Mergulhadores encontram o mais velho champanhe potável do mundo

Por , em 20.07.2010

Mergulhadores encontraram, em uma expedição no mar báltico, 30 garrafas de champanhe que, segundo estimativas, foram fabricadas antes da Revolução Francesa. Por estar em um navio naufragado em águas geladas, a bebida foi perfeitamente preservada.

Os mergulhadores até abriram uma garrafa – acredita-se que a marca seja Veuve Clicquot e que o ano da sua fabricação seja entre 1782 e 1788 – e, após beberem o líquido, disseram que o champanhe estava em perfeitas condições (40 anos mais velho do que o atual “campeão”, o Perrier Jouet de 1825).

Uma das garrafas foi enviada à França para análises mais aprofundadas. Se sua datação estimada for confirmada, o precioso líquido dessas garrafas será considerado o champanhe potável mais velho do mundo.

Segundo Christian Ekstrom, um dos mergulhadores, o gosto do champanhe era fantástico. Para ele era uma mistura de carvalho, cheiro de tabaco e havia pequenas bolhas no líquido. A bebida ficou tão bem preservada porque o fundo do Mar Báltico é muito frio e escuro –condições perfeitas para a armazenagem do champanhe.

Enólogos estimam que uma garrafa dessa bebida chegaria a custar cerca de 140 mil reais em um leilão. Mesmo se você tivesse todo esse dinheiro, arriscaria dar um gole na relíquia? [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

7 comentários

  • champoski:

    se eu tivesse 140 mil dólares eu tomava por que eu não ia gasta todo esse dinheiro pra deixa guardado

    • Murilo Mazzolo:

      Se eu tivesse 140 mil DÓLARES nunca que desperdiçaria com uma garrafa de Champanhe… kkk

  • Jorge:

    prefiro beber minha urina…

  • Calasans:

    Sabor único, pagaria sim.

  • Rosângela:

    Why not? Eu arriscaria sim, se eu tivesse (é claro) muito mais, mais, mais e mais que o valor estimado da garrafa e uma vez que os mergulhadores experimentaram e acharam o gosto fantástico e estão vivos para contar, então….Cheers!

  • Kathy:

    Não gastava dinheiro para isso.

  • Gray:

    Se o dinheiro não me fizesse falta, por que não?

    Eu mudei minha opinião sobre a excentricidade dos ricos… Se o cara tem dinheiro, tem mais é que gastar mesmo

Deixe seu comentário!