Jovens morrerão mais cedo por problemas cardíacos
Um novo estudo sobre a saúde cardiovascular dos adolescentes norte-americanos revela um quadro alarmante: eles estão mais propensos a morrer de doenças cardíacas do que os adultos de hoje.
O efeito dessa piora na saúde dos adolescentes já está sendo visto em jovens adultos. Pela primeira vez, houve aumento nas taxas de mortalidade cardiovascular em adultos com idades entre 35 e 44 anos, especialmente em mulheres.
Perfis alarmantes de saúde de 5.547 crianças e adolescentes, com idades entre 12 e 19 anos, revelam níveis elevados de açúcar no sangue, obesidade, dietas ruins, sedentarismo e até tabagismo. Estes jovens são uma amostra representativa de 33,1 milhões de crianças e adolescentes dos Estados Unidos entre os anos de 2003 e 2008.
O que foi mais preocupante nas conclusões deste estudo é que nenhuma das crianças e adolescentes pesquisados preencheu os critérios de saúde cardiovascular ideal. Os dados indicam que a saúde cardiovascular ideal, com a qual as pessoas nascem normalmente, está sendo perdida cada vez mais cedo, até mesmo antes da adolescência em alguns casos.
Confira algumas das conclusões do estudo:
- Dietas ruins: Todos os jovens entre 12 e 19 anos tinham dietas ruins que, surpreendentemente, eram ainda piores do que a dos adultos. As dietas incluiam níveis elevados de sódio e de bebidas adoçadas com açúcar. Frutas, legumes, fibras e proteínas magras não estavam presentes na quantidade necessária.
- Níveis elevados de açúcar no sangue: Mais de 30% dos meninos e mais de 40% das meninas tinham níveis elevados de açúcar no sangue, o que os coloca em alto risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- Sobrepeso e obesidade: 35% dos meninos e meninas estão acima do peso ideal ou obesos. Essa é uma taxa surpreendente, ainda mais sabendo que essa situação se agrava com a idade.
- Pouca atividade física: Apenas 38% das meninas tinham um nível de atividade física ideal, em comparação com 52% dos meninos.
- Colesterol alto: Os níveis de colesterol das garotas eram piores do que os dos meninos. Apenas 65% das meninas tinham o nível ideal, em comparação com 73% dos meninos.
- Tabagismo: Quase 25% dos adolescentes haviam fumado no último mês antes da pesquisa.
- Pressão arterial: A maioria dos meninos e meninas (92,9% e 93,4%, respectivamente) tinha o nível ideal de pressão arterial.
O problema não vai ser fácil de corrigir. Os jovens norte-americanos estão cada vez mais sedentários, tendo pouca atividade física em suas vidas diárias. É um fenômeno cultural, e as muitas pressões sobre a saúde estão se movendo na direção errada. Muitos países podem sofrer consequências similares, especialmente pela influência americana. [ScienceDaily]
9 comentários
Comedores de hamburguer!
Muito lanche e vídeo game…
POSSO SABER O Q ESSA MATERIA INTERESSA PRA NÓS BRASILEIROS? Fica importando culturas amricanas que vão ver onde vão parar Mac Lanche Gordinho kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
live fast and die young
por isso q eu digo q os americanos são mimados, os pais deixam eles fazerem tudo q querem: comer e ver tv, se tivessem no brasil não teriam esses problemas(outros problemas mas não esses).
Isso não é exclusivo dos EUA não, já houve um caso no Brasil (SP se não me engano) de um de jovem que caiu MORTO no pátio da escola (ataque cardíaco)…
Aqui também deixam, não só Americanos
Se não deixar o ECA pune os pais!…
Se correr o bicho pega; se ficar o bicho come…
Para os ignorantes: ECA (Estatudo da Criança e do Aborrecente)