Estonteante nova imagem da Nebulosa do Colar é feita pelo Hubble

Por , em 27.04.2021
Esta imagem do Hubble mostra a Nebulosa do Colar, uma nebulosa planetária a cerca de 15 mil anos-luz de distância na constelação de Sagitta. Crédito da imagem: NASA / ESA / Hubble / K. Noll

A Nebulosa Colar está localizada a aproximadamente 15 mil anos-luz de distância na constelação Sagitta.

Também conhecida como PN G054.2-03.4 e IRAS 19417+1701, a nebulosa foi descoberta em 2005 por astrônomos usando o Telescópio Isaac Newton nas Ilhas Canárias, Espanha.

“A Nebulosa do Colar foi produzida por duas estrelas semelhantes ao Sol em órbita”, explicaram os astrônomos do Hubble.

“Cerca de 10 mil anos atrás, uma das estrelas envelhecidas expandiu-se e engoliu sua companheira menor, criando algo que chamamos de ‘envelope comum’.”

“A estrela menor continuou a orbitar dentro de seu companheiro maior, aumentando a taxa de rotação do gigante inchado até que grandes partes dela fossem expelidas para o espaço.”

“Este anel de detritos que escapou formou a Nebulosa colar, com aglomerados particularmente densos de gás formando os brilhantes ‘diamantes’ ao redor do anel.”

“As duas estrelas que criaram a Nebulosa do Colar permanecem tão próximas — separadas por apenas alguns milhões de quilômetros — que aparecem como um único ponto brilhante no centro da nova imagem do Hubble”, acrescentaram os pesquisadores.

“Apesar de muito próximas, as estrelas ainda estão furiosamente girando em torno uma da outra, completando uma órbita em pouco mais de um dia.”

A nova imagem da Nebulosa Colar foi feita a partir de exposições separadas tiradas nas regiões visíveis e quase infravermelhas do espectro com o instrumento Wide Field Camera 3 (WFC3) do Hubble.

Seis filtros foram usados para amostrar vários comprimentos de onda. As cores são resultado da atribuição de diferentes tons a cada imagem monocromática associada a um filtro individual. [Sci News]