Galáxia Encontrada por Acaso Parece Ser Feita de Matéria Escura Difusa

Por , em 5.11.2023
Galáxia Nube e seu Entorno. (Montes et al, 2023)

Um desses desafios decorre da nossa incapacidade de detectar partículas de matéria escura e está relacionado com o número de galáxias anãs que deveriam estar presentes ao redor da Via Láctea, de acordo com os modelos prevalecentes de matéria escura. Esses modelos sugerem que as galáxias devem ser cercadas por aglomerados de matéria escura dentro de seus halos de matéria escura. Dado que a matéria comum tende a se agregar em torno da matéria escura, segue-se que a Via Láctea deveria estar rodeada por galáxias anãs.

Embora várias galáxias anãs conhecidas estejam próximas à Via Láctea, sua contagem fica aquém das previsões feitas por simulações de matéria escura. É possível que numerosas galáxias anãs compostas predominantemente de matéria escura existam, mas tenham passado despercebidas.

Algumas dessas entidades esquivas, conhecidas como Galáxias Quase Escuras (GQEs), de fato, foram detectadas. As GQEs exibem uma luminosidade excepcionalmente baixa. Embora o número de GQEs identificadas até o momento não corresponda às expectativas do modelo de matéria escura fria, descobertas em curso sugerem que mais delas podem existir, como demonstrado por um estudo recente.

Imagem RGB do SDSS da Região ao Redor de Nube. Os recortes mostram como a galáxia aparece em imagens com diferentes limites de luminosidade superficial na banda r. (Montes et al, 2023)

Este estudo revelou uma nova galáxia anã denominada Nube, descoberta de forma fortuita em imagens coletadas pelo Projeto Legado IAC Stripe82. Curiosamente, a fraqueza de Nube impede que ela seja visível no Levantamento Profundo do Céu Sloan (SDSS), o que é um tanto surpreendente. No entanto, a equipe de pesquisa notou o que parecia ser uma galáxia escura em uma das imagens e subsequentemente empregou o Telescópio Green Bank para realizar uma investigação mais detalhada.

Com base nos dados obtidos pelo Telescópio Green Bank, Nube está localizada a aproximadamente 350 milhões de anos-luz de distância e apresenta uma luminosidade superficial de cerca de 28 magnitudes por segundo de arco quadrado. Essa galáxia exibe uma natureza extraordinariamente difusa, com mais da metade de sua massa se estendendo por uma distância superior a 22.000 anos-luz, quase um quarto do diâmetro da Via Láctea.

Nube possui uma massa total de aproximadamente 26 bilhões de massas solares, sendo que apenas 390 milhões de massas solares são atribuídas à sua população de estrelas. A maior parte de sua composição consiste em matéria escura, tornando-a a maior galáxia ultra-difusa identificada até o momento.

A descoberta desta galáxia de matéria escura pode ser atribuída a uma dose de sorte. Dada a sua dimensão, torna-se cada vez mais plausível que outras galáxias anãs possam estar ocultas em nossa vizinhança cósmica, desde que possamos localizá-las.

Entretanto, de maneira interessante, enquanto galáxias desse tipo corroboram o modelo cosmológico da matéria escura, Nube se afasta das características associadas à variante prevalente conhecida como matéria escura fria. Em vez disso, ela se alinha mais de perto com uma versão denominada “matéria escura difusa”. Portanto, à medida que progredimos na direção das previsões das simulações de matéria escura, fica evidente que surpresas nos aguardam nessa busca.

Consequentemente, a busca por galáxias adicionais desse tipo deve continuar. As respostas para nossas enigmáticas perguntas sobre a matéria escura, sem dúvida, estão à espera nas sombras. É essencial prosseguir com a exploração do universo para descobrir mais desses mistérios cósmicos. À medida que continuamos a desvendar os segredos da matéria escura, nossa compreensão do cosmos se aprofundará e revelará novos horizontes no campo da cosmologia. [Science Alert]