Medicamento comum para dormir pode reduzir acúmulo de proteínas do Alzheimer, aponta estudo

Por , em 4.09.2023

Ainda há muito que não sabemos sobre a doença de Alzheimer, mas a ligação entre o sono inadequado e o agravamento da doença é um aspecto que os pesquisadores estão explorando com empenho.

Em um estudo recente publicado no início deste ano, cientistas descobriram que o uso de medicamentos para dormir pode reduzir o acúmulo de aglomerados tóxicos de proteínas no fluido que limpa o cérebro todas as noites.

Pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis descobriram que pessoas que tomaram suvorexant, um tratamento comum para a insônia, por duas noites em uma clínica do sono tiveram uma leve diminuição em duas proteínas, amiloide-beta e tau, que se acumulam na doença de Alzheimer.

Embora o estudo tenha sido curto e envolvendo um pequeno grupo de adultos saudáveis, ele demonstrou de maneira interessante a ligação entre o sono e os marcadores moleculares da doença de Alzheimer.

Distúrbios do sono podem ser um sinal de alerta precoce da doença de Alzheimer que antecede outros sintomas, como perda de memória e declínio cognitivo. E quando os primeiros sintomas se desenvolvem, os níveis anormais de amiloide-beta estão quase atingindo o pico, formando aglomerados chamados placas que obstruem as células cerebrais.

Os pesquisadores acreditam que promover um sono saudável poderia ser uma abordagem para prevenir a doença de Alzheimer, permitindo que o cérebro durante o sono elimine as proteínas excedentes e os resíduos do dia.

Embora os medicamentos para dormir possam ajudar nesse sentido, o neurologista Brendan Lucey, do Centro de Medicina do Sono da Universidade de Washington, que liderou a pesquisa, alerta que é prematuro para as pessoas preocupadas com o desenvolvimento do Alzheimer interpretarem isso como um motivo para começar a tomar suvorexant todas as noites.

O estudo abrangeu apenas duas noites e envolveu 38 participantes de meia-idade que não apresentavam sinais de comprometimento cognitivo e não tinham problemas de sono.

O uso prolongado de medicamentos para dormir também não é uma solução ideal para quem tem pouco sono, uma vez que é fácil se tornar dependente deles.

Os medicamentos para dormir também podem levar a fases de sono menos profundo. Isso pode ser problemático, já que pesquisas anteriores do próprio Lucey e seus colegas encontraram uma ligação entre um sono de menor qualidade e elevados níveis de emaranhados tau e proteína amiloide-beta.

No estudo mais recente, Lucey e seus colegas buscaram verificar se a melhora na qualidade do sono com o auxílio de medicamentos para dormir poderia reduzir os níveis de tau e amiloide-beta no líquido cefalorraquidiano que banha o cérebro e a medula espinhal. Pesquisas anteriores mostram que até mesmo uma única noite de sono perturbado pode aumentar os níveis de amiloide-beta.

Um grupo de voluntários com idades entre 45 e 65 anos recebeu uma das duas doses de suvorexant ou um comprimido placebo, uma hora depois que os pesquisadores coletaram uma pequena amostra do fluido cefalorraquidiano.

Os pesquisadores continuaram a coletar amostras a cada duas horas durante 36 horas enquanto os participantes dormiam, durante o dia seguinte e a noite seguinte, para medir como os níveis de proteína mudavam.

Não houve diferenças significativas no sono entre os grupos, mas as concentrações de amiloide-beta foram reduzidas em 10 a 20 por cento com uma dose de suvorexant geralmente prescrita para a insônia, em comparação com um placebo.

A dose mais alta de suvorexant também reduziu momentaneamente os níveis de tau hiperfosforilada, uma forma modificada da proteína tau associada à formação de emaranhados tau e morte celular.

No entanto, esse efeito foi observado apenas para algumas formas de tau, e os níveis de tau voltaram ao normal dentro de 24 horas após tomar o medicamento para dormir.

Lucey mantém a esperança de que estudos futuros com adultos mais velhos usando medicamentos para dormir por períodos prolongados possam mostrar efeitos duradouros nos níveis de proteína, ao mesmo tempo em que reconhece possíveis desvantagens desse tipo de medicação.

No entanto, essa hipótese se baseia em nossa compreensão atual da causa da doença de Alzheimer, que está sendo analisada com mais detalhes. A teoria predominante, de que aglomerados anormais de proteínas são os impulsionadores da patologia do Alzheimer, tem sido objeto de intensa análise recentemente, uma vez que os esforços para reduzir os níveis de amiloide não resultaram em medicamentos ou terapias úteis para prevenir ou retardar efetivamente a doença. Isso levou os pesquisadores a reavaliar como a doença de Alzheimer se desenvolve.

Em outras palavras, os medicamentos para dormir podem ajudar algumas pessoas a obter um sono tranquilo, mas usá-los como tratamento preventivo para evitar a doença de Alzheimer ainda é uma perspectiva incerta que depende de uma hipótese atualmente menos confiável sobre a patologia do Alzheimer.

No entanto, há evidências crescentes que ligam distúrbios do sono à doença de Alzheimer, uma condição que atualmente não possui tratamentos eficazes. Lucey sugere melhorar a higiene do sono e buscar tratamento para problemas de sono, como a apneia do sono, como abordagens sensatas para melhorar a saúde geral do cérebro em qualquer idade.

“Laboro com a esperança de que eventualmente desenvolveremos medicamentos que aproveitem a ligação entre o sono e o Alzheimer para prevenir o declínio cognitivo”, disse Lucey. Mas ele admite: “Ainda não chegamos lá”. [Science Alert]