O Ártico pode manter nossos carros funcionando por muito mais tempo que se pensava. As reservas recém descobertas são o equivalente 20 anos de importação do maior consumidor de petróleo do mundo, os EUA, e vale U$ 11 trilhões nos preços atuais. No mapa acima as áreas mais escuras representam mais petróleo.
A região também contém trilhões de metros cúbicos de gás natural, 27% das reservas mundiais conhecidas. Somadas todas as reservas de gás e petróleo do Ártico chegam a 410 bilhões de barris.
O estudo efetuado pela US Geological Survey inclui apenas os depósitos que podem ser detectados com as tecnologias atuais. Avanços nestas tecnologias possivelmente ampliarão estes números.
O coordenador do projeto, Donald Gautier disse que o Ártico pode representar as maiores reservas inexploradas de petróleo restantes no mundo.
Já começou a ‘corrida maluca’ para a exploração dos recursos. A Rússia já começou a exigir direitos sobre a região ao enviar um navio nuclear para investigar uma conexão subaquática entre a Sibéria e o Pólo Norte.
Sete outros países estão alegando propriedade sobre a área incluindo Noruega, Suécia, Canadá e os EUA. O primeiro ministro canadense, Stephen Harper disse que a nação pretende “defender” sua soberania no Ártico exibindo o plano de enviar oito navios de patrulha com um porta-aviões para a região. [DailyTech]