Médicos podem prescrever remédios sem saber dos efeitos colaterais

Por , em 2.06.2013

É comum que laboratórios e revendedores organizem eventos para apresentar seus medicamentos a profissionais da saúde e, embora seja de se esperar que enfoquem os benefícios trazidos por seus produtos, existem casos em que possíveis efeitos colaterais sequer são mencionados.

Esse fenômeno foi analisado por um grupo de pesquisadores de diversos países, que entrevistou médicos de Vancouver e Montreal (ambos no Canadá), Sacramento (EUA) e Tolouse (França). Os 255 participantes responderam a um questionário sobre encontros (1.692 no total) que tiveram com representantes de vendas de medicamentos entre maio de 2009 e junho de 2010.

De acordo com os participantes, em 59% dos casos o representante de vendas não mencionou qualquer efeito colateral (em Montreal e Vancouver, foram 66% dos casos). Apenas em 6% das apresentações foram mencionados efeitos colaterais “graves”. Esses números tanto podem indicar uma ausência de tais efeitos no medicamento em questão, como uma tentativa de escondê-los.

Além disso, cerca de dois terços dos entrevistados afirmaram que as apresentações feitas por representantes de vendas aumentam as chances de prescreverem os medicamentos.

Que regras e normas norteiam essas apresentações? Na França e nos Estados Unidos, autoridades governamentais as supervisionam; no Canadá, isso é feito por representantes de laboratórios farmacêuticos de pesquisa. A julgar pelos resultados do estudo (publicados no periódico Journal of General Internal Medicine), pode ser necessário rever as regras ou reforçar essa supervisão.[Medical Xpress, Journal of General Internal Medicine]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Júlio Costa:

    Verdade isso já aconteceu comigo vezes, ai eu sempre leio a bula, quando não bate do que eu espero descarto e o médico que me receitou também.Ele, nunca mais eu vou me consultar,já era.

    • Felicia Alves Leitao de Melo:

      TTive arritmia cardiaca.o medico passou ancoron 100mg.tomi mais de dois anos e sei la num exame de rotina o tsh alterado minha neta disse vo suaai voltar a crescer e osproblemas?
      tireoide esta grande ai fui ao endocrinologista, que apos novos exames confirmou .usei o medicamento t4 25mg por bom tempo e sumiu o problema da glandula .o problema foi a amiodarona principio ativo do ancoron entao fui vitima deste medicamento. a amiodarona provoca disturbos natireoide no figado e mis outras coisas.tomei pavor a remedios so tomo porque sou idosa e preciso mas se eu pudesse não tomaria mis remedio senão naturais fe folhas de mato.mas gostaia de um esclrecimento.será que a tireoide v

Deixe seu comentário!