Gêmeos siameses indianos não querem ser separados

Por , em 22.04.2014

Shivanath Sahu e seu irmão gêmeo, Shivram, estão ligados um ao outro, e é assim que eles querem ficar. Os dois meninos de 12 anos nasceram unidos pela cintura. Eles compartilham as duas pernas e quatro braços e acredita-se que tenham também o mesmo estômago, embora tenham pulmões, corações e cérebros independentes.

Os Gêmeos siameses não querem ser separados

Ainda que a maior parte das cirurgias de separação de gêmeos siameses seja realizada em bebês de até um ano de idade e somente sob circunstâncias ideais, alguns médicos acreditam que os garotos poderiam passar pelo procedimento com segurança. Porém, os dois estão determinados a ficar juntos. “Não queremos ser separados”, afirmou Shivram em entrevista à uma rede de televisão britânica. “Vamos ficar assim mesmo até quando envelhecermos. Queremos viver como nós somos”.

Casos de gêmeos siameses ocorrem em cerca de um em cada 200 mil gestações. A taxa de sobrevivência é de 25%. Ainda não é possível separá-los caso dividam o coração, e a cirurgia é extremamente delicada quando o cérebro é compartilhado.

Conjoined-twins-Shivnath-and-Shivram-3397064

Apesar de deficiências graves, Shivanath e Shivram conseguiram vencer as adversidades. Os pequenos indianos têm uma vida o mais normal possível, explorando o trabalho em equipe para tomar banho, vestir e pentear o cabelo um do outro. Eles também conseguem se virar muito bem em sua pequena aldeia na Índia central. “Nós aprendemos tudo sozinhos. Nós vamos para a escola de bicicleta, e jogar críquete não é um problema”, conta Shivanath.

Seu pai, Raj Kumar, que não quer separá-los, diz que eles também são excelentes alunos. Ele acredita que, apesar de todo o otimismo, a vida mostra muitos desafios aos seus filhos. “Na época das chuvas, fica difícil para eles andarem e quando um quer se sentar, o outro tem que se deitar”, explica, acrescentando que, apesar disso, os meninos não brigam e têm opiniões semelhantes.

o-CONJOINED-TWINS-facebook

Krishan Chugh, pediatra do Instituto de Pesquisa Fortis, em Gurgaon, na Índia, analisou fotos dos gêmeos. De acordo com o médico, enquanto a separação é possível, as pernas provavelmente ficariam com Shivram, enquanto Shivanath ficaria paraplégico. Chugh entende por que os gêmeos e seu pai podem não querer esta realidade, mas acha que as coisas podem mudar quando Shivanath e Shivram ficarem mais velhos e buscarem sua individualidade.

A reportagem abaixo mostra o cotidiano dos garotos. Legendas para as falas dos irmãos, em inglês, são automáticas e, para todo o conteúdo, legendas, também em inglês, podem ser ativadas clicando no ícone no canto inferior direito do player. [Huffington Post, The Guardian, G1, UPI]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • Marcelina Almeida:

    Meu coração se enche de ternura pelas crianças. São fortes e corajosos.

  • Renan Eich:

    Fico extremamente curioso para saber como funciona o controle das partes compartilhadas. Será que ambos tem a capacidade de urinar, ou é apenas um que controla a situação? Se um chutar uma pedra, ambos sentem a mesma dor? Siameses, ainda mais como esses, são intrigantes!

  • sergio moreira:

    Acredito que não queiram ser separados pq compartilham as pernas e outras coisas muito importantes para um homem.

Deixe seu comentário!