Residente é fotografada tirando uma soneca no hospital, e médicos começam a postar fotos de suas próprias sonecas

Por , em 21.05.2015

Um blog mexicano chamado Noti-blog postou várias imagens de uma médica residente dormindo atrás de uma mesa de um hospital em Monterrey, no México, criticando-a por não fazer o seu trabalho.

medicos soneca (1) medicos soneca (2)

O blogueiro afirmou que as fotos foram tiradas às 3 da manhã, e atacou a jovem dizendo que havia “dezenas de pacientes necessitando de cuidados”.

medicos soneca (3)

A reação a tal postagem, no entanto, provavelmente não foi a esperada. Ao invés de uma enxurrada de comentários concordando com sua posição, o que o blog viu foi médicos de todo o mundo saltando em defesa da residente, e postando fotos de si mesmos apanhados desprevenidos durante seus turnos mais esgotantes.

medicos soneca (4)

As imagens foram compartilhadas com a hashtag que se tornou viral #YoTambienMeDormi (“Eu também caí no sono”, em espanhol).

medicos soneca (5) medicos soneca (6) medicos soneca (7) medicos soneca (8)

No Brasil, a lei prevê que os profissionais de saúde trabalhem no máximo 60 horas por semana. O objetivo desse teto é preservar a qualidade do serviço público prestado e garantir a saúde física e mental dos servidores. Apesar disso, ainda existem médicos que trabalham mais.

medicos soneca (9) medicos soneca (10) medicos soneca (11) medicos soneca (12)

Uma tendência parecida é vista nos EUA. Na década de 1980, um caso de grande repercussão envolvendo a morte de uma garota chamada Libby Zion em um hospital composto por médicos exaustos levou à elaboração da Lei Libby Zion, que limita as horas de trabalho semanais dos profissionais a 80.

medicos soneca (13) medicos soneca (14) medicos soneca (15) medicos soneca (16)

Isso claramente demostra o quão sobrecarregados alguns dos nossos médicos são, no mundo todo. Não há dúvida de que eles precisam ser responsáveis no seu trabalho, mas eles não são máquinas; são seres humanos que também precisam de descanso e merecem nossa compaixão. [BoredPanda, G1]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!