Mapa detalhado da lua revela seu passado violento

Por , em 7.06.2011

Cientistas da NASA desenvolveram um mapa detalhado das mudanças nos contornos da lua de polo a polo, e esse conjunto completo de mapas dos declives e crateras da superfície lunar está revelando pistas sobre a história – violenta – da nossa lua.

Segundo os pesquisadores, estudar a rugosidade dessas características revela mais sobre a idade e formação do satélite.

Ao contrário da Terra, onde o vento e a água frequentemente moldam as características geológicas, a paisagem da lua é menos volátil.

Características de centenas de milhões ou até bilhões de anos atrás ainda estão visíveis. Já outros eventos são recentes, como as crateras que se formaram quando cometas e asteroides colidiram com a lua.

O mapeamento da superfície fornece pistas da idade dos locais de impacto. As bordas das crateras mais velhas mudaram mais e mais conforme rochas espaciais as bombardearam, enquanto as mais novas têm uma borda nítida mais definida.

Outros processos ocorreram de forma gradual. As partes escuras mais lisas da lua, conhecidas como maria, se formaram através do vulcanismo. Conforme essas áreas envelhecem, elas mudam suas propriedades de aspereza. Fluxos de lava mais recentes são mais suaves do que os mais velhos.

Mesmo deslizamentos de terra podem revelar a atividade lunar do passado. Lunamotos (terremotos lunares) e impactos de objetos grandes podem fazer com que materiais lunares deslizem, ou até se rompam e caiam de um penhasco. Examinar a inclinação dessa pilha de entulho pode dar pistas sobre o evento que mudou essa paisagem.

Além de dicas sobre o passado lunar, os dados topográficos detalhados podem ajudar a localizar potenciais áreas com gelo, ou seja, regiões estáveis onde a água pode congelar.[Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 3,50 de 5)

Deixe seu comentário!