Menores letras do mundo são escritas por caneta atômica

Pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, estão escrevendo coisas muito pequenas com a sua recente invenção: uma ‘caneta atômica’ que pode escrever átomo por átomo.
A ‘carta’ resultante de 2 x 2 nanômetros (aproximadamente 40 mil vezes menor do que a espessura de um fio de cabelo) contém a apenas palavra “Si” de silício ou simplesmente um “sim” em espanhol. Parece o slogan de uma campanha pró-nanotecnologia.
De acordo com Masayuki Abe, um dos cientistas do projeto, eles alcançara o limite para a escrita: “Não é possível escrever menor do que isso”, ele disse.
A caneta atômica foi criada ao usar a ponta de um microscópio de força atômica, que interage com a superfície de semicondutores quando está próximo ao trocar átomos de silício. De acordo com os cientistas este é um novo passo em direção à miniaturização de chips, que finalmente nos levarão a computadores incrivelmente pequenos.
Os resultados foram publicados na edição de outubro da revista científica Science. [Pink Tentacle via Gizmodo]
3 comentários
hahah, interessante… mas existem tantas coisas q são um mistério e o pessoal fica se preocupando em criar as menores letras…
Isso seria muito útil nos exames escolares com um dispositivo de leitura especial e pequeno ! rsrsrsrsrsrs
Muito boa , assim poderemos colocar micro plaquinas nas
beiradas , e assim não teremos mais o ploblema de saber onde esta
colocando e no de que,
” assim acaba a expresão de bebo nun tem dono ”
VOU MANDA JA ETIQUETAR O MEU .
ASSIM QUE ENTRA JA SABE QUE E O MEU …