Artista desenha famosas mulheres da ciência

Por , em 18.03.2015

Se você é do tipo que só usa o Tumblr para ver gifs de gatinhos fofos, está na hora de rever seus conceitos. Acontece que muitos artistas usam essa plataforma para divulgar seu trabalho, como é o caso da incrível Rachel Ignotofsky.

Ela é uma designer gráfica e ilustradora que atualmente trabalha fazendo cartões durante o dia e como freelancer à noite. Seu trabalho muitas vezes se aproxima da ciência com desenhos das camadas de terra, da parte de dentro de uma célula, de sistemas corporais, de como o amor funciona, anatomia vegetal e outras.

“A biologia e a anatomia humana sempre foram meus assuntos favoritos na escola”, conta Rachel. “Eu acho que há uma beleza verdadeira em ver a mecânica por trás de como o mundo funciona. Quero pegar essa informação e torná-la acessível e a aprendizagem divertida”.

Neste post, porém, vamos focar em sua coleção de ilustrações de grandes mulheres cientistas: Rosalind Franklin, Marie Curie, Valentina Tereshkova, Jane Goodall e Patricia Bath.

Tem que conhecer

A inspiração da artista veio da vontade de informar as pessoas a respeito do trabalho destas mulheres tão admiradas. “Eu queria criar uma série que celebrasse as mulheres e suas conquistas na ciência. Eu acho que a ilustração é uma ferramenta poderosa para transmitir informações e para inspirar o pensamento curioso”, conta. “Espero que meninos e meninas vejam essas mulheres e aspirem a ser como elas um dia”.

As profissionais ficam no centro do desenho, rodeadas por referências às suas especialidades e seus feitos. É possível comprar estas e outras ilustrações de Rachel Ignotofsky em sua loja no site Etsy.

Marie Curie

mulheres 01

Física e química. Foi pioneira da pesquisa em radioatividade. Fundou o Instituto Curie, em Paris. Ganhou dois prêmios Nobel. Descobriu dois elementos, polônio e rádio.

Valentina Tereshkova

mulheres 02

Engenheira e cosmonauta. Em 1963, foi a primeira mulher no espaço. Sua fotografia espacial identificou camadas de aerosol na atmosfera. Registrou mais tempo no espaço do que todas as missões americanas juntas até então.

Patricia Bath

mulheres 03

Oftalmologista e inventora. Criadora da Laserphaco Probe, sonda usada para tratar catarata. Foi pioneira como voluntária para levar cuidados com a saúde dos olhos para pessoas pobres.

Grace Hopper

mulheres 04

Almirante da marinha e cientista da computação. Inventou o primeiro compilador, mudando a forma como usamos computadores para sempre. Criou a primeira linguagem de computação complexa: a cobol. Foi pioneira da implementação de padrões para testar sistemas de computação.

Rosalind Franklin

mulheres 05

Química e cristalágrafa de raios-X. Realizou trabalhos importantíssimos sobre estruturas moleculares de DNA, RNA, carvão e grafite. Descobriu a dupla hélice. Foi pioneira em trabalhos com o vírus do mosaico do tabaco e da poliomelite.

Jane Goodall

mulheres 06

Primatologista, etóloga e antropologista. Mensageira de paz da ONU. A maior especialista em chimpanzés do mundo. Descobriu a linguagem e a habilidade de fazer instrumentos dos primatas. Ativista dos direitos dos animais e da conservação da vida selvagem.

Mary Anning

mulheres 07

Coletora de fósseis e paleontologista. O seu trabalho mudou como nós entendemos a vida pré-histórica. Ela descobriu o plesiosauro, o ictiossauro e o pteurossauro. Seu trabalho foi fundamental para provar que a extinção foi real. [Scientific American, Rachel Ignotofsky Design]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!