IBM revela seu primeiro computador quântico comercial

Por , em 10.01.2019

Muitas novidades estão agitando a maior feira de eletrônicos do mundo, a CES 2019 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas entre os dias 8 e 11 de janeiro. TVs 8K, campainhas inteligentes, chips 5G e inúmeros outros gadgets foram apresentados na feira, mas a novidade que mais chamou atenção até agora foi o computador quântico da IBM: o Q System One.

O sistema 20 qubit combina partes clássicas e quânticas que permitem que o supercomputador faça cálculos que não são possíveis em computadores comuns. Ele pode ser usado pela indústria farmacêutica para desenvolver novos medicamentos, serviços de aplicações financeiras e na inteligência artificial.

O sistema também foi projetado para “algum dia resolver problemas que atualmente são vistos como muito complexos ou exponenciais em natureza para sistemas clássicos encararem”, diz a IBM.

Mas calma, nenhuma pessoa ou empresa poderá comprar um computador desses por enquanto. Ele vai ficar sob guarda da própria IBM, e organizações que fecharem negócio com a empresa vão poder ter acesso ao seu software quântico através da nuvem.

“O IBM Q System One é o maior passo à frente dado na comercialização de computadores quânticos. Esse novo sistema é crítico para expandir a computação quântica para além das paredes dos laboratórios conforme desenvolvemos aplicações quânticas práticas para negócios e ciência”, anunciou Arvind Krishna, presidente da Hybrid Cloud e diretor da IBM Research.

Design


O design do computador é também é muito especial. Como ele precisa funcionar a uma temperatura baixíssima, de -273,15°C, o equipamento fica em um cubo de vidro hermeticamente fechado de 2,74m de altura. Ele também precisa de um ambiente praticamente sem vibrações e radiação.

A empresa italiana que produziu este vidro tem entre seus clientes museus no mundo todo. A Mona Lisa e joias reais da Inglaterra estão protegidos por vitrines da empresa.

Centro de Computação Quântica

A IBM também prometeu abrir ainda em 2019 seu Centro de Computação Quântica para clientes comerciais em Poughkeepsie, Nova York. Neste laboratório, os clientes podem usar sistemas de computação quântica e outros computadores de alta performance através da nuvem.

Esta não é a única empresa trabalhando com computadores quânticos. O Google também esta envolvido em pesquisas nessa área para produzir computadores quânticos mais estáveis e com menos erros, e também testou processadores qubit. Já a Microsoft esta criando um computador quântico híbrido, que combina a nova tecnologia com processadores mais convencionais. A Intem também esta trabalhando para desenvolver chips para computadores quânticos. [Science Alert, Techcrunch]

Veja mais detalhes do computador quântico da IBM no vídeo abaixo:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (32 votos, média: 4,78 de 5)

Deixe seu comentário!