de golfinhos-de-bico-branco (Lagenorhynchus albirostris) sendo presas de urso polar.

O momento do flagra

“Golfinhos-de-bico-branco são visitantes frequentes das águas de Svalbard no verão, mas não tinham sido previamente relatados tão ao norte no início da primavera. Sugerimos que eles ficaram presos no gelo após fortes ventos dias antes, e possivelmente foram mortos quando foram forçados a ir até a superfície para respirar em uma pequena abertura no gelo”, disseram os pesquisadores, sobre o traumatizante fim dos animais.

O urso conseguiu pegar não um, mas dois golfinhos, provavelmente de uma forma semelhante com a qual costuma capturar focas. Ursos são predadores oportunistas, de forma que raramente iriam deixar passar uma refeição como essa.

Quando os pesquisadores chegaram na região, um golfinho já tinha sido consumido, enquanto o segundo estava sendo deliberadamente coberto de neve, um sinal de que o urso queria preservá-lo para um lanchinho mais tarde.

doi:10.3402/polar.v34.26612

Novo gosto por golfinhos?

Este não foi o único incidente documentado pelos pesquisadores.

Durante o verão e o outono livre de gelo subsequente, pelo menos sete diferentes carcaças de golfinho-de-bico-branco foram observadas perto da mesma área.

“Com base no grau em que estes golfinhos estavam decompostos, eram provavelmente do mesmo grupo e também tiveram esse fim devido ao aprisionamento no gelo em abril”, explicam os cientistas.

A equipe diz que pelo menos seis ursos polares diferentes foram vistos se alimentando dos cadáveres. [io9]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • tijolin:

    É a lei da sobrevivência. Cada vez mais vimos mudanças nos cardápios. E para o urso polar, caiu na rede é peixe.

Deixe seu comentário!