Achadas causas genéticas do Alzheimer precoce

O mal de Alzheimer, problema mental de degeneração, caracterizado por perda de memória e outras habilidades mentais, começou a ser tratado com mais cuidado há quinze anos. É quando foi descoberto o gene cuja mutação pode levar à doença. Embora o Alzheimer seja em geral associado a idosos, pessoas jovens, na faixa dos 30 anos, também podem padecer desse mal.
A responsável por Alzheimer precoce é uma certa proteína, que se acumula de maneira indesejável no cérebro. O citado gene, chamado de presenilin-1, tem a função de fazer a “limpeza” dessa proteína no cérebro, e a mutação que sofre o impede de fazê-lo. Quando essa “proteína lixo” se acumula no Sistema Nervoso Central, aumentam as chances de haver Alzheimer.
O desafio agora é achar meios alternativos para “limpar o cérebro”, já que, pelo menos por enquanto, somos obrigados a agüentar os genes com os quais nascemos, mesmo que esses tenham sofrido mutação. Seria o caminho para a medicina tratar ou prevenir o Alzheimer de maneira mais eficaz. [Web MD]
8 comentários
A minha mãe tinha alzheimer e parkinson as duas doenças , é doloroso , será que eu também poderei ter essa doença ? Disseram-me que é genético o que posso fazer ?
Senhores leitores
Estudos feitos há anos por um hematologista, professor de universidade americana, levou-lhe a um instituto na Inglaterra onde guardam os cérebros de pessoas com Alzheimer.Ao estudar aqueles cérebros (e, se não me engano, também o sangue daqueles que sofriam da doensa em referência, verificou que TODOS eles tinham grande quantidade de uma substância chamada “homocisteína”.
Adentrou, aprofundando seus estudos e examinou outras pessoas idosas que não sofriam de Alzheimer.
Ao contrário dos pacientes de Alzheimer, encontrou nessas pessoas grande quantidade de Ácido Fólico – que é obtido xcom a ingestão de alimentos que o contém, como todos os vegetais e folhas verde escuros, bem como morangos e outras várias frutas.
Senhores leitores, a história desse médico é longa e sofrida, pois foi perseguido por laboratórios de renome mundial, demitido da universidade onde ensinava e passou a viver com dificuldadese desacreditado emm seu meio.
Qual a razão de tudo isso?
A resposta é simples. O médico pesquisador chegou à conclusão de que a pura e simples ingestão de alimentos que contivessem o mencionado ácido, poderia evitar o Alzheimer -o que resultaria em grandes perdas para os laboratórios, vez que os remédios são caríssimos.
Após alguns anos e muitas agruras, finalmente seus estudos foram reconhecidos pela comunidade médica americana, e ele recebeu de volta seu cargo na universidade.
Para os interessados em saber mais detalhadamente sobre assunto que afeta muitíssimaa pessoas, procurem no GOOGLE o livro: “O Fator Homocisteína”.
Gostaria de mais poder ajudar-lhes, mas, como li há anos esse livro, não me recordo do nome do autor. Se não estou enganada, foi editado no Brasil pela Editora Vozes.
Meu avô materno teve Alzheimer.Realmente essa doença é causadora de um dano extremamente doloroso pra toda a familia .
Espero que encontre logo a cura dessa doença degenerativa.
OLA encontrar a cura para o mal de alzheirmer seria maravilhoso tantas familias sofrem com isso quem tem a doença nao sofre e sim quem cuida da pessoa
O que que eu ia fazer mesmo, depois de ler esse post???
aff……..
E tem algum alimento, alguma coisa que estimule esse presenilin-1 ?
o alzheimer é uma de minhas ‘paixões’, sou fascinado por suas causas e consequencias…
Interessante 🙂