Porque esta nebulosa é retangular?

Por , em 28.07.2008

Como é que uma estrela esférica poderia resultar em uma nebulosa quadrada? Esta dúvida veio à tona quando se estudava uma nebulosa planetária similar à IC 4406. Evidências indicam que esta nebulosa seja possivelmente um cilindro oco que estejamos vendo de lado. Se ela fosse olhada do lado de cima possivelmente se pareceria com uma nebulosa em formato de anel.

Esta imagem abaixo é uma composição que combina imagens do Hubble Space Telescope de 2001 e 2002. Gás aquecido flui do interior para as extremidades do cilindro, enquanto filamentos de poeira escura e gás molecular tecem as paredes do cilindro.

A estrela que foi responsável por esta escultura interestelar pode ser encontrada no centro da nebulosa planetária. Em alguns milhões de anos a única coisa que permanecerá visível na IC 4406 será uma estrela anã que estará se apagando.

Baixe esta imagem nas resoluções (clique com o botão direito e selecione a opção para salvar em seu computador):

Baixe aqui outros estonteantes papéis de parede para o seu computador

Após a imagem baixar completamente clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Definir como papel de parede” ou “Definir como plano de fundo”. [Astronomy Picture of the Day, Crédito: (Vanderbilt U.) et al., Hubble Heritage Team, NASA]

Em tempo. Seu formato, como um cinto, é sinal que estava em grande rotação.

Conforme já falei aqui, as nebulosas,a meu ver, são oriundas de explosões de raios gama ao atingir um corpo celeste.Neste caso me parece que atingiu uma estrela muito velha, um planeta ou um super meteoro. Não foi propriamente uma explosão e sim um superaquecimento do corpo celeste, que jogou para o espaço, material em altíssima temperatura, sem condições de aparentar uma explosão.