Internet terá mais dois bilhões de usuários até o fim do ano

Por , em 19.10.2010

Com a população da Terra se aproximando dos sete bilhões (estamos em 6,9), cerca de 30% terão acesso à rede mundial de computadores até o final de 2010. É o que aponta uma estimativa das Nações Unidas. Há cinco anos, éramos (dizemos “éramos” supondo que todos os leitores deste site já acessavam a internet em 2005) um bilhão de internautas, agora somos quase dois bilhões. Mas é claro que há diferenças no mundo sobre a distribuição destes dois bilhões de usuários.

Entre os países desenvolvidos, 71% da população já têm acesso à internet, contra apenas 21% nas nações em desenvolvimento. Mas há um número que serve de alento: das 226 milhões que estrearam na rede mundial esse ano, 162 milhões (70%) vêm de países em desenvolvimento (usando o termo para países realmente em desenvolvimento – grupo em que o Brasil, aliás, se encontra -, e não os chamados “subdesenvolvidos”), o que indica uma expansão da chamada “inclusão digital”.

Um mapa-múndi do acesso à Internet nos mostra o seguinte: a Europa tem 65% de sua população conectada à rede, contra 55% nas Américas, 21,6% na Ásia/Oceania e somente 9,6% na África. A explicação para esses baixos índices, no entanto, não está apenas na pobreza: muitos dos usuários de países subdesenvolvidos são crianças em idade escolar (quando a escola dispõe de um computador, obviamente), cujas famílias são pobres demais para ter um computador pessoal, em casa. Para tais nações, como explica o relatório, o celular ainda predomina amplamente a Internet como meio de comunicação da população em geral. [msnbc]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!